Curso de Doutorado em Psicologia Hospitalar

 
 
 
 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Modalidades:

EAD,  On-line Via PDF; Não regulamentado pelo MEC


 

RECONHECIMENTO

 

O Curso Livre de Doutorado  é um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04,  Parecer nº 64/2004 - CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 - MEC.citam que os cursos ditos "livres" não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.

 

SOBRE O CURSO LIVRE DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR

 

O Curso Livre de Doutor em Psicologia Hospitalar  visa a formação de DOUTOR capazes de exercer uma prática profissional e acadêmica de alto nível, com qualificação para desenvolver atividades de pesquisa que contribuam para a produção de conhecimentos expressivos em Psicanálise. 


O Curso Livre de Doutor em Psicologia Hospitalar  faz de você um PSICOLOGIA HOSPITALAR profissional preparado para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais. 

Matrícule-se agora mesmo e torne-se um Psicologia Hospitalar Profissional e você estará preparado para ajudar as pessoas a desenvolver uma autoestima e autoconfiança positiva e estável e uma personalidade robusta e por isto mais capaz de enfrentar e dissolver suas hesitações, ansiedades, depressões e demais dificuldades emocionais. 

 

Essa ciência especifica da área da psicologia trata do suporte ao paciente em estágio de adoecimento, que tenta promover maior segurança e conforto ao sujeito que está enfrentando essa fase com grande dificuldade. Como um campo de amplo tratamento da saúde mental, essa vertente da psicologia não enfrenta apenas as doenças com causas psicológicas denominadas psicossomáticas, mas também afeta aspectos psicológicos em geral, entre toda e qualquer doença. Oferecendo um apoio completo ao paciente que enfrenta dificuldades de superar sua situação e seguir em frente, rumo à recuperação, faz um trabalho impecável na saúde mental do paciente e da expectativa motivacional do mesmo, independentemente da gravidade de seu quadro de saúde.

 

Entre uma equipe multidisciplinar que trabalha com esse tipo de situação, o psicólogo é o responsável por escutar e acolher o sofrimento dos pacientes, analisando as principais dificuldades encontradas pelo mesmo em sua trajetória no hospital e dando novo significado ao paciente. Dando voz ao paciente, seu principal instrumento de trabalho nestes casos é a escuta, que tem como objetivo encontrar o enfoque do sofrimento psíquico do paciente em adoecimento e minimizar seu sofrimento. No hospital, as atividades do psicólogo caminham entre atendimentos psicoterapêuticos, psicoterapias de grupo, profilaxias e psicoeducação geral, atendimentos em ambulatórios, enfermarias e UTI, avaliações diagnósticas, psicodiagnósticos, consultorias e interconsultas, atuações em equipes multidisciplinar de foco à saúde mental, entre outras.

 

O que é Psicologia Hospitalar?

 

Dentre os muitos ramos da Psicologia, a Psicologia Hospitalar é destinada especificamente a atuar dentro das instituições de saúde. Quadros delicados de doenças, cirurgias de alto risco, diagnósticos inesperados e falecimentos de entes queridos podem ser o estopim para distúrbios mentais que necessitam acompanhamento profissional e atendimento psicoterapêutico.

 

O psicólogo hospitalar realiza avaliações psicológicas e dá suporte aos enfermos, seus familiares e também a outros profissionais de saúde, quando necessário. Sua atuação se estende ao ambulatório, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi-intensiva, UTI pediátrica, neonatal, enfermarias, pronto-socorro e centros cirúrgicos, no pré e no pós operatório. O trabalho geralmente acontece em colaboração com uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais da saúde.

Trabalhar com psicologia hospitalar é um desafio diário constante. O profissional irá tratar não apenas de casos tipicamente psicológicos, como os transtornos mentais, mas também terá que lidar com pacientes aparentemente saudáveis psicologicamente que, devido a uma doença ou condição, começam a apresentar distúrbios que exigem acompanhamento psicológico.

 

EMENTA:

 

O Curso Livre de Doutor em Psicologia Hospitalar permite uma maior inserção no mercado de trabalho, tanto para aqueles que pretendem ingresso quanto para profissionais de qualquer área que pretendem desenvolvimento através de sólida formação psicanalítica, aprofundamento profissional, melhor qualificação, formação diversificada e inter-relações de saberes. 

 

O Curso de Doutorado em Psicologia Hospitalar  é direcionado aos interessados em adquirir conhecimentos mais profundos na área da PSICOLOGIA HOSPITALAR  , que buscam aprender a dinâmica das problemáticas emocionais e afetivas em conformidade com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam utilizar a Psicanálise como Terapeutas e Psicologia Hospitalar . Todavia, não se restringindo, pois, sua grade curricular apresenta uma gama de conhecimentos que se ajustam às necessidades particulares de indivíduos e de grupos, visando uma ampla cognição e discernimento, fatores fundamentais para futuros profissionais e acadêmicos

 

1) Para que serve a psicologia hospitalar?

 

O psicólogo trabalha para ajudar o paciente a passar pela experiência de adoecimento, que costuma ser angustiante e dolorosa. Neste sentido, não se limita apenas aos sintomas emocionais, mas engloba qualquer tipo de manifestação da doença, ou seja, causas psicológicas, físicas e psicossomáticas.

A intenção do profissional é restabelecer o equilíbrio que foi privado a uma pessoa e seus familiares pelo quadro de doença.

 

2) Como atua um psicólogo hospitalar?

 

O profissional oferece ao paciente uma escuta imparcial, livre de julgamentos e expectativas. Enquanto o tratamento medicamentoso toma o seu caminho, o apoio psicológico ajuda o paciente a encontrar respostas para as suas angústias.

Isso permite encarar o problema de uma forma mais positiva, reencontrando, ainda que parcialmente, o equilíbrio perdido. Como parte do acompanhamento do processo de adoecimento em serviços de saúde,

 

Realiza ainda:

 

1º suporte a familiares

2º avaliações psicológicas, tanto do paciente como da família

3º evolução do prontuário

4º protocolos de saúde mental (casos de abuso de drogas, suicídio, etc.) e de óbito

 

OBJETIVOS:

 

A psicologia hospitalar se propõe a ser uma área de conhecimento que visa fornecer suporte ao sujeito em adoecimento, estimulando o mesmo a adesão e enfrentamento. Nesse sentido, é um campo de entendimento e tratamento dos aspectos biológicos e psicológicos que envolvem a internação hospitalar.

 

O processo de adoecimento traz em seu bojo uma desorganização da  vida, provocando várias transformações na subjetividade do paciente, o sujeito sai do conforto de seu lar e se depara com a hospitalização, muda seus hábitos, perde sua identidade e, muitas vezes, acaba virando um número de prontuário.
Capacitar o psicólogo para inserção e atuação no ambiente hospitalar, com formação teórica e vivencia pratica através de atendimentos.

 

1º Ampliar a compreensão de concepções acerca da Psicologia Hospitalar e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos

 

2º Aprofundar os conhecimentos sobre Psicologia Hospitalar a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a formação do profissional;

 

3º Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros;

 

4º Planejar e executar as atividades emergentes da Psicologia Hospitalar.

 

PÚBLICO - ALVO

 

O Curso Livre de Doutor em Psicologia Hospitalar  a Distância é altamente indicado para pessoas que atuam na área de ciências humanas (medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc) e áreas afins; capelães, conferencistas, pastores, líderes; profissionais interessados no trabalho clínico em Psicanálise: psicólogos e psiquiatras, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros que trabalham nos diversos serviços de Saúde: ONGS, hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.

 

METODOLOGIA DO CURSO DE DOUTORADO:


O curso de Doutorado em Psicologia Hospitalar de acordo com as Normas Universitárias Internacionais , mas apenas exigimos tese escrita, pesquisada, e dentro dos padrões da Metodologia Científica exaradas pela ABNT e suas congêneres internacionais.O modelo de Ensino é flexível você recebe todo o material DIGITAL  , e estudara com Material de Apoio no ambiente virtual do aluno para iníciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.

 

Metodologia:


O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

 


A educação profissional tem por objetivos: 
 

I. promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. 
 

II. proporcionar a formação de profissionais, aptos a exercerem atividades específicas no trabalho, com escolaridade correspondente aos níveis médio, superior e de pós-graduação;  
 

III. especializar, aperfeiçoar e atualizar o trabalhador em seus conhecimento tecnológicos; 


IV. qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores, com qualquer nível de escolaridade, visando a sua inserção e melhor desempenho no exercício do trabalho.

 

3. O Decreto n.º 5154 de 23 de julho de 2004, que diz em seu Art. 1º: A educação profissional, prevista no art. 39 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, 

 


 

COMO É O MATERIAL DIDÁTICO

 

O material didático do Curso Livre de Doutor em Psicologia Hospitalar  é composto por apostilas digitais elaboradas por professores altamente qualificados.

 

O termo “Livre” significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e, diploma anterior. 

 

 

                     
 

 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

 

SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E

CONTÉUDO :

 

 

1º CHAT

2º FÓRUM

3º PROVAS

4º TRABALHOS

5º LIÇÕES

6º SLIDES

7º VIDEOS

 

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

 

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.



Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 



Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

 

O ALUNO ESTUDARA PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD , SLIDES E VIDEOS DE APOIO AO ALUNO.

 
 
 

RECEBERA O SEU DIPLOMA E CREDENCIAL DE DOUTOR PSICOLOGIA HOSPITALAR , NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 
 

 

 

 

CURSO DE DOUTORADO  EM  PSICOLOGIA HOSPITALAR

MATERIAS : 30

CARGA HORÁRIA : 1.800

VALOR : 700,00

 

 

GRADE CURRCULAR :

 
 
1º MATÉRIA ACONSELHAMENTO DE DEPENDENTES
2º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PASTORAL
3º MATÉRIA A PSIQUIATRIA
4º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA
5º MATÉRIA PSICANALISE EXISTENCIAL
6º MATÉRIA CAPELANIA EMPRESARIAL
7º MATÉRIA NEUROLOGIA
8º MATÉRIA CAPELANIA EVANGÉLICA
9º MATERIA CAPELANIA HOSPITALAR
10º MATÉRIA PSICOPATOLOGIA
11º MATÉRIA TEORIA DO ACONSELHAMENTO
12º MATÉRIA PSICANÁLISE INTUITIVA
13º MATÉRIA CAPELANIA PÓS-DESASTRE
15º MATÉRIA PSICANÁLISE QUÂNTICA
16º MATÉRIA TEORIA DA PERSONALIDADE
17º MATÉRIA HISTERIA
18º MATÉRIA SEXOLOGIA FORENCE
19º MATÉRIA HISTORIA DO MOVIMENTO PSICANALITICO
20º MATERIA TEORIA PSICANALÍTICA
21º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
22º MATÉRIA TEOTERAPIA
23º MATERIA TEORIA PSICANALÍTICA
24º MATÉRIA PSICOLOGIA HOSPITALAR
25º MATÉRIA NEUROSES E PSICOSES CONFLITOS
26º MATÉRIA PSICANÁLISE  SOCIAL
27º MATÉRIA PSICOLOGIA CLINICA
28º MATÉRIA METAPSICOLOGIA FREUDIANA
29º MATERIA PSICOLOGIA GERAL
30º MATÉRIA TOXICOLOGIA GERAL
 
 
 
 



 

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.