Curso de Tutoria e as Novas Tecnologias Educacionais

 
 
 
 
 
 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99

 


Modalidades:

 

EAD,  On-line Via PDF; Não regulamentado pelo MEC


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

 

Detalhes do Curso

 

USO DA TECNOLOGIA NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS



As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm ganhado seu espaço na sociedade, desenvolvendo formas diferentes de armazenar, recuperar e, principalmente, disseminar o conhecimento. Atualmente, o acesso ao conhecimento e à informação acontece mais rapidamente e as novas gerações têm mais acesso que as anteriores, pois as crianças e os jovens convivem em um cenário onde os recursos tecnológicos apresentam um repertório de referências relativas às atividades de lazer, de estudos, de contato, dentre outras funções. O autor Moran, (2000, p.11) nos diz que, “todos estamos experimentando que a sociedade está mudando nas suas formas de organizar-se, de produzir bens, de comercializa-los, de divertir-se, de ensinar e de aprender”.

Com o crescimento das TIC’s no meio social, a internet também ganha espaço na sociedade, modificando consideravelmente na área cultural, familiar e científica. Dessa forma, em todas as áreas da vida humana existe uma notável e rápida modificação nos modos de ser e agir do indivíduo. O uso da internet se dá por uma exigência da cibercultura, que produz transformações na vivência dos indivíduos, em seu cotidiano, nas práticas sociais e na forma de produção e consumo de informações, que com a popularização da internet aconteceu de forma mais rápida e dinâmica através do ciberespaço.Com a internet e as redes de comunicação, surgem novos espaços importantes para o processo ensino-aprendizagem, que modificam e ampliam as atitudes convencionais na sala de aula. É nesse sentido que o surgimento da internet influência no meio educacional, pois, acredita que as TICs trariam soluções rápidas para a educação.


Capacitar profissionais da área de educação para atuarem igualmente na tutoria online, abordando os conceitos, características e ideias da educação virtual á distância, a importância de tutores online para melhor aproveitamente do curso e desenvolvimento dos alunos, técnicas de tutoria online e outros conteúdos relevantes tanto para quem já atua quanto para quem deseja atuar no ramo.A Educação a Distância é algo que causou uma revolução o cenário do ensino ao redor do mundo todo. Agora qualquer um pode ter acesso a educação de qualidade e estudar no conforto de sua casa, quando quiser, bastando ter acesso á internet. As vantagens disso são muitas, inclusive a questão econômica (já que a maioria dos cursos são gratuitos).

 

A EDUCAÇÃO TECNOLOGICA E O ENSINO NA PÓS MODERNIDADE

 

Aprender para ensinar

 

Ao se trabalhar, adequadamente, com essas tecnologias, constata-se  que  a aprendizagem pode  se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do  seu imaginário, dno intuitivo, do sensorial em interação, a partir de  desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos (Kenski,1996:146). 

Trabalhar com as NTCIs de forma interativa nas aulas de cursos escolares requer: a intencionalidade de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem. Faz-se,  necessário o desenvolvimento contínuo de interações cumulativas desses alunos com dados e informações sobre o mundo e a história de sua natureza, de sua cultura, posicionando-se e expressando-se, de modo significativo, com os elementos observados, elaborados que serão melhor conhecidos, melhor sabidos.

O lay-out das salas de aula deverão mudar, como já mudaram em algumas instituições de ensino e   estão mudando em muitas regiões do mundo. Esta é a parte visível da introdução de novas tecnologias na educação. Mas hoje, como no final do século XIX quando se introduziu o quadro negro na sala de aula, ou na década  de 20 do século XX, quando se tentou introduzir o cinema na Educação, inicia-se com a criação de uma certa infra-estrutura tecnológica e um programa de utilização sem que os professores sejam treinados operacionalmente, capacitados metodologicamente e filosoficamente para a utilização dessas novas tecnologias na sua prática pedagógica.  

O papel do professor tem que mudar também, e os cursos de Pedagogia precisam preparar os professores  para  não perderem o controle da tecnologia que são solicitados ou se dispõem a usar em suas salas de aulas. Os professores precisam aprender a manipular as tecnologias e ajudar os alunos a, eles também, aprenderem como manipulá-las e não se permitirem serem manipulados por elas. Mas para tanto, precisams  usá-las para poderem ensinar, saber de sua existência, aproximar-se das mesmas, familiarizar-se com elas, apropriar-se de suas potencialidades, controlar sua eficiência e seu uso e criar novos saberes e novos usos, para poderem estar, de fato, no controles das tecnologias e poderem orientar seus alunos a “lerem” e “escreverem” com elas. 

As TCIs tem estado à disposição do ser humano desde que os homens escreveram nas cavernas, pela primeira vez, usando carvão e substâncias para tingir em rituais para caça ou religiosos. Ao longo da história do homem, o armazenamento e a comunicação da informação para se resolver determinadas situações foram se aperfeiçoando, mas continuam encontrando resistência por parte de professores na sua apropriação e na sua utilização. Os  professores devem tirar o que há de melhor das NTCIs. Devem ter consciência, ao utilizá-las, que elas não são neutras, e  que  se deve  questionar o que representam, revertendo o seu uso em proveito da sua prática pedagógica tanto quanto em proveito da aprendizagem de seus alunos.

 

 

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de educação que vem galgando destaque e conquistando uma posição importante no cenário educacional da sociedade contemporânea. Ao mesmo tempo, os recursos, tanto humanos, quanto tecnológicos, permeados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação , são capazes de facilitar a aprendizagem e precisam acompanhar esta transformação.
 

Um exemplo de recurso humano que deve ser repensado e trabalhado na EAD é a Tutoria, cujo papel consiste, dentre muitos, em amparar o aluno em sua caminhada em busca do conhecimento e garantir sua presença no ambiente on-line. O sucesso da EAD é medido, de certa forma, pelas taxas de evasão apresentadas nos cursos. Várias são as razões que levam um aluno a abandonar um curso, porém, quando tais razões podem ser superadas, o professor-tutor torna-se um elemento-chave e tem uma parcela considerável nesse processo.

 

O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

 

O trabalho do pedagogo nos espaços educativos, e sem dúvida de extrema importância, a função do pedagogo se faz necessária por propulsionar a interligação entre outros profissionais na escola.Antes de tudo vou relembrar o conceito de Pedagogia e quem é o pedagogo. Pedagogia e a ciência que como objeto de estudo a educação, o processo ensino e aprendizagem. O pedagogo é o profissional especialista em educação, sua função é produzir e difundir conhecimento no campo educacional.

 

Os três aspectos da educação.

 

A educação formal caracteriza-se por ser altamente estruturada. Desenvolve-se no seio de instituições próprias, escolas e universidade, onde o aluno deve seguir um programa pré-determinado, semelhantes ao dos outros alunos que frequentam a mesma instituição.A educação não formal processa-se fora da esfera escolar e são veiculados pelos museus, meios de comunicação e outras instituições que organizam eventos de diversa ordem, tais como cursos livres, feiras e encontros, com o propósito do ensinar ciência a um publicam heterogêneo. A aprendizagem não formal desenvolve-se, assim, de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável. Finalmente, a educação informal ocorre de forma espontânea na vida do dia-a-dia através de conversas e vivencias com familiares, amigos, colegas.

 

Tutor EAD e o seu papel na educação a distância

 

A educação a distância vem se desenvolvendo a passos largos nos últimos anos. Uma das grandes discussões, nesse sentido, diz respeito ao papel do tutor EAD como sendo uma figura determinante no processo de consolidação de um modelo ideal de educação.Com o avanço tecnológico, no entanto, vemos na Internet a oportunidade de alunos dos mais variados níveis de instrução tendo acesso a todo e qualquer tipo de conhecimento sem demandar a presença de um professor para tal.

Muitos se perguntam, então, se a presença do Professor Tutor EAD, ou tutor a distância, realmente se mostra necessária tendo em vista as facilidades de aprendizagem que temos nos dias de hoje. E uma coisa eu digo sobre esse assunto: a educação a distância no Brasil está crescendo de forma acelerada justamente porque existe a figura central de um educador por trás de todo o processo: Professor Tutor EAD.

O papel do Professor Tutor  EAD em cursos online (sendo estes dos mais variados tipos e formatos) deve ser como o de um regente em uma orquestra, onde ele irá observar e organizar todo o fluxo de conhecimento, além de tirar as dúvidas dos alunos. Não podemos nunca descartar a parte pedagógica educacional.Imagine, por exemplo, um aluno que esteja em dúvidas sobre determinado exercício e busque por uma solução em um site na Internet. O tutor a distância, neste caso, tem como função criticar a fonte do aluno, seja de forma positiva ou negativa, e apontar e corrigir os possíveis erros que possam haver, além de instruir o aluno ao aprendizado da melhor maneira possível, caso seja necessário.

Capacitar e qualificar o futuro Professor Tutor para a implantação e o desenvolvimento de atividades de tutoria em cursos de educação à distância, através de uma metodologia voltada para a qualidade do processo de aprendizagem baseada sobre os princípios, a natureza e os saberes necessários para atuação em Cursos ofertados na modalidade à distância; conhecer fatores importantes para o sucesso desses Cursos; planejar um Curso na modalidade à distância; conhecer um ambiente virtual de aprendizagem.foi feito para capacitar os tutores que atuam nestes cursos á distância como educadores e assistentes para os alunos, dando-lhes ajuda sobre os conteúdos aprendidos e oferecendo suporte para quaisquer eventuais dúvidas.A Educação a Distância e Cursos Online modificaram o cenário da educação no Brasil inteiro, provendo ensino de qualidade de modo mais acessível. Porém é indicutível também a importância de tutores online para o bom entendimento e aproveitamente do curso por parte dos alunos. O Curso de Tutoria Online visa capacitar profissionais da área da educação para atuarem no ensino digital, abordando os conceitos da educação a distância.

 

Capacitação

 

Com a chegada de novas soluções tecnológicas para complementar os conteúdos explanados em aula, também é essencial que seja realizada a capacitação dos educadores para o seu uso. Por isso, Josemary acredita que ainda existe um despreparo dos professores para a incorporação de novas soluções de  “Nos últimos anos, tivemos uma grande ampliação de atividades para o preparo do professor na utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula. Mas o docente precisa incorporar as potencialidades das novas tecnologias à sua prática pedagógica, utilizando-as na rotina diária. Estudos nos dizem que, de forma geral, a formação inicial não prepara o docente para essa nova tendência, o que faz com que os educadores ainda tenham muito receio e preconceitos com a tecnologia”.

 

EDUCAÇÃO e TECNOLOGIAS

 

Com a Revolução Industrial. No século XVIII, deu-se o inicio ao expansionismo tecnológico com progresso na engenharia e eletrônica que proporcionaram grandes descoberta, como o primeiro computador construído, em 1936, por konraz Zuse, engenheiro alemão.No século XX, surgiu a internet, como característica principal o fato de viabilizar a conexão do mundo através da informação. Nos anos 90, de acordo com CANO (1998), a uma verdadeira revolução na informática, com destaque especial para a utilização dos recursos multimídias, a informática, com a internet e a educação a distância.  A internet mostra-se atual na educação desde seu surgimento e em todos os níveis e modalidades de ensino. Seu propósito na educação é inúmero; como dispositivo de comunicação para a promoção de projetos, para transmitir conteúdos, com ajuda de pesquisas e ao crescimento profissional dos educadores.

 

A educação a distância, como eu disse, através do avanço tecnológico, mudou a forma como os alunos consomem conteúdos e se comportam diante do processo de aprendizagem online. Logo, para se adequar a essa modalidade de ensino, faz se necessário que tanto o aluno quanto o tutor EAD se adeque a esta nova realidade.No caso do tutor EAD, é necessário que o mesmo desenvolva algumas habilidades com o intuito de se tornar apto a utilizar as novas tecnologias que uma tutoria EAD demanda e, além disso, elaborar diferentes estilos instrucionais, ou seja, que transmitem conhecimento, com o intuito de aumentar o interesse, motivação e engajamento dos alunos.

 

Falarei mais a frente a respeito do por quê ser importante o preparo para atuar em uma tutoria EAD.Neste contexto, o tutor EAD tem um papel de extrema importância e relevância em uma tutoria a distância. Um tutor a distância precisa estar sempre interessado em promover capacidades e habilidades diversas dos seus alunos, indicando os melhores caminhos a serem seguidos, de acordo com o que foi previamente estipulado, e estar atento às suas ideias e concepções.

 

Em aspectos pedagógicos, o papel do Professor Tutor EAD também é de suma importância. Ele deverá promover aos seus alunos um ambiente social de aprendizado estimulante, se valendo de todos os recursos didáticos a ele disponíveis para realizar o processo de tutoria EAD da forma mais completa e eficiente possível.É interessante dizer que o tutor a distância também atua diretamente fazendo a mediação de atividades agendadas de determinado curso, acompanhamento práticos e diretos dos alunos, além de realizar avaliações constantes da participação e aproveitamento do seu público e de sua prática como um todo.

 

Logo, como eu disse, o papel do tutor EAD está diretamente ligado a sua função pedagógica no sentido de possuir uma tutoria EAD completa, eficiente e dinâmica para os alunos. Veja a seguir o papel do tutor EAD para os seus alunos, bem como a sua importância.

 

Formação de Pedagogos e Tutores

 

Visa desenvolver nos participantes qualidades associadas à função de tutoria voltada para EAD, como: familiaridade com as TICs, habilidades de motivação, acompanhamento e atendimento ao aluno, bem como praticar a mediação ao longo do curso.

 

Fundamentação Teórica

 

* A metodologia deste Curso de Professor Tutor  será a educação a distância (EAD), disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE. Nesta modalidade de ensino/aprendizagem, o aluno conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade;


* O acompanhamento pedagógico será implementado por tutores especialistas  e serão utilizadas estratégias síncronas e assíncronas, com os seguintes recursos metodológicos disponíveis: fóruns, questionários, sala de cafezinho, chat, e-mail, grupo de discussão etc.


* Outras estratégias poderão ser utilizadas como: pesquisas exploratórias, estudos lúdicos interativos, fichamento de textos, análise de vídeos etc.

 

OBJETIVOS : 


Dominar o funcionamento do ambiente educativo na prática da tutoria em disciplinas ou cursos a distância;

Refletir sobre os limites e possibilidades da tutoria e suas formas de mediação pedagógica;

Discutir sobre a influência do tutor no processo de aprendizagem do aluno de EAD;

Formular estratégias para o redimensionamento de problemas inerentes à tutoria;

Discutir sobre modelos de gestão e aprendizagem com o uso das TICs, especialmente na tutoria.

Conhecimento para a escolha das mídias e recursos mais apropriados ao público–alvo e aos objetivos do curso a ser desenvolvido na modalidade a distância.

 

a. Geral


Este curso tem como objetivo principal elencar os atributos necessários ao desempenho de tutoria ativa em EAD na Plataforma Moodle.

b. Específicos


– Conhecer o histórico da EAD e suas características;
– Analisar os módulos de apresentação, domínio,  convivência e controle; ferramentas, fóruns e atividades avaliativas; e interações síncronas e assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE;
– Identificar as características, competência e papel da tutoria; e
– Conhecer os fatores relevantes ao desempenho da tutoria ativa que impactam no êxito de cursos EAD.

 

PÚBLICO ALVO

 


Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos que tenham envolvimento/atuação em projetos de EAD.

 

 

METODOLOGIA :

 

O curso será desenvolvido na modalidade a distância e com a utilização de recursos tecnológicos que viabilizem a participação, a integração e, fundamentalmente, a capacitação dos participantes, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) , com a mediação de tutores. Terá atividades síncronas e assíncronas, utilizando os recursos e interfaces de comunicação do AVA. O material didático vai constar de: guia didático para leitura, aulas narradas, vídeos e apostila.

Espera-se que o cursista dedique pelo menos 10 horas semanais para o acompanhamento do curso e desenvolvimento das atividades propostas. O conteúdo, atividades e leituras complementares serão disponibilizados semanalmente no , onde ficarão 24 horas por dia, no período do curso, permitindo a maior flexibilidade de horário para o estudo.

 

CERTIFICAÇÃO :


 

 

Será concedido certificado de conclusão do curso ao aluno que:

 

– Obtiver desempenho igual ou superior a 70% no cômputo das avaliações;

– Cumprir todas as etapas do conteúdo programático no prazo definido para a realização do curso;

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.



 

 

AMPARO LEGAL :

 

O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .


 

OBS: O CURSO DE E AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS  EAD  E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

 

 

 
 
 

MATERIAL EM PDF , SLIDES 

 

AULAS EM VIDEO PEDAGOGO TUTOR EAD

 

PLATAFORMA AVA EAD MOODLE

 

- Definindo professor do curso
- Fazendo login com professor
- Chat entre Professor e aluno
- Criando enquetes para alunos
- Gráfico das enquetes
- Criando Questionários
- Inserindo as questões
- Questões de multipla escolha
- Categorias para questões
- Importando e exportando questões
- Criando um fórum
- Instalando plugin game
- Trabalhando com glossários
- Exibindo cursos em abas
- Laboratório de avaliações
- Configurando etapas para trabalhos
- Envio de arquivos para professor
- Avaliando trabalho enviado
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- Criando uma wiki
- Compartilhando arquivos
- Pasta com arquivos
- Trabalhando com iframes
- Incorporando vídeo do youtube

 

 

 

TAXA ÚNICA

O ALUNO PAGARA O CURSO TODO E RECEBERA TODO O MATERIAL DE UMA VEZ

 
 
 
 

CURSO DE TUTORIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

MATERIAS : 70

CARGA HORARIA : 4000 HS

VALOR : 700,00

 

 

 

Conteúdo Programático:

 

MATERIA  :

 

 

 

1º MATERIA A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

2º MATÉRIA AMBIENTE VIRTUAL DE APREENDIZAGEM MOODLE

3º MATÉRIA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM  EAD

4º MATÉRIA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO

5º MATÉRIA CONCEITOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

6º MATÉRIA CONCEPÇÕES E MÉTODOS EM EAD

7º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS

8º MATÉRIA DIDÁTICA DO DOCENTE

9º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

10º MATÉRIA DIDÁTICA PEDAGÓGICA DOS CURSOS  A DISTANCIA

11º MATÉRIA EDUCAÇÃO A DISTANCIA E ELEANING NO ENSINO SUPERIOR

12º MATÉRIA EDUCAÇÃO A DISTANCIA E TUTORIA

13º MATÉRIA EDUCAÇÃO A DISTANCIA

14º MATÉRIA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

15º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

16º MATÉRIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

17º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCACAO A DISTANCIA EAD

18º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

19º MATÉRIA FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA

20º MATERIA FUNDAMENTOS EM EAD

21º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

22º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

23º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

24º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA

25º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

26º MATÉRIA INTEGRAÇÃO E GESTÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA

27º MATÉRIA INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTANCIA EAD

28º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

29º MATÉRIA MATERIAL DIDATICO PARA EAD

30º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

31º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

32º MATÉRIA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EAD

33º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

34º MATÉRIA MOODLE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

35º MATÉRIA MOODLE SISTEMAS DE CURSOS EAD

36º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

37º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

38º MATÉRIA NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

39º MATÉRIA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

40º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

41º MATÉRIA PEDAGOGIA DE PROJETOS

42º MATÉRIA PEDAGOGIA

43º MATÉRIA PLANEJAMENTO DE CARREIRA

44º MATÉRIA PLATAFORMA MOODLE EAD

45º MATÉRIA POLITICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

46º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

47º MATÉRIA PRATICAS DE EAD

48º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUPERVISÃO ESCOLAR

49º MATÉRIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM TIC

50º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

51º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

52º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

53º MATÉRIA TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL

54º MATÉRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

55º MATÉRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TICS

56º MATÉRIA TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

57º MATÉRIA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

58º MATÉRIA TECNOLOGIAS EM EAD

59º MATÉRIA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

60º MATÉRIA TECNOLOGIAS NA ESCOLA

61º MATÉRIA TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM

62º MATÉRIA TENDÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

63º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

64º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

65º MATERIA TEORIA DO CONHECIMENTO

66º MATÉRIA TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

67º MATÉRIA TEORIAS E PRATICAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

68º MATÉRIA TIC DA EDUCAÇÃO

69º MATÉRIA TUTOR EAD

70º MATÉRIA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA

 

 

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