Curso de Doutorado em Capelania Transcultural

 

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

Propósito do Curso de Capelania TRANSCULTURAL

 

Formar, preparar e credenciar legalmente de acordo com as Leis brasileiras os cristãos interessados na prática da Capelania Transcultural conforme orientações bíblicas.

 

 

Seja um Missionário Capelão

 

missionario

 

 

Missionários são pessoas a quem Deus vocaciona para a missão especial de evangelizar. São homens e mulheres qualificados espiritual, física, intelectual e emocionalmente, treinados para evangelizar fora do Brasil. Para ser enviado a um campo de Missões Mundiais.

 

Os missionários que vão trabalhar em outras culturas precisam estar preparados para atuar em diversos ministérios. Além de evangelizar, discipular, plantar igrejas, ensinar em seminários, visitar lares, muitos desenvolvem seu trabalho através de capelania em Tranculturais, prestam atendimento médico, odontológico e de enfermagem, realizam multiministério, ensinam em escolas, desenvolvem projetos esportivos e sociais. O propósito é o surgimento de igrejas fortes, que se sustentem e se propaguem na comunidade, na cidade, no país e no mundo.

 

Curso de Capelania Transculturais: é um curso eclesiástico , O SETEAD é a escola de Seminário Missionário oficial de treinamento missionário , É um curso de missões Capelania transculturais, cuja visão é promover um aumento de obreiros bem treinados para irem e desenvolverem projetos internacionais nas mais variadas modalidades e ministérios.

 

O que é Capelania?

 

É uma assistência religiosa prestada por pessoa formada e preparada para o ministério de assistência religiosa garantida por lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. » (CF art. 5º, VII).

 

Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

 

 

O que são Missões Transculturais?

Duas coisas diferentes que comumente confundimos são MISSÃO e Missões. Desde o Éden, quando a raça humana nas pessoas dos nossos primeiros pais se separou de Deus pela desobediência.

 

 

O QUE SÃO MISSÕES TRANSCULTURAIS?

 

Duas coisas diferentes que comumente confundimos são MISSÃO e Missões. Desde o Éden, quando a raça humana nas pessoas dos nossos primeiros pais se separou de Deus pela desobediência, Deus manifestou seu Amor e seu plano perfeito e eterno de resgatar para si aqueles que se haviam perdido.  Genesis 3:15 é a primeira promessa do Libertador, aquele esmagaria a cabeça da serpente ainda que ferido no calcanhar. Esta é a MISSÃO e ela pertence a Deus pois ele mesmo se propôs a cumpri-la. Por esta razão Jesus afirmou não poucas vezes que ele havia vindo para resgatar, buscar, o que se havia perdido. Maravilha das maravilhas é que o Senhor Deus desejou contar conosco e usar-nos no cumprimento da MISSÃO.  Missões, portanto, são expressões diversas pelas quais nós, povo de Deus, cumprimos nossa parte na MISSÃO, isto é, em toda parte e de toda maneira levando as boas novas de que, em Cristo, já é possível voltar ao lar.

 

A Missão é desenvolvida em missões transculturais todas as vezes que buscamos COMUNICAR a notícia de salvação em Cristo a outros, mesmo perto de nós, e, ainda, sempre que os missionários ou enviados buscam fazê-lo a grupos humanos que existem em outros universos sócio-culturais e linguísticos, isto é, onde as maneiras de pensar, de entender a vida e de falar são mais ou menos diferentes das nossas, os que queremos comunicar do Evangelho.   Paul Hiebert diz:

 

“Há um abismo entre nós e aqueles a quem vamos servir (ministrar). Há ainda um abismo maior entre o contexto histórico e cultural da Bíblia e vida contemporânea. Como unir estes abismos, tornando possível e eficiente a comunicação (transcultural) … do Evangelho?”

 

O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:

 

1º Administrar melhor seus trabalhos Ministeriais.

2º Coordenar trabalhos de missões e evangelísticos em Capelanias.

3º Liderar grupos ou equipes de obreiros.

4º Fortalecer mais seu ministério.

5º Melhorar a percepção das necessidades ligadas a Obra Missionária e Evangelística.

 

Objetivo do curso :

 

O curso tem por objetivo qualificar pessoas para o exercício da capelania Transculturais, proporcionando acesso aos saberes teórico-práticos que sejam capazes de promover uma atuação consoladora e revitalizadora de esperanças através da espiritualidade e do aconselhamento cristão no ambiente Missões Transculturais, na familia e em situação de luto, tanto de forma preventiva como curativa.

 

Atender a deficiência e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministério pastoral de visitação na Capelania e proporcionar uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação e atendimento  à pacientes e seus familiares que enfrentam crises Culturais .

 

Quem Pode Participar

 

Destina-se a cristãos que desejam se preparar melhor para esse ministério e desejam ser voluntários do trabalho de Capelania . Membros de igrejas evangélicas, profissionais da saúde, pastores e missionários.

 

 

Custo do Curso

 

O aluno não paga mensalidade, apenas uma “Única” taxa de matricula. Também, asseguramos que após a conclusão do curso, não cobramos taxa de emissão do certificado.

 

 

                                            

 

Público Alvo

 

Acadêmicos e profissionais da área de saúde; Acadêmicos da área teológico-ministerial; Pastores; Sacerdotes; Visitadores leigos das diversas confissões religiosas; Interessados/as no processo de humanização nos ambientes hospitalares.

 

Metodologia : 

 

O curso, na modalidade a distançia,  Os conteúdos serão oferecidos através de temas organizados  atendendo as especificações das cargas horárias estabelecidas na matriz curricular.

 

I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

 

Religião, História e Sociedade.
 

Esta área concentra seus estudos na busca sistematizada da religião, como fenômeno humano na história. A maneira como os historiadores registraram a religião, como parte da vida social, como ela influenciou e influencia os vários setores da cultura e do cotidiano, serão temas centrais de estudos. Entende-se a sociedade como locus de expressão da religião ao mesmo tempo em que sofre sua influência. Neste curso, privilegia-se a tradição Protestante Reformada na educação, na política, na economia, na arte e na ética.

 

LINHA DE PESQUISA:

 

Estudos Interdisciplinares sobre o Campo Religioso Brasileiro.Nesta Linha de Pesquisa estuda-se acerca da formação da sociedade brasileira, a partir da perceptiva da História Social, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Filosofia, tendo em vista a presença das diversas religiões, com seus ajustes e conflitos, como panorama para o estudo e compreensão da formação do campo religioso brasileiro na atualidade, tendo como referencial teórico as propostas entre outras, de Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu e Peter Berger. Dar-se-á relevância à busca dos traços da tradição cristã na formação da sociedade brasileira. Será relevante para esta linha de pesquisa o diálogo e as aplicações da tradição Cristã Reformada com os diversos aspectos culturais da sociedade brasileira.

 

II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

 

Religião e Cultura.
 

Nesta área, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relação à estrutura dos elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas.

 

LINHA DE PESQUISA:

 

Cultura e Sistemas Simbólicos.
 

Esta linha de pesquisa discute os conceitos básicos de antropologia como a noção de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vários sistemas simbólicos, objetos do fazer antropológico como parentesco, as relações econômicas, a arte, a ciência, está também a religião.

 

As Áreas de Concentração do Doutorado são compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.

 

As Linhas de Pesquisa são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.

 

Modalidade do CURSO DE DOUTORADO EM CAPELANIA TRANSCULTURAIS.

 

 

 

                   

 

 

Os Cursos de Teologia do SETEAD por serem "Cursos Livres no Sistema EAD” em nível de graduação, não sujeitos a fiscalização ou credenciamento pelo MEC estão amparado por Leis Federais: 1821/53, 34.330/53, 5540/68 , Artigo 210, § 1° da Constituição Federal, respaudados nos pareceres: 241 de 15/03/99; 296 de 10/08/99; 97 de 06/04/99; 241/99; Decreto Lei 1051/69 art. 1º; Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD); Decreto nº 5.622 de 20/12/05; Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º. Assim, pessoas com atuação nas mais diversas áreas optam por um Curso aberto, não só pela facilidade de cursá-lo, enquanto prosseguem em sua atividade profissional ou estudantil, mas também porque, em geral, os Cursos de Teologia tendem a ser mais focados na aplicabilidade prática dos conceitos, melhorando assim sua atuação.

 

 

O MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, não reconhece o curso de “Graduação Teológica Livre", tanto presencial como à distância. Os cursos de Graduação Teológica Livre, Mestrado e Doutorado são de caráter eclesiástico.

 

                    

 

 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

 

MATERIAL SERA ENVIADO VIA EMAIL E CREDENCIAL E CERTIFICADO E HISTÓRICO SERA ENVIADO VIA  RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA

 


 

Certificação

 

Os alunos que concluírem as disciplinas e demais atividades exigidas durante o curso, receberão o certificado emitido pelo SETEAD e a credencial de capelania.

 

 

O material é disponibilizado EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, enviamos ao aluno um e-mail com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde poderá fazer o download de cada uma delas, de forma que ficará a seu critério imprimir ou não.

 

 

RECEBA GRATUITAMENTE O SEU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO E HISTORICO ESCOLAR COM AS NOTAS E CARGA HORARIA NA SUA RESIDENCIA

 

 

 

CURSO DE DOUTORADO EM CAPELANIA TRANSCULTURAL

VALOR : 500,00

MATERIAS : 30

CARGA HORÁRIA : 1.600

 

 

GRADE CURRICULAR :

 

 

MATÉRIA ACONSELHAMENTO PASTORAL

2ºMATÉRIA ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA

MATÉRIA ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA

MATÉRIA CAPELANIA COMUNITARIA E SOCIAL

MATÉRIA CAPELANIA ESCOLAR

MATÉRIA CAPELANIA EVANGÉLICA

MATERIA CAPELANIA HOSPITALAR

8º MATÉRIA CAPELANIA INTERNACIONAL

MATÉRIA CAPELANIA PASTORAL

10º MATÉRIA CAPELANIA PÓS-DESASTRE

11ºMATÉRIA CONTEXTUALIZAÇÃO E MISSÕES

12º MATÉRIA COSMOVISÃO CRISTÃ

13º MATÉRIA COSTUMES E CULTURA

14º MATÉRIA DISCIPULADO

15º MATÉRIA ESTRATÉGIAS E MÉTODOS EM MISSÃO

16º MATÉRIA EVANGELHO E A CULTURA

17º MATÉRIA FUNDAMENTO BÍBLICO DA MISSÃO

18º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

19º MATÉRIA HISTÓRIA DO MOVIMENTO MISSIONÁRIO

20º MATÉRIA MISSÃO URBANA

21º MATÉRIA MISSÕES  SEM FRONTERIAS

22º MATÉRIA MISSÕES NA IGREJA LOCAL

23º MATÉRIA MISSÕES TRANSCULTURAIS

24º MATÉRIA MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS

25º MATÉRIA POVOS NÃO ALCANÇADOS

26º MATÉRIA PSICOLOGIA PASTORAL

27º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

28º MATÉRIA TEOLOGIA BÍBLICA DE  MISSÕES

29º MATÉRIA TEOLOGIA DE MISSÃO INTEGRAL

30º MATÉRIA TEOLOGIA PASTORAL

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.