Curso Apostilado em Capelania Cristã

 
 
 

NUCLEO DE CAPELANIA CRISTÃ

 

 

Curso Apostilado de Capelania Cristã

 

Veja como é fácil ter um núcleo de ensino teológico em sua igreja ou cidade:

 

            

O SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICO KERIGMA DIDACHE CNPJ: 11.440.946/0001-95, já disponibiliza abertura de NÚCLEOS TEOLÓGICOS em todos os estados Brasileiros. Os NÚCLEOS TEOLÓGICOS têm se mostrado de grande valia para igrejas em todo o país, pois através deles oferecemos preparo bíblico e teológico a obreiros, líderes de ministério e pessoas interessadas em estudar a palavra de Deus. Formar um NÚCLEO é fácil, simples e “NÃO GERA CUSTOS PARA A IGREJA”, ao contrário, eles têm trazido bênçãos financeiras para igrejas locais e tornado muitas delas uma referência de qualidade e ensino para as congregações vizinhas e comunidade local. Além de oferecer cursos individuais à distância, O SETEAD implanta NÚCLEOS TEOLÓGICOS POR EXTENSÃO para aplicação dos seus cursos: BÁSICO , MÉDIO , BACHARELADO, CAPELANIA CRISTÃ  é FORMAÇÃO DE OBREIROS em Teologia em igrejas que tenham estrutura para a aplicação do curso.O núcleo de Teologia é o meio mais fácil e simples para estudar. - Montar um núcleo é fácil, o pastor indica 1 professor (ou o próprio pastor), os nomes dos interessados devem ser colhidos em uma relação ou ficha de matrícula (disponível no site do SETEAD) e enviados ao SETEAD . *Se por ventura a igreja não tem nenhum professor para indicar, o SETEAD envia um. - O SETEAD através de seu representante entrará em contato, para efetuar as matrículas. - Em no máximo 5 dias úteis, todo o material será entregue para o pastor ou responsável pelo núcleo. - As aulas serão ministradas na Igreja, os dias para cada aula serão propostos pela liderança da igreja. - O SETEAD estará orientando o professor tirando as suas dúvidas, via e-mail, cartas ou telefone. 
 

1. O pastor da igreja indica um professor (ou o próprio pastor) para ser o tutor do curso. É preciso que o mesmo possua ao menos o título de Bacharel em Teologia;

2. O tutor envia um e-mail para o SETEAD , com o título: “Desejo Abrir um Núcleo”, descrevendo suas informações pessoais: Nome, Data de nascimento, Estado Civil, Profissão, formação teológica, RG , CPF, Endereço completo da residência e da igreja onde congrega, Fone para contato e Nome do pastor;

3. O tutor do curso envia por e-mail uma lista com a matrícula dos alunos interessados;

4. O material é enviado pelo SETEAD dentro do prazo de até 10 dias úteis e será entregue ao pastor ou tutor do curso, de acordo com o número de alunos matriculados.

5. As aulas são ministradas na igreja, sendo que o horário e quantidade de aulas são propostos pelos próprios alunos, juntamente com o tutor do curso, desde que se conclua no prazo estipulado pelo SETEAD .

6. Ao findar o prazo para cada curso iniciado o SETEAD encaminha as provas para o tutor de acordo com o número de alunos matriculados, que deve ser respondida e devolvida ao SETEAD para avaliação.

8. Para aqueles alunos que obtiverem ao menos 70% de acerto em suas respostas, lhe será enviado o certificado juntamente com o histórico de notas.

Taxas:

1.      Fica estipulado o valor do  Curso Capelania Cristã R$ 100,00 EM ÚNICA MATÉRIA (Cem  Reais)  que deverá ser pago por cada aluno, correspondente a matrícula em qualquer dos cursos oferecidos. Sendo que o valor citado deve ser pago por meio de depósito em conta corrente indicada pelo SETEAD abaixo. ao findar do curso, correspondente a taxa de manutenção dos cursos e expedição do certificado de conclusão 10%.

2.      Cabe ao tutor estipular a taxa de tutoria, que deve ser cobrada mensalmente de cada aluno em favor do tutor. Recomendamos que não seja uma taxa agressiva, afim de possibilitar que pessoas de menor renda possam ter acesso ao curso de Teologia e assim possam servir melhor ao Senhor, porém deixamos o tutor livre para cobrar o valor que considerar válido pela sua prestação de serviços.

3.      As turmas devem possuir no mínimo 05 (Cinco) alunos e no máximo 30 (trinta) alunos, para cada curso. Após a abertura da turma, caso mais alguma aluno deseje ingressar no curso, somente será possível com a abertura de uma nova turma. Não serão aceitas exceções e no momento da certificação, somente serão expedidos os diplomas e certificados, com base na lista inicial de alunos inscritos em cada turma.

OBS: Os valores cobrados individualmente a cada aluno para o curso presencial são diferentes aqueles que tradicionalmente são cobrados pelo SETEAD para os cursos ministrados à distância, via internet; não cabendo comparação entre os mesmos, visto que se trata de modalidades de ministração diferentes.

 


 

 

O que é Capelania?

 

É uma assistência religiosa prestada por pessoa formada e preparada para o ministério de assistência religiosa garantida por lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. » (CF art. 5º, VII).

 

Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

 

 

Objetivo do curso :

 

O curso tem por objetivo qualificar pessoas para o exercício da capelania, proporcionando acesso aos saberes teórico-práticos que sejam capazes de promover uma atuação consoladora e revitalizadora de esperanças através da espiritualidade e do aconselhamento cristão no ambiente hospitalar, no presidio, nas escolas, na familia e em situação de luto, tanto de forma preventiva como curativa.

 

Atender a deficiência e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministério pastoral de visitação na Capelania e proporcionar uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação e atendimento hospitalar à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença.

 

Quem Pode Participar

 

Destina-se a cristãos que desejam se preparar melhor para esse ministério e desejam ser voluntários do trabalho de Capelania do Hospital, Escolar, Carcerária, Militar e outras. Membros de igrejas evangélicas, profissionais da saúde, pastores e missionários.

 

Requisitos necessários :

 

Ser membro da mesma igreja evangélica  , ambos os sexos;

Ter mais de 18 anos;

Bom conhecimento bíblico;

Equilíbrio emocional e doutrinário.

 

Programa do Curso :

 

Regulamentação

Aconselhamento Pastoral

Capelania Militar

Capelania Carcerária

Capelania Escolar

Outras áreas de Capelania

Teoria

Prática

 

                                                                                       

 

Público Alvo :

 

Acadêmicos e profissionais da área de saúde; Acadêmicos da área teológico-ministerial; Pastores; Sacerdotes; Visitadores leigos das diversas confissões religiosas; Interessados/as no processo de humanização nos ambientes hospitalares.

 

Metodologia : 

 

O curso, na modalidade a distançia,  Os conteúdos serão oferecidos através de temas organizados  atendendo as especificações das cargas horárias estabelecidas na matriz curricular.

 

MATERIAL SERA ENVIADO VIA RESIDENÇIA E CREDENCIAL E CERTIFICADO SERA ENVIADO VIA  RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA

 

 

Tipos de Capelania Abordada:

 

- Escolar,

- Hospitalar,

- Familiar, Social,

- Carceraria.

 

Certificação : 

 

Os alunos que concluírem as disciplinas e demais atividades exigidas durante o curso, receberão o certificado emitido pelo SETEAD e a credencial de capelania.


 

Investimento :

 

R$ 100,00 ( Cento e Cinquenta reais)  por pessoa com material didatico. 

 

 

 

CREDENCIAL E CERTIFICADO EMITIDO PELA SETEAD - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE .

CNPJ : 11.440.946/0001-95 

 

 

CONTRATO DE ABERTURA DO NUCLEO DE TEOLOGIA.doc (133 kB)

FORMULÁRIO NÚCLEO.doc (120 kB)

FORMULÁRIO DO ALUNO.doc (120 kB)
 

 

 

CURSO DE CAPELANIA CRISTÃ


Grade Curricular

 

Disciplina I - Capelania Hospitalar
 

Introdução a Capelania hospitalar 
O que é Capelania 
O que faz um capelão 
Direito à assistência religiosa 
O visitador, sua função e suas atividades 
O que deve e não deve fazer um capelão
Visita, suas regras e sua prática 
O cuidado com a família do paciente 
Os benefícios: ao paciente e sua família, ao hospital e a comunidade

Disciplina II – Capelania Escolar

 

O que é Capelania escolar
Ação pastoral
Missão da Capelania escolar
Segredo do sucesso da Capelania escolar 
Código de ética do capelão escolar

Disciplina III – Capelania Prisional

 

Prisões no Brasil 
Departamento penitenciário nacional 
Visitando os presos 
Diretrizes para relacionar-se com os presos 
Evitando um esquema 
Diretrizes para a visita 
Como contatar a família de um preso 
Tipologia institucional e do preso 
Códigos de vestes e de segurança 
Sobrevivendo ao incidente de tornar-se um refém

 

 

 

 

 

VALOR : 100,00 + DESPESA DE ENVIO

 

CURSO DE APOSTILADO DE CAPELANIA CRISTÃ

MATERIAS : 10

CREDITOS : 30

CARGA HORÁRIA : 200

VALOR : 100,00 + DESPESA DE ENVIO

 


ASSUNTO DO MATERIAL IMPRESSO


EM ÚNICA APOSTILA IMPRESSO MATERIAL ENCARDENADO COM CAPA


 

 

1º Introdução a Capelania

2º O Que Faz um Capelão

3º Capelania Prisional

4ºA Tipologia do Preso

Capelania Carcerária

6º Ministério aos Enfermos

7º O Culto Funebre

8º A Ética Cristã

Código de ética do Capelão

10º Profissão de Capelão

 



 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.