Curso de Segunda Licenciatura em Sociologia

 
 
 
 
 

 

 

Cursos :

 

O SETEAD EDUCACIONAL trabalha em parceria com IES (Instituições de Ensino Superior) devidamente credenciadas e com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

 

 

 

 

Descrição :

 

Se aprofunda em uma área do conhecimento dominada por três grandes áreas: a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. O ser humano sempre se organizará em grupos e será parte de um vasto campo de estudo para o cientista social quanto a hábitos, costumes, conflitos, estruturas familiares, religiosas e econômicas.
 
 
Objetivo :

Formação de um profissional capaz de analisar a realidade social em seus múltiplos aspectos, possibilitando a atuação competente nos contextos da Educação Básica. O licenciado assumirá uma postura crítica e reflexiva na sua prática pedagógica a partir de uma formação teórica sólida, entendida como suporte para a pesquisa e para a análise dos fenômenos sociais.
 
 
Público Alvo :

Portadores de diplomas de licenciatura.
 
 
 
Conteúdo Programático 1º período


Antropologia: Elementos para a Compreensão da Cultural
Ementa: O objeto da antropologia; história da antropologia; etnografia; cultura; organização da antropologia. A antropologia em Franz Boas, Malinowski, Durkheim, Mauss, Claude Lévi-Strauss, Radcliffe-Brown, Clifford Geertz; Antropologia social, cultural, estrutural e sistêmica. Religião como sistema simbólico a partir de Geertz.

Elementos Históricos e Filosóficos das Ciências Sociais
Ementa: Estudo das principais correntes filosóficas que fundamentaram a modernidade europeia: Racionalismo e Empirismo. Os antecessores das Ciências Sociais: Montesquieu, Rousseau e Comte. O Iluminismo e o advento da razão. Definição do fato social: distinção entre problema social e sociológico; Observação e explicação de fatos sociais; Exterioridade versus interioridade em ciência social; Distinção entre determinação sociológica e psicológica; Solidariedade Mecânica e Orgânica; A questão do ensino da sociologia a partir do positivismo e sua aplicação ao campo da educação e contribuições ao conhecimento sociológico, político, econômico e cultural.

Formação Cidadã
Ementa: Analisa os diversos tipos de conhecimento, enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação. Por meio de um projeto integrador, desenvolve ações referentes à prática de ensino, utilizando a escola como espaço de investigação.


Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos
Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.


2º período


Estágio Supervisionado
Ementa: Orienta e supervisiona o desenvolvimento do estágio profissional obrigatório junto a escolas da rede pública e privada de ensino básico.

História e Filosofia das Ideias Políticas: Liberalismo e Marxismo
Ementa: História e filosofia das ideias políticas entre os séculos 19 e 20. Liberalismo, utilitarismo; Marx e o movimento socialista e a democracia; a crítica elitista à democracia.

História e Filosofia das Ideias Políticas no Mundo Moderno
Ementa: Reflete a gênese e estrutura do Estado Moderno e a construção do pensamento político mediado por esse momento histórico, com ênfase na concepção de poder político desenvolvida por Maquiavel. Introduz o aluno ao universo das elaborações sobre o Estado moderno, o fenômeno do poder político e as relações entre governante e sociedade de Maquiavel. Discute a vigência ou não das elaborações de Maquiavel na atualidade.

Teoria Sociológica e o Ensino de Sociologia: Marx e Engels
Ementa: A concepção materialista da história; o idealismo e o materialismo histórico; forças produtivas e as relações sociais de produção; modos de produção; sociedade capitalista: mercadoria, força de trabalho e mais valia; acumulação de capital e exército de reserva, fetichismo e alienação; ideologia; classes sociais. A questão do ensino de sociologia a partir do pensamento marxista e a sua aplicação ao campo da educação e contribuições ao conhecimento sociológico, político, econômico e cultural.

Teoria Sociológica e o Ensino de Sociologia: Max Weber
Ementa: Questões teóricas e metodológicas em Max Weber. A sociologia compreensiva e seus elementos sociológicos básicos; a noção de “objetividade” nas Ciências Sociais e o tipo ideal. Ética religiosa e processo de racionalização. O processo de racionalização e o desencantamento do mundo. Ciência e Política duas vocações. Dominação e legitimidade. A sociologia da religião. O ensino da sociologia a partir do pensamento weberiano e sua aplicação ao campo da educação e contribuições ao conhecimento sociológico, político, econômico e cultural.


3º período


Educação, Inclusão e Libras
Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.


História e Filosofia das Ideias Políticas: Mundo Contemporâneo
Ementa: Apresenta as principais teorias da democracia: a corrente elitista (Schumpeter), a marxista (Marx) a pluralista (Dahl), bem como contribuições contemporâneas, como as de Habermas e Pateman. Teorias contemporâneas da democracia; a sociedade no século 20 diante dos totalitarismos; Enfatiza os processos de conformação histórica das modernas democracias liberais-representativas, seu significado, limites e possibilidades. Totalitarismo no século XX.

Sociologia do Trabalho
Ementa: Debate os conceitos fundamentais sobre a organização das relações de trabalho na sociedade capitalista e sua necessidade de constante transformação. Aborda a transição entre o modo de organização fordista para o fundado nos elementos do toyotismo e as consequentes alterações no mundo do trabalho a partir da perspectiva de diferentes autores. Debate sobre as mudanças recentes na organização da produção capitalista colocam novos e diferentes desafios para a organização sindical da classe trabalhadora no mundo e brasileira. Debate as diversas configurações assumidas pelo trabalho: a ampliação dos serviços terceirizados, do trabalho parcial, autônomo, cooperado, a relação entre mercado formal e informal do trabalho. Discute o papel da força de trabalho feminina no mundo do trabalho e o desmonte dos direitos trabalhistas do período anterior.

Teorias Sociológicas Contemporâneas e Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Aborda as reflexões das principais correntes da teoria social contemporânea, com particular ênfase para os enfoques de Antonio Gramsci, Anthony Giddens e Pierre Bourdieu. Por meio desses autores serão discutidos os problemas da relação entre estrutura e superestrutura, estrutura e agência simbolização e práticas sociais. A questão do ensino da sociologia a partir das teorias sociológicas contemporâneas e sua aplicação ao campo da educação e contribuições ao conhecimento sociológico, político, econômico e cultural.
Contribui para a redação e orientação do trabalho de conclusão do curso.
 

 

CURSO DE SEGUNDA LICIENTURA EM SOCIOLOGIA

CARGA HORÁRIA : 2.800

TEMPO : 18 MESES

VALOR : 19 x R$185,00

 
 

Deverá ser anexado na matrícula do aluno a documentação do mesmo:

 

 

1.         Copia do rg.

2.         Certidão de casamento ou nascimento

3.         Foto 3x4

4.         Copia cpf

5.         Histórico escolar ensino médio ou superior

6.         Diploma ensino superior ou certificado de ensino médio

7.         Reservista para homens

8.         Titulo de eleitor

9.         Comprovante de residência

 

 

FICHA DE CADRASTO.doc (102,5 kB)

 

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