Curso de Bacharelado em Arqueologia Bíblica

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC
CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e deliberação CEE 14/97.
Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99
O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
RECONHECIMENTO
É um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04, Parecer nº 64/2004 - CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 - MEC.citam que os cursos ditos "livres" não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.
O Programa do CURSO DE BACHARELADO EM ARQUEOLOGIA BÍBLICA , visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, É um curso completo com carga horária exaustiva e excelente ferramenta de conhecimento bíblico arqueológico. Ideal para quem precisa daquelas horas de atividade complementar no curso teológicobem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.
A arqueologia bíblica é um ramo da arqueologia especializado em estudos dos restos materiais relacionados direta ou indiretamente com os relatos bíblicos e com a história das religiões judaico-cristãs. Em nosso curso, além de tratarmos da Arqueologia Bíblica, também apresentaremos outros tipos de arqueologia, neste Nível 1. Entre vários assuntos estudaremos: Introdução; Arqueologia Bíblica; A historicidade e autenticidade dos registros bíblicos; A Alta Critica; Baixa Critica (Crítica Textual); História Critica Textual; Etapas da Crítica Textual; Arqueologia Bíblica como Disciplina; Espaço e Tempo; História da Arqueologia Bíblica; Algumas Descobertas Relevantes; Tipos de Arqueologia; Como é Feito uma Escavação Arqueológica; Como os arqueólogos trabalham para investigar os segredos do passado; Sítio Arqueológico; Ferramentas dos Arqueólogos; entre outros assuntos.

O arqueólogo explora e analisa materiais encontrados embaixo da terra para estudar a sociedade e as características que ajudaram a constituir as sociedades que conhecemos hoje. O desenvolvimento da arqueologia bíblica tem sido marcado por diferentes períodos da história da humanidade, e nesse curso estudaremos essas diferenças. Estudaremos: Introdução; Objetos de procedência conhecida, mas não provêm de escavações; Objetos de procedência desconhecida, discutida ou reprovada na Arqueologia Bíblica; Disciplinas Relacionadas com a Arqueologia Bíblica; Papirologia; Fragmentos de Cerâmica e Pergaminhos; Papiro; Confecção do papiro; O Túnel de Ezequias; Construção e História do Túnel de Ezequias; Função e Origem do Túnel de Ezequias; Estela de Tel Dan; Descobrimento Estela de Tel Dan; Datação segundo pesquisadores - Estela de Tel Dan; Texto da estela transliterado do aramaico para o alfabeto hebraico - Estela de Tel Dan; Opiniões minoritárias - Estela de Tel Dan; Opiniões de arqueólogos, egiptólogos e epígrafos - Estela de Tel Dan; Possível combinação dos três fragmentos
Conhecimentos gerais
Objetivo:
A avaliação de conhecimentos gerais na área de Teologia do Antigo Testamento tem por objetivo verificar a capacidade do aluno em tratar com os principais temas da área, bem como verificar o conhecimento fundamental das questões mais relevantes que dizem respeito ao estudo do Novo Testamento. A avaliação será por meio de questões dissertativas sem consulta a nenhum material.
OBJETIVO:
Constituem os objetivos específicos do curso:
1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.
2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência presente na religião.
3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana
4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.
5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.
6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.
8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.
9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).
10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.
Contate-nos
Notícias
Itens: 1 - 1 de 2
Etiquetas
A lista de etiquetas está vazia.