Curso de Bacharelado em Filosofia da Educação

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 

A educação é uma das áreas que mais utiliza de meios filosóficos para poder ter uma atuação mais profunda e eficiente no momento da aprendizagem dos alunos em diversos níveis, Um bom professor deve ter tais conhecimentos para expandir suas formas de atingir os alunos, ganhando sua confiança, sua atenção e, acima de tudo, o seu respeito., Atualmente é concebida como uma nova forma de transmissão e aprendizagem, em que o professor e alunos estão engajados na descoberta e elaboração do conhecimento. O professor tem o papel de orientar o aluno na seleção e no processamento crítico das informações. O aluno deverá ter um trabalho de auto-aprendizagem acompanhado pelo professor. O estudo, assim, aparece como forma de pesquisa. Do mesmo modo que ocorre na Filosofia, o professor estimula o aluno a refletir e a buscar respostas. A Filosofia da Educação busca portanto, refletir a educação filosoficamente, assim como fornecer ferramentas para o ensino de filosofia na escola.

 

 

A filosofia possui diversos e variados significados e abordagens, mas acaba sendo definida na grande maioria dos casos como o estudo de problemas que são fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.Já a filosofia da educação pode ser considerada como o campo que se ocupa basicamente da reflexão sobre os processos educativos utilizados nos dias de hoje. Existem diversas teorias relacionadas a educação que acabam servindo de base para a construção do sistema de educação como um todo, e a filosofia acaba sendo de fundamental importância neste sentido.

 

O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, e vários pensadores dele se ocuparam.

 

 

Sobre o curso

 

O Curso de Bacharelado em Filosofia da educação , se volta à formação de professores da Educação Básica, buscando-se promover o desenvolvimento profissional de professores de Filosofia, principalmente no âmbito do ensino médio, momento em que a disciplina está presente nas escolas em geral. Tal iniciativa será realizada na modalidade de ensino a distância. 
 
 
O curso se dará com o(a) professor(a)-cursista buscando o conhecimento, socializando essa busca e os conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo em que exercita a reconstrução de saberes e práticas. A intenção é desenvolver um curso de formação pautado nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho.

 

Este curso é destinado as pessoas que desejam entender melhor a relação entre filosofia e educação. Ao longo deste programa de ensino os estudantes poderão ter acesso a uma série de informações relativas ao entendimento do que é Filosofia e como ela se relaciona com teorias educacionais.

 

 

Filosofia da Educação

 

O Curso de Bacharelado em Filosofia da Educação,  oferece a oportunidade de aprofundamento nas análises concernentes à Educação desde um olhar filosófico. Pensar a tarefa da Filosofia na educação, bem como buscar, a partir da reflexão filosófica, a compreensão das implicações  no âmbito da educação.

 

Considerando que a Filosofia está cada vez mais integrada ao ambiente escolar regular e com seu retorno como disciplina obrigatória no currículo do ensino médio, vemos a necessidade de ofertar este Curso a fim de ampliar as discussões e análises efetivamente filosóficas sobre a tarefa da Filosofia nos processos educativos.

 

O público alvo do curso são professores das Redes públicas e particulares ou recém formados, que buscam qualificação na área de Filosofia da Educação para atuarem em diversos níveis de Ensino. O curso busca incentivar os profissionais da área de educação e Filosofia a manterem-se atualizados e vinculados às pesquisas e discussões . é de qualificar os professores tendo como meta os alunos do ensino fundamental e médio, que passarão a contar com profissionais mais capacitados para lidar com questões filosóficas, especialmente na dimensão ética e política.

 

 

Objetivo Geral do Curso:

 

Capacitar professores que atuam nas Redes Pública ou Particular de Ensino e demais interessados para trabalharem com questões filosóficas relevantes em suas áreas de conhecimento, tanto no Ensino Fundamental como no Médio e Superior.

 

Objetivos específicos do Curso:

 

• Ampliar e atualizar os conhecimentos em Filosofia da Educação na História da Filosofia.

• Reconhecer questões filosóficas da atualidade que fazem parte do cotidiano das Escolas e saber conduzir sua discussão e análise.

• Discutir os conteúdos filosóficos apresentados nos livros didáticos dos diversos níveis de ensino.

• Atualizar as metodologias de ensino através de questões filosóficas fundamentais.

• Desenvolver a capacidade do profissional em propor, através de projetos, o desenvolvimento de questões filosóficas no universo escolar.

• Introduzir a necessidade de uma formação continuada em Filosofia da Educação.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

                            

 

AMPARO LEGAL :

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

 

OBS: O CURSO DE BACHARELADO EM FILOSFIA DA EDUCAÇÃO E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

 

 

 

FORMULÁRIO DO CANDIDATO.doc (122368)

 

 

O material é disponibilizado EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, enviamos ao aluno um e-mail com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde poderá fazer o download de cada uma delas, de forma que ficará a seu critério imprimir ou não.

 

 

RECEBA GRATUITAMENTE O SEU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO E HISTORICO ESCOLAR COM AS NOTAS E CARGA HORARIA NA SUA RESIDENCIA

 

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA PELO  SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

MATÉRIAS : 30

VALOR: 500,00 

CARGA HORÁRIA : 1.500

 

 

GRADE CURRICULAR :

 

 
 

1º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

2º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

3º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

4º MATERIA FILOSOFIA ANTIGA

5º MATERIA FILOSOFIA CONTEMPORANEA

6º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

7º MATERIA FILOSOFIA DA LINGUAGEM

8º MATERIA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORANEA

9º MATERIA FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA

10º MATÉRIA FUNDAMENTO DA FILOSOFIA

11º MATÉRIA FUNDAMENTOS  DA PRÁTICA PSICOPEDAGOGICA

12º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

13º MATERIA FUNDAMENTOS GERAIS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL

14º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

15º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

16º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

17º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR

18º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

19º MATERIA HISTORIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL

20º MATERIA HISTÓRIA DA FILOSOFIA

21º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

22º MATERIA METAFÍSICA CONTEMPORANEA

23º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

24º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

25º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

26º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

27º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

28º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

29º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

30º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUPERVISÃO ESCOLAR

31º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

32º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APREENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO

33º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

34º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

35º MATERIA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E AS DIFICULDADES APRENDIZAGEM

36º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

37º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

38º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

39º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

40º MATERIA TEORIA DO CONHECIMENTO

 

 

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.