Curso de Pós Doutorado em Teologia Bíblica

 

 

 

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

O que é a teologia bíblica?

 

A teologia bíblica é o estudo das doutrinas da Bíblia, organizado de acordo com sua cronologia e fundo histórico. Em contraste com a teologia sistemática, que classifica a doutrina de acordo com tópicos específicos, a teologia bíblica mostra o desenrolar da revelação de Deus à medida que progredia através da história. A teologia bíblica pode procurar isolar e expressar os ensinamentos teológicos de uma porção específica da Escritura, tal como a teologia do Pentateuco (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento) ou a teologia contida nos escritos de João, etc. Ou pode se concentrar em um determinado período de tempo, como a teologia dos anos do reino unificado. Um outro ramo da teologia bíblica pode estudar um assunto ou tema específico na Bíblia: um estudo sobre "o remanescente", por exemplo, pode pesquisar como esse tema é introduzido e desenvolvido ao longo da Escritura.

Muitos creditam J. P. Gabler, um estudioso bíblico alemão, com o início do campo da teologia bíblica. Ao ser inaugurado a uma cadeira de mestre em 1787, Gabler pediu uma distinção nítida entre a teologia dogmática (sistemática ou doutrinária) e a teologia bíblica. Para Gabler, a teologia bíblica devia ser estritamente um estudo histórico do que se acreditava e ensinava nos vários períodos da história bíblica, independentemente das considerações modernas denominacionais, doutrinais, filosóficas ou culturais. Em geral, os princípios que Gabler propôs estavam corretos e influenciaram o desenvolvimento da teologia bíblica por muitos anos.

No entanto, deve-se ressaltar que não há tal coisa como um estudo da Bíblia com total objetividade. Todo intérprete traz certos pressupostos para a tarefa. Essas pressuposições têm uma influência considerável sobre o processo de interpretação das Escrituras. Como resultado, o campo da teologia bíblica é bem diversificado com todas as opiniões e variações imagináveis do que a Bíblia ensina. A teologia bíblica é totalmente dependente da hermenêutica do teólogo. Os métodos empregados na interpretação das Escrituras são fundamentalmente importantes para a teologia bíblica. A teologia bíblica de alguém não pode ser melhor do que os seus métodos usados para interpretar as Escrituras.

Aqui está uma diferença básica entre a teologia sistemática e bíblica: a teologia sistemática pergunta: "O que a Bíblia como um todo diz sobre os anjos?" e então examina todas as passagens que dizem respeito a seres angélicos, tira conclusões e organiza toda a informação em um corpo de verdades chamado de "angelologia". O produto final é, de Gênesis a Apocalipse, a totalidade da verdade revelada por Deus sobre o assunto.

A teologia bíblica pergunta: "Como a nossa compreensão dos anjos se desenvolveu ao longo da história bíblica?" e então começa com os ensinamentos do Pentateuco sobre anjos e traça a revelação progressiva de Deus sobre esses seres ao longo da Escritura. Ao longo do caminho, o teólogo bíblico tira conclusões sobre como o pensamento das pessoas sobre os anjos possa ter mudado à medida que mais e mais verdade foi revelada. A conclusão de tal estudo é, naturalmente, uma compreensão do que a Bíblia tem a dizer sobre os anjos, mas também coloca esse conhecimento no contexto do "quadro maior" da revelação total de Deus. A teologia bíblica nos ajuda a ver a Bíblia como um todo unificado, e não como uma coleção de pontos doutrinais não relacionados.

 

 

Apresentação

 

A criação do Programa de Pós Doutorado em Teologia Bíblica.

 

O Programa do SETEAD à distância , visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, bem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.

 

PUBLICO ALVO:

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se aprofundar expressivamente no conhecimento, Teológico, Linguístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa a pesquisa científica com a finalidade de formar professores com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: Fazendo o distância .

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus.

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

DURAÇÃO DO CURSO:

 

Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em média de 03 (Três) a 12 (doze) meses.

 

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

               
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

                                        

 

I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião, História e Sociedade.

 

Esta área concentra seus estudos na busca sistematizada da religião, como fenômeno humano na história. A maneira como os historiadores registraram a religião, como parte da vida social, como ela influenciou e influencia os vários setores da cultura e do cotidiano, serão temas centrais de estudos. Entende-se a sociedade como locus de expressão da religião ao mesmo tempo em que sofre sua influência.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Estudos Interdisciplinares sobre o Campo Religioso Brasileiro.

 

Nesta Linha de Pesquisa estuda-se acerca da formação da sociedade brasileira, a partir da perceptiva da História Social, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Filosofia, tendo em vista a presença das diversas religiões, com seus ajustes e conflitos, como panorama para o estudo e compreensão da formação do campo religioso brasileiro na atualidade, tendo como referencial teórico as propostas entre outras, de Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu e Peter Berger. Dar-se-á relevância à busca dos traços da tradição cristã na formação da sociedade brasileira. Será relevante para esta linha de pesquisa o diálogo e as aplicações da tradição Cristã Reformada com os diversos aspectos culturais da sociedade brasileira.

 

II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião e Cultura.

 

Nesta área, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relação à estrutura dos elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Cultura e Sistemas Simbólicos.

 

Esta linha de pesquisa discute os conceitos básicos de antropologia como a noção de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vários sistemas simbólicos, objetos do fazer antropológico como parentesco, as relações econômicas, a arte, a ciência, está também a religião.

 

As Áreas de Concentração

 

Mestrado são compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.

 

As Linhas de Pesquisa

 

são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.

 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.


 

OBS: O CURSO E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

CURSO DE PÓS DOUTORADO  EM TEOLOGIA BÍBLICA

MATERIAS : 30

VALOR: 500,00

CARGA HORÁRIA: 1.600

 

 

GRADE CURRICULAR :

 

 

1º MATÉRIA BIBLIOLOGIA AVANÇADA

2º MATÉRIA CANON ANTIGO TESTAMENTO

3º MATÉRIA EPISTOLAS GERAIS

4º MATÉRIA EPISTOLAS PAULINAS

5º MATÉRIA ESCATOLOGIA BIBLICA

6º MATÉRIA ESCRITOS APOSTÓLOS

7º MATÉRIA EVANGELHOS  SINÓTICOS

8º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA

9º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

10º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

11º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

12º MATÉRIA GREGO KOINE

13º MATÉRIA HEBRAICO

14º MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA

15º MATÉRIA HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO

16º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS

17º MATÉRIA LIVROS POÉTICOS

18º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

19º MATÉRIA PANORAMA BÍBLICO

20º MATÉRIA PENTATEUCO

21º MATÉRIA TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

22º MATÉRIA TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

23º MATÉRIA TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO

24º MATÉRIA TEOLOGIA DOGMÁTICA

25º MATÉRIA TEOLOGIA PATRÍSTICA

26º MATÉRIA TEOLOGIA PAULINA

27º MATÉRIA TEOLOGIA REFORMADA

28º MATÉRIA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

29º MATÉRIA TEONTOLOGIA

30º MATÉRIA TIPOLOGIA BÍBLICA

 

 

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