Curso Apostilado de Homilética Cristã
MATERIAL IMPRESSO APOSTILA ENCARDENADA COM CAPA DURA E DVD DE AULAS EM VIDEO
MATERIAL IMPRESSO :
1º MATÉRIA DE HOMILÉTICA CRISTÃ
2º MATÉRIA DE EXEGESE BÍBLICA
3º MATÉRIA HERMENEUTICA BIBLICA
Finalidade do curso
Formar obreiros cristãos no conhecimento da homilética, que é a arte de pregar. Ensinando a ética, regras, métodos e conselhos para o pregador estar mais preparado para pregar a palavra de Deus, sem nunca deixar de lado a divina inspiração do Espírito Santo.


EMENTA: Apresentar a relevância da Homilética Cristã e sua aplicabilidade nas áreas afins: elaboração de sermão, ferramentas para prédica, compreensão de seu público alvo, postura estética e ética, transferência de experiência, etc.
O que é Homilética? HOMILÉTICA [a arte de preparar e pregar sermões] O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar. O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar". A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.
OBJETIVO:
- Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:
- Conhecer a origem, conceito e importância da Homilética cristã;
- Estar apto para elaborar um bom sermão;
- Estar mais bem preparado para uma prédica;
- Ter habilidade de identificar seu público alvo;
Constituem os objetivos específicos do curso:
1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.
2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência presente na religião.
3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana
4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.
5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.
6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.
8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.
9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).
10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.
A Quem se Destina:
Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.
Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.
OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.
CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.
AMPARO LEGAL :
Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .
INDICE DAS MATERIAS :
MATÉRIA HOMILÉTICA CRISTÃ
HOMILÉTICA FUNDAMENTAL
1.1. ABREVIATURAS
1.2. ORIGEM, SIGNIFICADO E TAREFA DA HOMILÉTICA
1.3. A RELAÇÃO ENTRE A HOMILÉTICA E AS OUTRAS DISCIPLINAS
1.4. O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA
1.5. OS PROBLEMAS DA HOMILÉTICA
1.6. AS CARACTERÍSTICAS DA HOMILÉTICA
1.7. O CONTEÚDO DA HOMILÉTICA
1.8. A IMPORTÂNCIA DA HOMILÉTICA
1.9. A NATUREZA DA HOMILÉTICA
1.10. O ALVO DA HOMILÉTICA
2 - A HOMILÉTICA MATERIAL
2.1. BÍBLIA – MATERIAL BÁSICO DO SERMÃO
2.2. A EXEGESE DO TEXTO DO SERMÃO
2.3. INSTRUÇÕES PRÁTICAS PARA A EXEGESE
2.4. A EXEGESE LINGÜÍSTICO-GRAMATICAL
2.5. A EXEGESE HISTÓRICO-CULTURAL .
2.6. A EXEGESE TEOLÓGICO-PNEUMATOLÓGICA
2.7. A EXEGESE AUXILIAR
2.8. FORMAS ESPECÍFICAS DE EXEGESE
2.9. A EXEGESE DO ANTIGO TESTAMENTO
2.10. A EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO
2.11. OBJETIVOS DAS PARÁBOLAS
2.12. OUTRAS FIGURAS DE LINGUAGEM
2.13. A EXEGESE DE PASSAGENS DIFÍCEIS
3 - A MEDITAÇÃO SOBRE O TEXTO DO SERMÃO
3.1. A APLICAÇÃO DO TEXTO DO SERMÃO
4 - A HOMILÉTICA FORMAL
4.1. A ESTRUTURA DO SERMÃO
4.2. AS TRÊS FORMAS PRINCIPAIS DO SERMÃO
4.3. A APRESENTAÇÃO DO SERMÃO
4.4. A MEMORIZAÇÃO DO SERMÃO
4.5. A APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO SERMÃO
4.6. A AVALIAÇÃO DO SERMÃO
4.7. CÍRCULO HOMILÉTICO
5 - FORMAS ALTERNATIVAS DE PREGAÇÃO
5.1. O ESTUDO BÍBLICO
5.2. CULTOS EVANGELÍSTICOS
5.3. CULTOS SOLENES
MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA
INTRODUÇÃO
CINCO REGRAS CONCISAS
CAPÍTULO I A ESCRITURA
CAPÍTULO II O LADO ESPIRITUAL DA ESCRITURA SAGRADA
CAPÍTULO III OS LIVROS APÓCRIFOS E O CÂNON BÍBLICO CHAMADO DE PROTESTANTE
CAPÍTULO IV O PERSONAGEM CENTRAL DO LIVRO: JESUS CRISTO-VERDADE OU MITO?
CAPÍTULO V O CONHECIMENTO DE JESUS CRISTO ESTUDOS DE INTERPRETAÇÃO DO TEMA
CAPÍTULO VI LINHAS TEOLÓGICAS ORIGINADAS DA BÍBLIA.
A INFALIBILIDADE DA ESCRITURA
A AUTORIDADE DA ESCRITURA
OS LIVROS APÓCRIFOS E O CÂNON BÍBLICO PROTESTANTE
LIVROS APÓCRIFOS \ LIVROS DEUTEROCANÔNICOS
MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA
Introdução
I - Hermenêutica – Generalidades
II - História da Interpretação Bíblica
III - Princípios de Interpretação Bíblica
IV - Partes Básicas da Hermenêutica Bíblica
4.1 – Noemática
4.2 - Heurística
4.3 – Proforística
V - Desafios da Hermenêutica Para os Nossos Dias
DVD DE AULAS EM VIDEO
CURSO DE HOMILÉTICA CRISTÃ
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