Curso de Bacharelado em Geografia das Religiões

 

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Modalidades:

EAD,  On-line Via PDF; Não Regulamentado pelo MEC

 

 

 

 

A Geografia da Religião embora tenha surgido nos últimos anos em âmbito acadêmico e científico, não é um novo ramo dentro do pensamento geográfico como se pensa. Isso se dá pelo fato das primeiras correntes de pensamento, que foram contribuindo para a criação da geografia como disciplina. Nesse processo, foram desenvolvidas questões relevantes sobre o comportamento do homem no meio desencadeando de forma indireta, alguns conceitos na área de religião.

 

Abrangendo de forma inerente, o termo “Geografia da Religião” se enquadra na Geografia humana que procura assimilar o tema da religião, associado ao da ciência geográfica. Assim, há uma busca pelo melhor entendimento do fenômeno religioso como comportamento, cultura, postura intelectual e moral do homem, sem concernir a crença do mesmo ou introduzir doutrinas, outrossim, valoriza a diversidade religiosa da espécie humana e suas respectivas instituições.

 

Conforme Gil Filho (2009, p. 2), a Geografia e a Religião [...] por vezes, são compreendidas como saberes humanos diferentes, mas com muitas relações harmônicas. Nesse quesito, existem duas formas que se correlacionam: a religião normatiza o comportamento do homem em relação ao espaço; e, por sua vez, o conhecimento geográfico proporciona capacidades planejadas de atuação no mesmo espaço.

 

Geografia da Religião tem como objetivo principal estudar e avaliar o espaço das diferentes denominações, abordando o papel do sagrado e do profano na organização espacial. Assim, a junção de Geografia e Religião é viva, visível e totalmente positiva.

 

Geografia da religião é o nome dado a um ramo da Geografia humana que procura aplicar o tema da religião associado ao da geografia, buscando uma melhor compreensão da dinâmica do fenômeno da fé, aferindo a pluralidade religiosa da espécie humana. Seu estudo procura quantificar o espaço das diferentes denominações, abordando teoricamente o papel do sagrado e do profano na organização espacial do terreno.

 

Já em períodos mais distantes, no estudo da geografia hoje conhecida como clássica, havia uma preocupação com a distribuição das diversas crenças combinadas com a sua respectiva frequencia territorial, onde a religião se apresentava exclusivamente como produto da prática humana, e suas expressões faziam parte da cultura de cada um desses povos. Fora tal conceito básico, que ainda trazia o problema do etnocentrismo (o vício de se considerar a própria religião ou cultura como medida de todas as outras, "alienígenas"), a Geografia da religião ficava eclipsada por outras áreas da Geografia, como a urbana, a rural, política, etc.

 

Os primeiros estudos realizados nos Estados Unidos e Alemanha no início do século XX levavam em consideração o fenômeno religioso, sua distribuição e morfologia na paisagem cultural. A partir do fim da Segunda Guerra, porém, testemunha-se o aumento de interesse dos geógrafos pela análise das religiões no espaço social, tangenciando a Geografia tradicional bem como de suas correntes derivadas.

 

Apresentação

 

CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES estudam o  religioso nos seus múltiplos contextos histórico, social e cultural. Partindo da contribuição dos diversos instrumentais teóricos, oriundos das ciências humanas, procura, de forma interdisciplinar, analisar as diferentes manifestações, nas suas múltiplas contextualidades, que as religiões assumem na sua relação com a cultura e a sociedade.

 

O Curso tem como foco a noção de sagrado. Percorrerá uma linhagem de autores que se dedicaram a abordá-la tomando como ponto de partida a  e seus colaboradores lhe atribuíram. Nesse trajeto, um tema recorrente será o do sacrifício, que serviu várias vezes de apoio para elaborações sobre o sagrado. À medida que avançamos, perceberemos certos deslocamentos que conferem ao conceito uma ênfase sobre o que está associado ao encoberto, ao contagioso, ao transgressivo, ao violento, forçando a tomar o sagrado como uma força essencialmente ambivalente e com implicações sociais muito difusas.

 

Preparar professores, pesquisadores e profissionais interessados no fenômeno religioso na sociedade contemporânea para atuação nas suas áreas de atividade profissional. Refletir sobre o fenômeno religioso no âmbito do pluralismo moderno e enfatizar o diálogo interreligioso e ecumênico. Investigar, a partir de diferentes abordagens e ciências, a dimensão religiosa do ser humano em diálogo com os desafios antropológicos, éticos e sociais decorrentes do mundo moderno. Explicitar os fundamentos constitutivos da religião, em especial, com critérios da abordagem filosófica e psicológica, para melhor compreendê-la como fenômeno e experiência.

 

 

PÚBLICO ALVO:

 

Profissionais de egressos de cursos bacharelado e/ou licenciatura, acadêmicos que atuam diretamente ou indiretamente em escolas públicas ou privadas, instituições religiosas ecentros culturais e sociais.

 

Visa habilitar profissionais capazes de ver o mundo de maneira reflexiva e crítica, atuando na docência e visando a pesquisa e a produção de novos conhecimentos. Capacitar o profissional a ter uma opinião crítica sobre as diferentes correntes religiosas, sem no entanto, ater-se a determinado caminho religioso. O aluno será capaz de repassar esse conhecimento como docente ou trabalhando em locais próprios que requeiram este profissional. O perfil histórico do curso também permite ao aluno, atuar em assessorias de preservação histórica, bibliotecas ou museus.O curso contribui para a formação no âmbito profissional e também pessoal. A formação objetiva oferecer a compreensão da estrutura e diversidade dos fenômenos religiosos, primando pela capacitação profissional voltada para a formação de indivíduos que compreendam a si mesmo e o mundo ao seu redor.

 

 

 

OBJETIVOS:

 

Objetivo Geral

 

Formar docentes e pesquisadores altamente qualificados para atuar no campo do estudo do fenômeno religioso em suas relações com a sociedade brasileira. Construir espaços de estudos e análises sobre os elementos constitutivos da teoria e da prática do ensino e aprendizagem de História das Religiões objetivando explorar e construir instrumentos metodológicos para o desempenho de uma ação docente que perceba os fazeres histórico e pedagógico em sala de aula como campos de investigação e reflexão.

 

Objetivos Específicos

 

Verificar as contribuições do cristianismo em suas relações com a história para a construção das ideais religiosas da reforma do XVI.

Avaliar as contribuições das religiões para a sociedade brasileira nos campos da teologia, da filosofia, da ética,da educação, da política, da economia, etc.

Fomentar o surgimento de lideranças religiosas, sociais, culturais, políticas e empresariais em sintonia com as demandas científico-culturais e histórico-sociais de nosso tempo no campo religioso.

Estimular a pesquisa e a produção científica na área das Ciências da Religião e nas áreas relacionadas ao fenômeno do campo religioso em geral;

Formar docentes e pesquisadores altamente qualificados para atuar no campo do estudo do fenômeno religioso em suas relações com a sociedade brasileira.

Ampliar e aprofundar conhecimentos, estimular a capacidade criadora, aperfeiçoar a formação profissional e desenvolver métodos e técnicas de pesquisa no campo da História das Religiões.

Atender a demanda de conhecimentos sobre o tema da religião, estimulando a reflexão sistemática e a produção de pesquisas numa perspectiva pluridisciplinar e não-confessional.

 

Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em média de 03 (Três) a 12 (doze) meses.

 

No final do CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES

 

 

Professor de Filosofia da Religião;
Professor de Fenômeno Religioso;
Professor de Epistemologia do Fenômeno Religioso;
Professor de Cosmovisão das Religiões e dos Movimentos Religiosos;
Professor de Tradições Religiosas;
Professor de Metodologia do Ensino Religioso;
Professor de Diálogo Inter-Religioso;
Orientador geral de trabalhos de conclusão de cursos de Filosofia da Religião;
Escritor de livros, ensaios, crônicas, artigos, revistas da escola dominical, apostilas de cursos e seminários, estudos bíblicos;
Conferencista em convenções, igrejas, empresas, associações, seminários, e eventos afins em geral;
Orador motivacional;
Palestrante;
Consultor Organizacional;
Consultor acadêmico de faculdades e seminário teológicos;
Consultor na área de Filosofia da Religião;
Consultor de organismos culturais para o campo religioso;
Consultor de orgãos de comunicação para temas vinculados ao campo religioso.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

1º Difusão e a distribuição geográfica das principais religiões do mundo destacando as principais religiões monoteístas (crença em um só Deus): cristianismo, islamismo e judaísmo;

2º Geografia das religiões, diante de fatos e acontecimentos do mundo contemporâneo: a intolerância religiosa que é noticiada em jornais, revistas, televisão e outros meios de comunicação;

3º Origens, difusão, distribuição geográfica e contingente populacional, as principais rotas de dispersão das religiões;

4º Adeptos ou grupos de fiéis das religiosidades no Brasil e as diásporas (dispersão de povos em virtude de perseguição de grupos intolerantes) judaicas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

               
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

                                        

 

 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.


 

OBS: CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES

MATERIAS : 60

CREDITOS : 180

CARGA HORÁRIA : 3.600

VALOR: 500,00

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA A RELIGIÃO PÓS-MODERNA

2º MATÉRIA ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA

3º MATÉRIA AGONIA DAS RELIGIÕES

4º MATERIA ANTROPOLOGIA CULTURAL

5º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES

6º MATÉRIA APOLOGÉTICA AO ANTIGO TESTAMENTO

7º MATÉRIA APOLOGÉTICA AO NOVO TESTAMENTO

MATÉRIA AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

MATÉRIA AS SOCIEDADES SECRETAS

10º MATÉRIA BUDISMO

11º MATÉRIA CATOLICISMO

12º MATERIA CIÊNCIA E RELIGIÃO

13º MATÉRIA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

14º MATERIA COSMOLOGIA GREGA

15º MATÉRIA CRIACIONISMO E EVOLUVIONISMO

16º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

17º MATÉRIA ECUMENISMO

18º MATÉRIA EDUCAÇÃO RELIGIOSA

19º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

20º MATÉRIA ESOTERISMO

21º MATÉRIA ESPIRITISMO

22º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

23º MATERIA FENOMENOLOGIA DO ESPIRITO

24º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

25º MATERIA FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA

26º MATERIA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO

27º MATÉRIA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO

28º MATERIA GEOMETRIA SAGRADA

29º MATÉRIA HERESIOLOGIA

30º MATÉRIA HISTÓRIA GERAL DAS RELIGIÕES

31º MATÉRIA ISLAMISMO

32º MATÉRIA KARDECISMO

33º MATÉRIA MAÇONARIA

34º MATÉRIA MARKETING DAS RELIGIÕES

35º MATERIA METAFÍSICA CONTEMPORANEA

36º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

37º MATÉRIA MILENIO

38º MATÉRIA MITOLOGIA GERAL

39º MATÉRIA MORMONISMO

40º MATÉRIA MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS

41º MATÉRIA NOVA ERA

42º MATÉRIA OS FINAIS DOS TEMPOS

43º MATERIA PANORAMA DO FENÔMENO RELIGIOSO BRASILEIRO

44º MATÉRIA PSICANÁLISE   & RELIGIÃO

45º MATÉRIA PSICOGÊNESE DA RELIGIÃO

46º MATÉRIA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

47º MATÉRIA RACIONALISMO CRISTÃO

48º MATÉRIA RELIGIÃO E CIÊNCIA NO RENASCIMENTO

49º MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS

50º MATÉRIA RELIGIÕES E SEITAS

51º MATÉRIA RELIGIÕES MUNDIAIS

52º MATÉRIA RELIGIOSIDADE POPULAR

53º MATÉRIA SEITAS BRASILEIRAS

54º MATÉRIA SEITAS E HERESIAS

55º MATÉRIA SEITAS ORIENTAIS

56º MATÉRIA SIMBOLOS DO OCULTO

57º MATÉRIA SINCRETISMO RELIGIOSO

58º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

59º MATÉRIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

60º MATÉRIA UNICISMO

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.