Curso de Gestão Escolar

 

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

 

 

CURSO DE GESTÃO ESCOLAR :

 

O curso visa preparar profissionais para atuar na direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em instituições educacionais. O curso capacita o profissional para o exercício da gestão escolar e para constituir equipes dirigentes educacionais. E, também, relacionar conhecimentos com vistas à práxis educativa escolar. Visa, além disso, a atualização em legislação educacional, com foco na análise crítica e dinâmica das políticas educacionais e na ampliação da compreensão sobre a comunidade escolar. Você sai pronto para vencer e se destacar em sua carreira profissional. Objetiva desenvolver competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

 

O Curso de Gestão Escolar mostra quais são as formas corretas de planejar e administrar a estrutura escolar. Você aprenderá sobre os departamentos de uma instituição, como funcionam, quais suas atribuições e deveres, além de conhecer conceitos sobre Gestão Administrativa, Pedagógica, de Recursos Humanos e muito mais.

 

Se você já trabalha na administração de uma instituição:

   - esta é a oportunidade de identificar onde há erros e como corrigi-los.

Se você trabalha com educação, mas não na administração de uma instituição:

   - aproveite esta oportunidade para aprender sobre gestão escolar e preparar-se para evoluir profissionalmente.

Se você ainda não trabalha com educação:

   - conheça gestão escolar e entre já neste ramo tão promissor.

  • Conheça a estrutura escolar, seus departamentos e cargos;
  • Aprenda a tratar a questão da inadimplência escolar;
  • Como traçar planejamentos Educacionais, de Marketing e Financeiros;
  • Saiba como administrar e liderar os funcionários;
  • Aprenda quais os problemas mais comuns e suas soluções.

 

 

Gestão Escolar

 

A sociedade democrática é formada por líderes de críticas que, durante seus anos de estudo, desenvolvem capacidades e habilidades para argumentar, discernir, indignar, criticar, e ter a consciência de seus limites e de suas obrigações. Para a formação destes líderes, há a necessidade de gestores escolares competentes e em contínua atualização com os temas de relevância.

 

Nessa direção, atende a formação continuada destes profissionais, com conhecimentos e metodologias relativos às diferentes ações e procedimentos que envolvem o processo pedagógico em suas especificidades quanto a currículo, planejamento, métodos de ensino, de avaliação da aprendizagem e de recuperação dos estudos – procedimentos que caracterizam a práxis pedagógica em prol da formação integral do ser humano.

 

Diferenciais :


Preparar o gestor para liderar, de maneira democrática, a proposta pedagógica da escola na qual atua, para que contribua na concretização da função social da escola, com visão estratégica e empreendedora, que abarque as diferentes dimensões da gestão: participativa; pedagógica; da qualidade educacional; das pessoas e da formação dos professores; da comunicação organizacional; da financeira; dos recursos materiais e dos serviços.

 

 

 

Mercado de Trabalho:
 

Atuação :

 

O egresso deste curso está habilitado para atuar em instituições educacionais públicas e privadas, de educação básica e profissional, desenvolvendo funções de direção, supervisão, coordenação e orientação educacional, segundo princípios de gestão estratégica e empreendedora, que lhe possibilitem identificar os desafios inerentes às suas funções e criar oportunidades para a sua superação, com criatividade, iniciativa e capacidade de inovação nos aspectos educacionais. Para tanto, estarão aptos a:

- Gerir de maneira democrática a construção, implantação e avaliação coletiva da proposta pedagógica da escola, liderando esse processo com visão estratégica e empreendedora, com vista a promover a qualidade educacional e a sustentabilidade.
- Coordenar a elaboração do planejamento estratégico da escola, identificando ameaças e oportunidades, definindo metas de resultados educacionais e financeiros, voltadas à qualidade e à sustentabilidade da instituição.
- Supervisionar os processos de registros escolares, utilizando-os não somente como instrumento de legitimidade para os atos escolares, mas também como fonte de dados e informações que contribuam para a tomada de decisões gerenciais que favoreçam a aprendizagem dos alunos.
- Orientar professores no planejamento e avaliação escolar, estimulando a proposição de alternativas metodológicas inovadoras e a utilização de recursos didáticos diversos e de novas tecnologias, tendo como base a consecução da proposta pedagógica.
- Gerenciar os processos administrativos existentes na escola, com visão estratégica e liderança, num processo de gestão compartilhada voltado à consecução dos objetivos educacionais.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

                            

AMPARO LEGAL :

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

 

OBS: O CURSO DE GESTÃO ESCOLAR E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

 

 

 

FORMULÁRIO DO CANDIDATO.doc (122368)

 

 

O material é disponibilizado EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, enviamos ao aluno um e-mail com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde poderá fazer o download de cada uma delas, de forma que ficará a seu critério imprimir ou não.

 

 

RECEBA GRATUITAMENTE O SEU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO E HISTORICO ESCOLAR COM AS NOTAS E CARGA HORARIA NA SUA RESIDENCIA

 

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA PELO  SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 

 

CURSO DE GESTÃO ESCOLAR

MATÉRIAS : 40

VALOR: 600,00 

CARGA HORÁRIA : 2.400

 
 
 

1º MATÉRIA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

2º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA

3º MATÉRIA CIÊNCIAS SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES

4º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS

5º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

6º MATÉRIA DIREITO DO TRABALHO

7º MATÉRIA DIREITO EMPRESARIAL

8º MATÉRIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

9º MATÉRIA EDUCAÇAO INCLUSIVA

10º MATÉRIA EDUCAÇÃO INFANTIL

11º MATÉRIA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E DE RECURSOS HUMANOS

12º MATÉRIA ÉTICA PROFISSIONAL

13º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

14º MATÉRIA FINANCAS CORPORATIVAS

15º MATÉRIA FUNDAMENTOS  DA PRÁTICA PSICOPEDAGOGICA

16º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

17º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

18º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

19º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

20º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

21º MATÉRIA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

22º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR

23º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

24º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

25º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

26º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

27º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

28º MATÉRIA PEDAGOGIA

29º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUPERVISÃO ESCOLAR

30º MATÉRIA PRINCIPIOS DE ADMINISTRAÇÃO

31º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

32º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

33º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

34º MATÉRIA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

35º MATÉRIA RESPONSABILIDADES SOCIAL E ÉTICA

36º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

37º MATÉRIA TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

38º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

39º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

40º MATÉRIA TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

 

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10-02-2014 19:29
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