Curso de Pós Doutorado em Teologia Antigo Testamento

 

 

 

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

 

O Antigo Testamento é mais que uma história religiosa da nação de Israel. É mais que um álbum de retratos de heróis da fé. É mais ainda que um ponto de partida teológico e profético para o Novo Testamento. Muito mais que tudo isso, o Antigo Testamento é a revelação inspirada da própria natureza e do caráter de Deus, bem como do significado da história. Como o autor – renomado estudioso do Antigo Testamento – escreve em seu prefácio, cada frase desse escrito está “repleta de teologia e digna de reflexão”.    

 

Teologia do Antigo Testamento é o resultado de décadas de reflexão com base em extenso conhecimento da língua hebraica, no que de melhor há em estudos críticos, na compreensão profunda do conteúdo e do espírito do Antigo Testamento e em uma convicção genuinamente ortodoxa. Adotando um enfoque narrativo e cronológico para com o texto, Waltke emprega a crítica retórica para esclarecer a teologia de cada narrador bíblico. Por meio de um estudo cuidadoso, mostra que o tema unificador do Antigo Testamento é o “irrompimento do reino de Deus”. Esse tema ajuda o leitor a compreender melhor não só o Antigo Testamento, mas também o Novo, bem como a continuidade entre os Testamentos, e a melhor compreender, por fim, o próprio Deus e a nós mesmos.

 

A teologia do Antigo Testamento é o estudo do que Deus revelou sobre Si mesmo no Antigo Testamento. O sistema da teologia do Antigo Testamento toma as várias verdades que os livros do Antigo Testamento nos ensinam sobre Deus e as apresenta de forma organizada. A revelação de Deus de Si mesmo começa em Gênesis 1:1: "No princípio, criou Deus os céus e a terra". O pressuposto de Deus e Seu trabalho criativo é algo que todos os crentes aceitam pela fé e é enfatizado em toda a Escritura – de Gênesis até Apocalipse.
 

A teologia do Antigo Testamento é um estudo rico e gratificante sobre o que Deus revelou de Si mesmo, Seu caráter, Seus atributos, etc., no Antigo Testamento. O Antigo Testamento centra-se principalmente no relacionamento de Deus com os judeus, começando com o chamado de Abraão em Gênesis 12. Ele escolheu Israel e fez uma aliança com eles a fim de transmitir a Sua mensagem ao mundo, culminando com a vinda do Messias para nos salvar de nosso pecado. Através do Seu relacionamento com os judeus, Deus abençoou o mundo inteiro (Gênesis 12:3). O Antigo Testamento narra a revelação progressiva de Deus de Si mesmo, especificamente ao Seu povo escolhido, mas também aos de sucessão gentia, para que possamos aprender quem Ele é e o Seu plano no mundo. No próprio coração do Antigo Testamento está entrelaçada a ideia de uma aliança entre Deus e o homem: a primeira foi feita com Adão e outras com Noé, Abraão, a nação de Israel e Davi.
 

A teologia do Antigo Testamento é fundamental para a nossa compreensão de Deus e de Seus propósitos no mundo. As sementes das doutrinas da expiação substitutiva, salvação, eleição, santidade, misericórdia, julgamento e perdão são encontradas no Antigo Testamento. Um estudo da teologia do Antigo Testamento inclui uma olhada na teologia própria, antropologia e escatologia, entre outros assuntos vitais.

 

O Programa do CURSO DE PÓS DOUTORADO EM TEOLOGIA ANTIGO TESTAMENTO, visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, bem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.

 

 

Conhecimentos gerais

 

Objetivo

 

A avaliação de conhecimentos gerais na área de Teologia do Antigo Testamento tem por objetivo verificar a capacidade do aluno em tratar com os principais temas da área, bem como verificar o conhecimento fundamental das questões mais relevantes que dizem respeito ao estudo do Novo Testamento. A avaliação será por meio de questões dissertativas sem consulta a nenhum material.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa a pesquisa científica com a finalidade de formar professores com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: Fazendo o distância .

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus.

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

DURAÇÃO DO CURSO:

 

Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em média de 03 (Três) a 12 (doze) meses.

 

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

               
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

                                        

 

 

I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião, História e Sociedade.

 

Esta área concentra seus estudos na busca sistematizada da religião, como fenômeno humano na história. A maneira como os historiadores registraram a religião, como parte da vida social, como ela influenciou e influencia os vários setores da cultura e do cotidiano, serão temas centrais de estudos. Entende-se a sociedade como locus de expressão da religião ao mesmo tempo em que sofre sua influência.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Estudos Interdisciplinares sobre o Campo Religioso Brasileiro.

 

Nesta Linha de Pesquisa estuda-se acerca da formação da sociedade brasileira, a partir da perceptiva da História Social, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Filosofia, tendo em vista a presença das diversas religiões, com seus ajustes e conflitos, como panorama para o estudo e compreensão da formação do campo religioso brasileiro na atualidade, tendo como referencial teórico as propostas entre outras, de Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu e Peter Berger. Dar-se-á relevância à busca dos traços da tradição cristã na formação da sociedade brasileira. Será relevante para esta linha de pesquisa o diálogo e as aplicações da tradição Cristã Reformada com os diversos aspectos culturais da sociedade brasileira.

 

II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião e Cultura.

 

Nesta área, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relação à estrutura dos elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Cultura e Sistemas Simbólicos.

 

Esta linha de pesquisa discute os conceitos básicos de antropologia como a noção de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vários sistemas simbólicos, objetos do fazer antropológico como parentesco, as relações econômicas, a arte, a ciência, está também a religião.

 

As Áreas de Concentração

 

Mestrado são compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.

 

As Linhas de Pesquisa

 

são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.

 


 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.


 

OBS: O CURSO DE DOUTORADO E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

 

 

CURSO DE PÓS DOUTORADO EM TEOLOGIA ANTIGO TESTAMENTO

MATERIAS : 30

CARGA HORÁRIA : 1.800

VALOR : 600,00

 

GRADE CURRICULAR : 

 

1º  MATÉRIA  ANTIGO TESTAMENTO

2º MATÉRIA A SOCIEDADE DE ISRAEL

3º MATÉRIA APOLOGÉTICA AO ANTIGO TESTAMENTO

4º MATÉRIA ARQUEOLOGIA BÍBLICA

5º MATÉRIA CANON ANTIGO TESTAMENTO

6º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

7º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO

8º MATÉRIA FUNDAMENTOS  DO ANTIGO TESTAMENTO

9º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

10º MATÉRIA HEBRAICO

11º MATÉRIA HISTÓRIA  DO POVO DE DEUS

12º MATÉRIA HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO

13º MATÉRIA HISTÓRIA DO ALFABETO HEBRAICO

14º MATÉRIA HISTÓRIA DOS HEBREUS

15º MATÉRIA HISTÓRIA DOS JUDEUS NO BRASIL

16º MATÉRIA HISTÓRIA JUDAICA

17º MATÉRIA LITURGIA JUDAICA

18º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS

19º MATÉRIA LIVROS POÉTICOS

20º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

21º MATÉRIA MITOLOGIA DOS POVOS ANTIGOS

22º MATÉRIA O MUNDO DO ANTIGO TESTAMENTO

23º MATÉRIA PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO

24º MATÉRIA PENTATEUCO

25º MATÉRIA PROFETAS MAIORES

26º MATÉRIA PROFETAS MENORES

27º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

28º MATÉRIA TEISMO A DOUTRINA DE DEUS

29º MATÉRIA TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO

30º MATÉRIA TEOLOGIA DOGMÁTICA

 

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.