CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NIVEL SUPERIOR

 
 
 
 
 

 

 

 

Cursos :

 

O SETEAD EDUCACIONAL trabalha em parceria com IES (Instituições de Ensino Superior) devidamente credenciadas e com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

 

Descrição :

 

O curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica permite ao profissional uma qualificação na área, através de conteúdos que apresentam fundamentações e estratégias, auxiliando na reflexão voltada a prática pedagógica com ênfase na docência do ensino profissional e tecnológico.

Os profissionais que optarem por essa Pós-Graduação terão uma maior capacidade de desenvolver a reflexão e a qualificação da prática pedagógica, para que aperfeiçoem seu trabalho com as exigências desse mercado.

 

Tipo :

Área de Pós-graduação

 

Modalidade :

 

Distancia

 

Publico alvo :

 

Profissionais licenciados ou bacharéis das diversas áreas do conhecimento que desejam atuar como docente em cursos de nível técnico, médio ou médio/técnico, além do Ensino Superior, seja da rede pública ou privada, e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

 

Duração :

12 meses


Objetivo :

 

Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
Ampliar na perspectiva de trabalho, qualificando o profissional em suas atividades;
Proporcionar aprofundamento teórico acerca do ensino profissional, e suas políticas públicas.

 

 
 
Autorização :
 
MEC PORTARIA Nº 1.070
 
Reconhecimento :
 
Res.CNE/CES 1/07 MEC
 

 

 

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NIVEL SUPERIOR

CARGA HORÁRIA : 474

TEMPO : 12 MESES

VALOR : 13 x R$ 99,99

 

 

Conteúdo Programático :

 

MODULO DISCIPLINAS

1) FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE – 30 HORAS
 
Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.


2) MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – 30 HORAS
 
Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas organizações modernas; a exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes; o relacionamento interpessoal e a gestão de conflitos; o planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; linguagens e leituras no mundo contemporâneo por meio das noções de hipertexto, hiperleitura e leituras fragmentadas.


3) LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – 30 HORAS
 
A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. A legislação do ensino em âmbito nacional. Legislação educacional conforme a Constituição Federal, Estaduais e as Leis orgânicas Municipais. A identidade e especificidades dos níveis de ensino. Aspectos Legais do Regimento Escolar. PNE.


4) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 30 HORAS
 
Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.


5) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR – 48 HORAS
 
Compreensão do cotidiano e do processo didático; didática como prática educativa na sociedade; ensinar e aprender; a aula como um ato interativo; prática educativa, pedagógica e didática; planejamento de ensino; a prática pedagógica e a avaliação diagnóstica e transformadora; pressupostos e características da didática; o contexto da prática pedagógica; a dinâmica da sala de aula; construção da proposta pedagógica.


6) PROFISSÃO DOCENTE – 42 HORAS
 
Representações sobre a docência; formação profissional reflexiva; competências para ensinar. A (des)construção da identidade docente. História da profissão docente. Ser professor: angústias e dilemas. Profissão docente, ciência interdisciplinar e representações sociais. Formação inicial e formação continuada. O professor reflexivo. O professor inicianteCompetências para ensinar.


7) POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO – 55 HORAS
 
Contexto nacional da educação. Cidadania plena, democracia, governabilidade e globalização. LDB – histórico. Os RCNEIs e os PCNs. Perspectivas para a educação e o novo PNE. Avaliação pública na educação.


8) AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM – 51 HORAS
 
A avaliação frente ao respeito étnico, cultural, filosófico e político; avaliação institucional e planejamento; as políticas públicas de avaliação; SAEB – histórico, objetivo, reflexão crítica; avaliação e abordagem na proposta pedagógica; avaliação da aprendizagem: conceito, objetivos, formas e apresentação de resultados.


9) ÉTICA E FORMAÇÃO DO EDUCADOR – 71 HORAS
 
A proposta básica é refletir sobre a ética e a responsabilidade profissional, funcionando como uma introdução ao tema para pessoas que desejam conhecer as ideias sobre ética e moralidade dentro das profissões. A Crise de Valores na Sociedade e a Ética. A Sensibilidade e o Comportamento Moral. A Razão e o Comportamento Moral. Campo Ético e Senso Moral. O Nascimento da Ética: ética e história. Os Valores, Decisões, e Ações que nos tornam Humanos. Conhecimentos Necessários para a Conduta Pessoal e Profissional. O Juízo Moral e a Ética. A Evolução do Juízo Moral e o Agir Adulto. O Fundamento Social na Moral e na Ética. Aprendizado da Moral e da Ética. A Universalidade da Ética e os Conflitos Morais. Práticas Sociais, Morais, Éticas e o Cidadão. A Ética e a Ação Profissional.


10) FUNDAMENTOS GERAIS DA EDUCAÇÃO – 27 HORAS
 
Refletir sobre pontos que julga-se ideal para o desenvolvimento do educando e o real frente a operacionalização em sala de aula. O educando como um ser reflexivo e atuante na sociedade frente os desafios da escola, como instrumentalizar e aliar o meio social e a educação, considerando a prática pedagógica e a diversidade humana.




MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 60 horas

Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico, escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação presentes no Manual de TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
Apresentação do artigo científico perante uma Banca Examinadora composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.
 
CARGA HORÁRIA TOTAL: 474 HORAS

 

Deverá ser anexado na matrícula do aluno a documentação do mesmo:

 

1.         Copia do rg.

2.         Certidão de casamento ou nascimento

3.         Foto 3x4

4.         Copia cpf

5.         Histórico escolar ensino médio ou superior

6.         Diploma ensino superior ou certificado de ensino médio

7.         Reservista para homens

8.         Titulo de eleitor

9.         Comprovante de residência

 

FICHA DE CADRASTO.doc (102,5 kB)

 

 

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