Curso de Gestão Eclesiástica

 
 
 
 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

Gestão Eclesiástica

 

Gestão Eclesiástica utiliza os conhecimentos de gestão para se administrar uma igreja ou uma organização cristã.  A Gestão em Administração Eclesiástica não credencia ao exercício dos ministérios eclesiástico. O nosso Propósito é disponibilizar a formação Bíblico-Teológico com conteúdo sólido. A Igreja local é que reconhece o chamado e credencia. (vários artigos interessantes lá).O conceito de Administração é bastante amplo, mas em todas as definições existem duas palavras-chave: gerenciamento e organização. Isso p ode ser comprovado nas palavras dos estudiosos Stoner e Feeman, os quais ensinam que Administração é o "processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidos”. 

 

O que é Administração Eclesiástica?

 

Administração vem do termo latim AD (direção, tendência para) e MINISTER (subordinação ou obediência), realiza o desempenho de tarefas e a direção de assuntos de um determinado grupo. O conceito de Administração é bem amplo, mas em qualquer definição existem duas palavras que são essenciais e estão presentes nos termos bíblicos: gerenciamento e organização.

Grandes estudiosos como Stoner e Feeman afirmam que a Administração é o “processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidos”.

A grande realidade é que administração nada mais é que uma ciência que está relacionada com qualquer atividade que envolve direção, controle, organização, planejamento e diversas outras funções. Executar a parte administrativa é interpretar todos os objetivos que são propostos pela organização e dessa maneira os transformar em uma ação organizacional por meio de organização, planejamento, direção e controle de todos os esforços que estão sendo realizados em todas as áreas e níveis da organização, com o objetivo final de finalizar as tarefas da forma mais adequada a cada situação.

A boa administração só será possível se houver uma boa liderança. Na segunda, nossa abordagem será então sobre administração eclesiástica em si mesma. Este curso é ideal para alunos de administração, lideres eclesiástico e para todos que tenha interesse.

A Igreja, independente da confissão de fé, é uma pessoa jurídica, como está no Código Civil Brasileiro, e a sua liderança, seja ela composta por várias pessoas com seus respectivos cargos, ou somente por um único responsável, no caso o pastor, precisa conhecer seus direitos e deveres porque a igreja responde judicialmente pelos danos causados a terceiros.

 

Pensando em promover o conhecimento necessário para administrar uma igreja,  preparou um curso esclarecedor e necessário para que não haja atitudes ou posturas inadequadas causadas pela ignorância da legislação, como forma de manter em harmonia as relações sociais.

 

Objetivo em Liderança e Administração Eclesiástica
 
 

- Aperfeiçoar a prática dos profissionais em Teologia;

- Desenvolver métodos e técnicas que possibilitem a realização de diagnósticos, intervenções e avaliações na área; e

- Apresentar elementos que permitam o acesso e a produção de conhecimento científico.

 

O curso oferecerá um conjunto de ferramentas de comunicação e de motivação, que permitam criar um espírito de aprendizagem contínua, melhoria de resultados da equipe e estimular o desenvolvimento de aspectos críticos de liderança. De modo geral, a preocupação do curso é com a aplicação e a extensão de conhecimentos às finalidades profissionais, visando aumentar suas competências para as atividades atuais, ou que vislumbrem a abertura de sua própria empresa a curto ou médio prazo.

 

Administração Eclesiástica

 

A igreja é um agrupamento de pessoas com um objetivo e um propósito definido a ser alcançado, dessa forma, desde os primeiros grupos sociais existentes foi criado a necessidade de estabelecer uma escala de comando com a função de fazer a gestão de todos os trabalhos coletivos.

Desde muito antigamente foi verificado que seria impossível apenas um homem realizar todas ou a maioria das atividades que era exigido para sua sobrevivência, ele precisava de outras pessoas para ajudá-lo a conquistar seu objetivo final. Mais importante que isso, o homem deveria saber a maneira correta de ser ajudado pelo os que lhe auxiliassem, realizando dessa forma as tarefas com eficácia e não atrapalhando o andamento delas.

De imediato nasceu um conjunto de atividades e atitudes que hoje em dia se chama administração, e com o decorrer do tempo se transformou em uma área de conhecimentos científicos. Muitos autores negam que a administração seja constituída de uma ciência na exatidão de sua palavra, mas a realidade é que toda ciência é caracterizada pelo seu conhecimento metodizado na verdade de acordo com um conjunto definido de fenômenos ou fatos.

 

Perfil do Curso:

 

Com o objetivo de suprir uma necessidade dos pastores e das lideranças de igreja,  Em Gestão Eclesiástica. Após concluí-lo, o aluno estará apto a atuar como Gestor Eclesiástico em igreja e seus departamentos ou sociedade interna de qualquer denominação cristã.

 

Objetivo Geral:

Objetivos do Curso:

 

O Curso de Gestão Eclesiástica tem por objetivo um aprofundamento teórico e metodológico na área de Gestão de uma instituição religiosa, promovendo a melhoria da qualidade do entendimento científico-acadêmico, capacitando profissionais para atuarem no campo da gestão eclesiástica.

 

O Curso objetiva desenvolver competências e habilidades para a formação de profissionais em Gestão Eclesiástica. Ao final do curso, o aluno estará capacitado para atuar de forma mais adequada na gestão de igreja, de comunidades eclesiais e em instituições de educação teológica.

 

PÚBLICO ALVO:

Teólogos(as), gestores eclesiásticos, líderes eclesiásticos e demais interessados na Administração eclesiástica.

 



Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

                        

 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

 

 

                                                       

 

 

OBS: CURSO DE  GESTÃO ECLESIÁSTICA , E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA , HISTÓRICO E CREDENCIAL DE DOUTOR EM GESTÃO ECLESIÁSTICA,  NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA COM REGISTRO EM PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 

 

 

 

O material é disponibilizado EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, enviamos ao aluno um e-mail com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde poderá fazer o download de cada uma delas, de forma que ficará a seu critério imprimir ou não.

 

 

 

 

 

CURSO DE GESTÃO ECLESIASTICA

MATERIAS : 50

CARGA HORÁRIA : 3000

VALOR: 600,00

 

 

GRADE CURRICULAR :

 

 

1º MATÉRIA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

2º MATÉRIA ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

3º MATÉRIA ANTROPOLOGIA GERAL

MATÉRIA CAPELANIA EMPRESARIAL

MATÉRIA CIÊNCIAS SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES

6º MATÉRIA COMUNICAÇÃO APLICADA

7º MATÉRIA DIREITO DO TRABALHO

8º MATÉRIA DIREITO ECLESIÁSTICO

9º MATÉRIA DIREITO EMPRESARIAL

10º MATÉRIA ECLESIOLOGIA BÍBLICA

11º MATÉRIA ESTRATÉGIA EMPREARIAL E DE RECURSOS HUMANOS

12º MATÉRIA ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS

13º MATÉRIA ÉTICA CRISTÃ MINISTERIAL

14º MATÉRIA ETIQUETA EMPRESARIAL

15º MATERIA FILOSOFIA MODERNA

16º MATERIA FILOSOFIA POLITICA 

17º MATÉRIA FINANCAS CORPORATIVAS

18º MATÉRIA GERENCIA DE MARKETING

19º MATÉRIA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

20º MATÉRIA GESTÃO DE EQUIPES

21º MATÉRIA GESTÃO DE PESSOAS

22º MATÉRIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

23º MATÉRIA GESTÃO EMPRESARIAL

24º MATÉRIA LIDERANÇA CRISTÃ

25º MATÉRIA MARKETING E GESTÃO EMPRESARIAL

26º MATÉRIA MARKETING ESTRATÉGICO

27º MATÉRIA MARKETING FUNDAMENTOS E PROCESSOS

28º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

29º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 

30º MATÉRIA MOVIMENTO DE PLANTAÇÃO DE IGREJAS

31º MATÉRIA ORATÓRIA

32º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS

33º MATÉRIA PEDAGOGIA EMPRESARIAL

34º MATÉRIA PLANEJAMENTO DE CARREIRA

35º MATÉRIA PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA

36º MATÉRIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

37º MATÉRIA PLANTAR  E DESENVOLVER  IGREJAS

38º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

39º MATÉRIA PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO

40º MATÉRIA PSICANÁLISE  SOCIAL

41º MATÉRIA PSICOLOGIA CLINICA

42º MATÉRIA PSICOLOGIA GERAL

43º MATÉRIA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO

44º MATÉRIA PSICOLOGIA PASTORAL

45º MATÉRIA RELAÇÕES HUMANAS

46º MATÉRIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS

47º MATÉRIA RESPONSALIBIDADES SOCIAL E ÉTICA

48º MATÉRIA TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

49º MATÉRIA TEOLOGIA PASTORAL

50º MATÉRIA TEORIA DA PERSONALIDADE

 

 

 

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.