Curso de Formação de Professor em Geografia Bíblica

 
 
 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99

 

 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

O Programa do CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM GEOGRAFIA BÍBLICA , visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, É um curso completo com carga horária exaustiva e excelente ferramenta de conhecimento bíblico arqueológico. Ideal para quem precisa daquelas horas de atividade complementar no curso teológico Geografia Bíblica é a parte da Geografia Geral que estuda as terras e os povos bíblicos e conduz à História Bíblica.Um exame, mesmo superficial, mostrará que a cada passo, a Bíblia menciona terras, povos, montes, cidades, vales, rios, mares e fenômenos físicos da natureza.Com este curso o aluno terá o conhecimento necessário das terras bíblicas para situar os acontecimentos históricos no espaço geográfico no qual eles estiveram inseridosbem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.

 

Aplicação dos princípios do professor atuante em EaD

 

 

O orientador/mediador intelectual é aquele que usa os meios tecnológicos disponíveis para ajudar na escolha das informações mais importantes para o aluno; que procura adaptar essas informações aos seus contextos de vida e ajuda a ampliar o grau de compreensão de tudo e a integrá-lo em novas sínteses.

 

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA GEOGRAFIA BÍBLICA

 

Ao analisarmos algumas passagens da Bíblia, vemos muitos relatos onde estas foram escritas, mostrando que a geografia dos países, (ou Bíblica em questão), nos dá uma linha de raciocínio a modo claro para sua interpretação.

É muito importante o estudo geográfico da Bíblia, pois de cada país podemos extrair, por exemplo: A sua localização geográfica, língua de origem (observar se o mesmo dialeto ainda existe, ou hoje já se fala em outra língua diferentemente da época em que a Bíblia foi escrita) – Caso o país ainda exista, as características físicas e históricas, sem esquecer também das (os) grandes personalidades que passaram pelo período em questão estudado.

Este modo de estudo nos dá um auxílio de visão também espiritual, tendo como exemplo principal o país do Egito, embora fosse uma das civilizações mais importante do oriente médio, para o estudo Bíblico também, concentrando sua narrativa nos cinco primeiros livros. Pois a nação de Israel viveu ali de modo pacifico até a morte de José, depois disto sendo escravizada e por fim libertada por Moisés e como esta civilização influenciava o povo de Deus (os judeus) em alguns dos seus fracassos espirituais. (Gn. 46 a Êx. 19).

Outro ponto importante para destacar é a sobrevivência (existência) de alguns países, ou mudança de nome como, por exemplo, a Pérsia que também teve grande participação nos escritos Bíblicos, que hoje se chama Irã.

Não deixando de comentar a riqueza de detalhes e informações que a Palestina dispõe para interpretarmos corretamente as passagens Bíblicas, e sua imensidão de recursos naturais que nos dão maior clareza a respeito do texto estudado como, por exemplo: suas planícies, seus vales, montes, rios e mares que onde ainda hoje desperta o interesse do turismo cristão para pessoas verem os locais “ditos sagrados” por onde discorreu os últimos e maiores eventos Bíblicos, sobre o nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo.

Orientador/mediador emocional – mesmo a distância, o professor tem de motivar, estimular, incentivar e organizar os limites, com equilíbrio, credibilidade, autenticidade e empatia.

 

Orientador/mediador gerencial e comunicacional – é o principal elo entre o aluno, a instituição e os demais atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem a distância. Planeja constantemente e orienta o aluno para usar as mais variadas formas de comunicação e expressão.

 

Orientador ético – como em qualquer processo de ensino e aprendizagem, o professor a distância tem também a importante responsabilidade de conduzir esse processo mediante a adoção de valores e atitudes que contribuam para o desenvolvimento de valores individuais e coletivos numa perspectiva ética e construtiva.

 

Diferenciais:

 

Metodologia transversal centrada na autorreflexão sobre as práticas inclusivas em espaços de educação formal e não formal e, também, sobre as experiências pedagógicas que englobem atividades nas quais o cuidar e o educar aconteçam harmoniosamente.

 

OBJETIVOS DO CURSO 

 

Contribuir para uma melhor compreensão de questões relacionadas ao Oriente Médio, desde a Antigüidade até nossos dias Identificar os diversos povos que habitaram as regiões da Palestina na Antigüidade Relacionar o Mundo Bíblico, regiões do Mundo Antigo e configuração atual do Oriente Médio Compreender os domínios e impérios da Antigüidade em sua extensão e importância Analisar a luz da Bíblia, as características históricas do Oriente Médio, para compreender os conflitos atuais

 

Através da Geografia Bíblica Podemos localizar os relatos no espaço e no tempo Compreender as regiões nas quais ocorreram os fatos relatados na Bíblia Sociedades que viveram nestas épocas Lugares específicos indicados no texto bíblico e suas atuais localizações geográficas

Qualifica você, educador, para atuar a partir das características do universo infantil e da condição sociocultural da criança, com amplo conhecimento sobre esta fase da vida, o ato de educar, a aprendizagem e suas teorias. Apresenta também práticas relacionadas ao trabalho pedagógico em sala de aula na educação infantil e discute projetos educacionais, com abordagem interdisciplinar, que incentivem a curiosidade, o questionamento, a inventividade e o conhecimento das crianças. Você sai pronto para vencer e se destacar em sua carreira profissional.

 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.

 

Justificativa:   

 

O educador  cristão precisa ter em mente que seu trabalho antes de tudo é um ministério ,ou seja  é servir o corpo de Cristo por meio de ensino , em  uma definição simples " a educação cristã" , é ministério de levar o crente á maturidade cristã ,  é essencial para qualificação de um professor  é interesse pelo  aluno   e o desejo de servi-lo e ajuda-lo , buscando seu bem-estar ,o  educador cristão deve ser motivado  pelo amor  tendo em seu coração um desejo crescente de ver as pessoas crescendo na fé .

 

Jesus o Mestre por excelência é nosso grande exemplo ele  amou á todos se interessou pelos problemas  humanos  e sempre buscou fazer alguma coisa para solucionar e repetidamente dizia  que tinha vindo para servir e não para ser servido , assim sendo educar no ponto de vista cristão é um compromisso não apenas com a qualidade  do conteúdo , a eficácia do método educacional , e a quantidade de recursos  didáticos , mas sim no desenvolvimento e progresso do aluno ajudando desenvolver seu potencial e talentos concedidos por Deus , prepara-lo para interagir no meio á qual vive e com situações cotidianas com criatividade e compromisso com a palavra de Deus. Para nos tornarmos verdadeiramente educadores cristãos é preciso compreender o valor e a responsabilidade do ministério do ensino, e uma disposição continua para autoavaliação e busca de aperfeiçoamento .

 

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa a pesquisa científica com a finalidade de formar professores com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: Fazendo o distância .

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus.

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

DURAÇÃO DO CURSO:

 

Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em média de 03 (Três) a 12 (doze) meses.

 

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

               
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

                                        

 

 

OBS: O CURSO E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 
 

O material é disponibilizado EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, enviamos ao aluno um e-mail com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde poderá fazer o download de cada uma delas, de forma que ficará a seu critério imprimir ou não.

 

 

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CURSO  DE  FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM GEOGRAFIA  BÍBLICA

MATERIAS : 70

CARGA HORÁRIA : 3.600

VALOR : 600,00

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA A HIDROGRAFIA DA PALESTINA

2º MATÉRIA A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

3º MATÉRIA ADENDO CULTURAL GEOGRAFICO

4º MATÉRIA ANTIGO TESTAMENTO

5º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

6º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES

7º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA

8º MATÉRIA ARQUEOLOGIA BÍBLICA

9º MATÉRIA FUNDAMENTOS  DA PRÁTICA PSICOPEDAGOGICA

10º MATERIA AS TRADUÇÕES DA BÍBLIA  OS ORIGINAIS EM HEBRAICO

11º MATÉRIA BIBLIOLOGIA AVANÇADA

12º MATÉRIA CANON ANTIGO TESTAMENTO

13º MATÉRIA CARTOGRAFIA DA FÉ

14º MATÉRIA CARTOGRAFIA

15º MATÉRIA CONTEXTUALIZAÇÃO E MISSÕES

16º MATÉRIA COSMOVISÃO CRISTÃ

17º MATÉRIA COSTUMES E CULTURA

18º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

19º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

20º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

21º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

22º MATÉRIA FUNDAMENTOS  DO ANTIGO TESTAMENTO

23º MATÉRIA FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

24º MATÉRIA FUNDAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO

25º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

26º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

27º MATERIA HISTÓRIA DA ESCRITA

28º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR

29º MATÉRIA HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO

30º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

31º MATÉRIA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO CONTEMPORÂNEO

32º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

33º MATÉRIA A SOCIEDADE DE ISRAEL

34º MATÉRIA DIDÁTICA GERAL

35º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

36º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

37º MATÉRIA LINGUA HEBRAICA PERIODO HISTORICOS

38º MATÉRIA HISTORIA MATERIAL DIDÁTICO

39º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS

40º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

41º MATERIA MANUSCRITO DE QUMRAN

42º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

43º MATÉRIA FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA

44º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

45º MATÉRIA MITOLOGIA DOS POVOS ANTIGOS

46º MATÉRIA NOVO TESTAMENTO

47º MATÉRIA O MUNDO DO ANTIGO TESTAMENTO

48º MATÉRIA OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO

49º MATÉRIA PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO

50º MATÉRIA PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO

51º MATÉRIA PENTATEUCO

52º MATERIA PERÍODO INTERBÍBLICO INTERTESTAMENTÁRIO

53º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

54º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

55º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

56º MATÉRIA TEMPOS BÍBLICOS

57º MATERIA FUNDAMENTOS SOCIO ANTROPOLOGICOS

58º MATERIA HEBRAICO BIBLICO

59º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

60º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

61º MATERIA TEORIA DO CONHECIMENTO

62º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

63º MATÉRIA TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM

64º MATÉRIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM TIC

65º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

66º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

67º MATÉRIA EDUCAÇÃO A DISTANCIA E TUTORIA

68º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

69º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

70º MATÉRIA PEDAGOGIA

 

 



 

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