Curso de Sociologia Cristã

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Modalidades:

EAD,  On-line Via PDF; Não regulamentado pelo MEC

 

 

 

 

Apresentação

 

CURSO DE SOCIOLOGIA CRISTÃ estudam o  religioso nos seus múltiplos contextos histórico, social e cultural. Partindo da contribuição dos diversos instrumentais teóricos, oriundos das ciências humanas, procura, de forma interdisciplinar, analisar as diferentes manifestações, nas suas múltiplas contextualidades, que as religiões assumem na sua relação com a cultura e a sociedade.

 

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

As revoluções Industrial e Francesa foram as causas principais que contribuíram para o surgimento da Sociologia, por mais que esta só veio a existir com este nome um século depois (aproximadamente) com Augusto Comte (1798-1857). O cenário social, antes destes fenômenos revolucionários, era dominado pelo Feudalismo e o pensamento religioso (Teocentrismo). Quando surge a revolução industrial as famílias, gradativamente, começam abandonar o campo e se aglomerar nas cidades, formando uma nova estrutura social. Com a revolução francesa esta nova realidade social se fortalece ainda mais, fazendo com que a antiga forma social se desestruturasse completamente. Muitas dificuldades surgiram neste novo cenário social, provocando uma necessidade urgente de reorganização na sociedade. Daí surge então os “Pensadores Sociais”, que influenciados por um “Antropocentrismo Crescente”, começam a postular várias teorias sociais para resolver os problemas da sociedade, sem qualquer referência a Deus.

 

O Curso tem como foco a noção de sagrado. A Sociologia Cristã é um ramo da Sociologia e ela se fundamenta na compreensão humana entre o “profano” e o“sagrado”.  Independente da crença, o que é mais significativo da religião para a Sociologia é o papel fundamental que ela exerce na vida social. Percorrerá uma linhagem de autores que se dedicaram a abordá-la tomando como ponto de partida a  e seus colaboradores lhe atribuíram. Nesse trajeto, um tema recorrente será o do sacrifício, que serviu várias vezes de apoio para elaborações sobre o sagrado. À medida que avançamos, perceberemos certos deslocamentos que conferem ao conceito uma ênfase sobre o que está associado ao encoberto, ao contagioso, ao transgressivo, ao violento, forçando a tomar o sagrado como uma força essencialmente ambivalente e com implicações sociais muito difusas.

 

 

Sociologia Cristã se dá de forma empírica, através de autores clássicos como Émile Durkheim, Max Weber, Georg Simmel, e outros autores que colaboram pra essa análise como Sigmund Freud e William James. Vou me concentrar a falar um pouco sobre os Clássicos. Lembrando que, a orientação pessoal de cada sociólogo emerge de modo claro por meio das próprias definições de religião.

 

A SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO

Esta parte da sociologia é altamente perscrutadora, pois se dá a esquadrinhar coisas que nós tomamos por certas, questionando-as profundamente. Esse exercício parece bem inofensivo, até percebermos que a conclusão geralmente implícita em tal estudo é que o conhecimento, pelo fato de poder ser enquadrado, é falso ou, no mínimo, apenas socialmente relativo. Para o sociólogo do conhecimento a resposta sempre se encontra na sociedade. Qualquer que seja a crença específica, sempre se pode pesquisar sua origem social e provar ser ela um produto do seu tempo e contexto, reforçado pela aceitação social e pelo fato que ela parece dar certo. Como cristãos, precisamos deixar bem clara nossa posição desde o início. Existe no momento uma crescente preocupação com o aspecto ideológico da ciência social, e certos sociólogos realmente apresentam seus pressupostos de maneira bem explícita. Isso acaba sendo de muita ajuda, haja vista que pelo menos sabemos como argumentar. A auto-revelação de Deus provê princípios e critérios que nos permitem avaliar toda e qualquer idéia, cuja a fonte seja puramente humana e social. Qualquer análise da realidade que tenha um ponto de partida diferente pode conter certos aspectos verdadeiros e importantes para o bem-estar da sociedade (pois, de uma forma geral, Deus tem revelado certas coisas para o ser humano), porém, deve ser julgada sempre à luz da Palavra de Deus. Nós, cristãos, temos o duplo dever de estudar a Palavra de Deus seguindo a orientação divina, e de aplicar seus princípios a teorias e situações específicas. Nosso pensamento sociológico deverá refletir a nossa convicção de que o árbitro final do conhecimento não é o indivíduo nem a sociedade. A primeira palavra pertence a Deus e a ele somente cabe a última palavra.

 

Preparar professores, pesquisadores e profissionais interessados no fenômeno religioso na sociedade contemporânea para atuação nas suas áreas de atividade profissional. Refletir sobre o fenômeno religioso no âmbito do pluralismo moderno e enfatizar o diálogo interreligioso e ecumênico. Investigar, a partir de diferentes abordagens e ciências, a dimensão religiosa do ser humano em diálogo com os desafios antropológicos, éticos e sociais decorrentes do mundo moderno. Explicitar os fundamentos constitutivos da religião, em especial, com critérios da abordagem filosófica e psicológica, para melhor compreendê-la como fenômeno e experiência.

 

A Criação do Programa do Curso de Sociologia Cristã.

 

O Programa do SETEAD à distância , visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, bem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.

 

PUBLICO ALVO:

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se aprofundar expressivamente no conhecimento, Teológico, Linguístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa a pesquisa científica com a finalidade de formar professores com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

OBJETIVO DO CURSO: 

 

Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

Curso de Sociologia Cristã visa habilitar profissionais capazes de ver o mundo de maneira reflexiva e crítica, atuando na docência e visando a pesquisa e a produção de novos conhecimentos. Capacitar o profissional a ter uma opinião crítica sobre as diferentes correntes religiosas, sem no entanto, ater-se a determinado caminho religioso. O aluno será capaz de repassar esse conhecimento como docente ou trabalhando em locais próprios que requeiram este profissional. O perfil histórico do curso também permite ao aluno, atuar em assessorias de preservação histórica, bibliotecas ou museus.O curso contribui para a formação no âmbito profissional e também pessoal. A formação objetiva oferecer a compreensão da estrutura e diversidade dos fenômenos religiosos, primando pela capacitação profissional voltada para a formação de indivíduos que compreendam a si mesmo e o mundo ao seu redor.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: Fazendo o distância .

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus.

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

DURAÇÃO DO CURSO:

 

Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em média de 03 (Três) a 12 (doze) meses.

 

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

               
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

                                        

 

 

Professor de Filosofia da Religião;
Professor de Fenômeno Religioso;
Professor de Epistemologia do Fenômeno Religioso;
Professor de Cosmovisão das Religiões e dos Movimentos Religiosos;
Professor de Tradições Religiosas;
Professor de Metodologia do Ensino Religioso;
Professor de Diálogo Inter-Religioso;
Orientador geral de trabalhos de conclusão de cursos de Filosofia da Religião;
Escritor de livros, ensaios, crônicas, artigos, revistas da escola dominical, apostilas de cursos e seminários, estudos bíblicos;
Conferencista em convenções, igrejas, empresas, associações, seminários, e eventos afins em geral;
Orador motivacional;
Palestrante;
Consultor Organizacional;
Consultor acadêmico de faculdades e seminário teológicos;
Consultor na área de Filosofia da Religião;
Consultor de organismos culturais para o campo religioso;
Consultor de orgãos de comunicação para temas vinculados ao campo religioso.

 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.


 

OBS: O CURSO DE SOCIOLOGIA CRISTÃ E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

 

O material é disponibilizado EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, enviamos ao aluno um e-mail com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde poderá fazer o download de cada uma delas, de forma que ficará a seu critério imprimir ou não.

 

 

RECEBA GRATUITAMENTE O SEU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO E HISTORICO ESCOLAR COM AS NOTAS E CARGA HORARIA NA SUA RESIDENCIA

 

 

 

 

CURSO DE  SOCIOLOGIA CRISTÃ

MATERIAS : 50

CREDITOS : 150

CARGA HORÁRIA : 3.000

VALOR: 500,00

 

GRADE CURRICULAR :

 

 

1º MATÉRIA A SOCIEDADE DE ISRAEL

2º MATERIA ANTROPOLOGIA CULTURAL

3º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES

4º MATÉRIA ANTROPOLOGIA GERAL

5º MATÉRIA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

6º MATERIA CIÊNCIA E RELIGIÃO

7º MATÉRIA CONTEXTUALIZAÇÃO E MISSÕES

8º MATÉRIA COSMOVISÃO CRISTÃ

9º MATÉRIA COSTUMES E CULTURA

10º MATÉRIA CRIACIONISMO E EVOLUVIONISMO

11º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

12º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

13º MATÉRIA DIDÁTICA GERAL

14º MATÉRIA ECUMENISMO

15º MATÉRIA EDUCAÇÃO RELIGIOSA

16º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

17º MATÉRIA EVANGELHO E A CULTURA

18º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

19º MATERIA FILOSOFIA CONTEMPORANEA

20º MATÉRIA FILOSOFIA CRISTÃ

21º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

22º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

23º MATERIA FILOSOFIA MEDIEVAL

24º MATERIA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORANEA

25º MATERIA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO

26º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

27º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

28º MATÉRIA HISTÓRIA GERAL DAS RELIGIÕES

29º MATERIA MANUSCRITO DE QUMRAN

30º MATÉRIA MARKETING DAS RELIGIÕES

31º MATERIA METAFÍSICA CONTEMPORANEA

32º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

33º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

34º MATÉRIA MITOLOGIA DOS POVOS ANTIGOS

35º MATÉRIA MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS

36º MATÉRIA O MUNDO DO ANTIGO TESTAMENTO

37º MATÉRIA OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO

38º MATERIA PANORAMA DO FENÔMENO RELIGIOSO BRASILEIRO

39º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

40º MATÉRIA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

41º MATÉRIA RELIGIÃO E CIÊNCIA NO RENASCIMENTO

42º MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS

43º MATÉRIA RELIGIÕES MUNDIAIS

44º MATÉRIA RELIGIOSIDADE POPULAR

45º MATÉRIA SINCRETISMO RELIGIOSO

46º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

47º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

48º MATÉRIA SOCIOLOGIA GERAL

49º MATÉRIA TEMPOS BÍBLICOS

50º MATERIA TEORIA DO CONHECIMENTO

 

 

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