CURSO DE MESTRADO EM CIENCIAS DA EDUCAÇÃO

 
 
 
 
 
 
 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.


 

 

Modalidades:

 

EAD,  On-line Via PDF; Não regulamentado pelo MEC

 

 

Apresentação do Curso

 

O curso de mestrado em Ciências da Educação é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.

 

O Mestrado em Educação tem como objetivo aprofundar os estudos da prática pedagógica, a partir de uma visão ética e baseada em valores humanísticos. O processo de ensino-aprendizagem está em permanente avaliação e descobertas de novos caminhos, uma vez que não há uma fórmula pronta e dada à aplicação de novos conhecimentos. O professor, como parte integrante desse desenvolvimento educacional, não pode perder o status de aluno no que se refere a qualificar-se como profissional.

 

O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, administração, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva .

 

O Mestrado em Ciências da Educação tem como propósito desenvolver processo de formação nas distintas competências requeridas para a gestão efetiva da instituições educativas de todos os nível.

 

Este programa enfatiza a implementação de métodos de pesquisa educativa de tipo qualitativo, primordial na pesquisa ação. Este método deverá possibilitar e gerar nas organizações publicas e privadas um processo de reflexão, participação e melhora continua para a construção coletiva de planos com visão estratégica e operacional que favoreçam alcançar uma educação de qualidade.

 

De maneira geral, o programa visa permitir o desenvolvimento de habilidades e estratégias de planejamento educacional necessários para a gestão eficaz das instituições de ensino.

 

Curso de Mestrado em Ciência da Educação  Visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e poder criativo no campo pedagógico, teológico, filosófico e social, assim como a formação de docentes, com a capacidade para a compreensão dos grandes temas e problemas teológicos-filosóficos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional.

 

O Curso de Mestrado em Ciência da Educação  é um curso livre, sem exigência de escolaridade especí­fica, , com objetivo de prover formação básica em conhecimento bí­blico e educação cristã para lí­deres .

 

Ciência da educação desde o fim do século XIX em seguida, determinam o estado atual dessa área de estudo, tanto no que diz respeito ao ensino universitá-rio- de ciências da educação, quanto às instituições de pesquisa em educação. Como com-ple-mento, Plaisance e Vergnaud se per-guntam quais são as diferentes con-cepções do procedimento científico em educação e quais são suas bases epistemológicas. O conteúdo de certos trabalhos, mas também seus fundamentos teóricos, são examinados quanto à filosofia, à psicologia e à história. A problemá-tica das desigualdades diante da esco-la e na escola é objeto de uma apresentação mais pormenorizada sob o ângulo dos fatos coletados e, ao mesmo tempo, sob o de suas interpretações. As pesquisas em ciências sociais são, enfim, apresentadas em sua renovação: observações e objetos novos, orientações teóricas em discussão entre os pesquisadores. Sem pretender chegar à exaus-tão, tais referências proporcio-nam ao leitor a possibilidade de se situar no âmago de certos debates cien-tíficos essenciais sobre a educação e a formação. A intenção desta obra é apresentar as peças essenciais do debate sobre a pesquisa em educação, privilegiando as abord

 

OBJETIVOS:

 

Contribuir para a profissionalização da prática docente , fornecendo aos Mestrandos teórica e princípios teóricos- epistemológicos e metodológicos permitindo-lhes uma maior compreensão da complexidade da atividade acadêmica.

Preparar os aprendentes para atuarem como mestres de formação humanística, técnica e científica compatível com a realidade eclesiástica brasileira e global em seus aspectos religiosos, sociais e culturais. 

Fortalecer o sentido da existência humana sensibilizando os envolvidos para a dimensão da cristandade presente no contexto da prática didático-pedagógica. 

Possibilitar a formação e capacitação teórico-prática para o contínuo desenvolvimento profissional através da tomada de decisões, administração, liderança e empreendedorismo com expressiva competência, além de atuar interdisciplinarmente no exercício do ministério docente em igrejas, seminários.

Fornecer uma formação para a pesquisa científica como bem social, e o estudo dos processos de mudança das práticas educativas e sociais de docentes e investigadores, de formadores e animadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva;

Adequar o desafio de uma educação ao longo da vida na perspetiva da educação permanente e das trocas de saberes pertinentes para os contextos e vidas de adultos;

 

 

MODALIDADE DE ENSINO

 

Cumpre dizer que a metodologia está voltada para o aprofundamento das questões teórico-práticas, onde o (a) aluno (a), por meio da troca de conhecimentos e experiências, desenvolve o seu pensamento crítico. Por esse motivo, o Projeto de Pesquisa (Dissertação), deverá estar relacionado com um tema pertinente , tendo em vista que será apresentado.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico  com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

 

Metodologia:


O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD) Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO. Para a transmissão das aulas, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula ( A NOSSA PLATAFORMA AVA EAD ESTAR SENDO DESENVOLVIDA E ATE O FINAL ANO ESTARA NO AR.)

 

 

 

                        

 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

 

Linha 1 – Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais.

 

Descrição: Investigação e pesquisas de ordem teórico-metodológica e da práxis, centralizadas no reconhecimento das múltiplas contribuições históricas oferecidas pelas instituições educativas e a incidência dos projetos político pedagógicos por elas atuados nos seus contextos socioculturais. Esses estudos relativos às contribuições histórico-pedagógicas das experiências sociocomunitárias e institucionais têm por objetivo proporcionar subsídios que favoreçam a construção da autonomia e a transformação social.

 

Linha 2 – A intervenção educativa sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis.

 

Descrição: Investigação das ações e das formas de intervenção educativa sociocomunitária a partir das articulações das linguagens como construção do conhecimento, apreensão e transformação do mundo. A construção do discurso pedagógico na contemporaneidade, como crítica à coisificação do educando, como desenvolvimento de alteridade e autonomia. Os instrumentos de elaboração e interpretação das linguagens para compreensão e significação histórica da práxis educativa.

 

As Áreas de Concentração

 

são compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.

 

As Linhas de Pesquisa

 

são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.

 

 

OBS: O CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTà E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE

 

 

CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA DA EDUCACAO

MATERIAS : 30

CARGA HORÁRIA : 2.400

VALOR : 700,00

 

 

GRADE CURICULAR :

 

1º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS

2º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

3º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

4º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

5º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

6º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

7º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

8º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

9º MATÉRIA GESTAO ESCOLAR INTEGRADA

10º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

11º MATÉRIA HISTORIA MATERIAL DIDÁTICO

12º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

13º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

14º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

15º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

16º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

17º MATÉRIA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

18º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

19º MATÉRIA PEDAGOGIA DE PROJETOS

20º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

21º MATÉRIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM TIC

22º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

23º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APREENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO

24º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

25º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

26º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

27º MATÉRIA TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL

28º MATÉRIA TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM

29º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

30º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

 

 



 

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10-02-2014 19:29
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