Curso Apostilado Bacharelado em Teologia

 

 

 

 

 

 

NUCLEO BACHARELADO EM TEOLOGIA

 

 

Curso Apostilado de Bacharelado em Teologia

 

Veja como é fácil ter um núcleo de ensino teológico em sua igreja ou cidade:

 

            

O SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICO KERIGMA DIDACHE CNPJ: 11.440.946/0001-95, já disponibiliza abertura de NÚCLEOS TEOLÓGICOS em todos os estados Brasileiros. Os NÚCLEOS TEOLÓGICOS têm se mostrado de grande valia para igrejas em todo o país, pois através deles oferecemos preparo bíblico e teológico a obreiros, líderes de ministério e pessoas interessadas em estudar a palavra de Deus. Formar um NÚCLEO é fácil, simples e “NÃO GERA CUSTOS PARA A IGREJA”, ao contrário, eles têm trazido bênçãos financeiras para igrejas locais e tornado muitas delas uma referência de qualidade e ensino para as congregações vizinhas e comunidade local. Além de oferecer cursos individuais à distância, O SETEAD implanta NÚCLEOS TEOLÓGICOS POR EXTENSÃO para aplicação dos seus cursos: BÁSICO , MÉDIO , BACHARELADO, CAPELANIA CRISTÃ  é FORMAÇÃO DE OBREIROS em Teologia em igrejas que tenham estrutura para a aplicação do curso.O núcleo de Teologia é o meio mais fácil e simples para estudar. - Montar um núcleo é fácil, o pastor indica 1 professor (ou o próprio pastor), os nomes dos interessados devem ser colhidos em uma relação ou ficha de matrícula (disponível no site do SETEAD) e enviados ao SETEAD . *Se por ventura a igreja não tem nenhum professor para indicar, o SETEAD envia um. - O SETEAD através de seu representante entrará em contato, para efetuar as matrículas. - Em no máximo 5 dias úteis, todo o material será entregue para o pastor ou responsável pelo núcleo. - As aulas serão ministradas na Igreja, os dias para cada aula serão propostos pela liderança da igreja. - O SETEAD estará orientando o professor tirando as suas dúvidas, via e-mail, cartas ou telefone. 
 

1. O pastor da igreja indica um professor (ou o próprio pastor) para ser o tutor do curso. É preciso que o mesmo possua ao menos o título de Bacharel em Teologia;

2. O tutor envia um e-mail para o SETEAD , com o título: “Desejo Abrir um Núcleo”, descrevendo suas informações pessoais: Nome, Data de nascimento, Estado Civil, Profissão, formação teológica, RG CPF, Endereço completo da residência e da igreja onde congrega, Fone para contato e Nome do pastor;

3. O tutor do curso envia por e-mail uma lista com a matrícula dos alunos interessados;

4. O material é enviado pelo SETEAD dentro do prazo de até 10 dias úteis e será entregue ao pastor ou tutor do curso, de acordo com o número de alunos matriculados.

5. As aulas são ministradas na igreja, sendo que o horário e quantidade de aulas são propostos pelos próprios alunos, juntamente com o tutor do curso, desde que se conclua no prazo estipulado pelo SETEAD .

6. Ao findar o prazo para cada curso iniciado o SETEAD encaminha as provas para o tutor de acordo com o número de alunos matriculados, que deve ser respondida e devolvida ao SETEAD para avaliação.

8. Para aqueles alunos que obtiverem ao menos 70% de acerto em suas respostas, lhe será enviado o certificado juntamente com o histórico de notas.

Taxas:

1.      Fica estipulado o valor do  Curso Bacharelado em Teologia em Nucleos R$ 50,00 (CINQUENTA REAIS)  que deverá ser pago por cada aluno, correspondente a matrícula em qualquer dos cursos oferecidos. Sendo que o valor citado deve ser pago por meio de depósito em conta corrente indicada pelo SETEAD abaixo. ao findar do curso, correspondente a taxa de manutenção dos cursos e expedição do certificado de conclusão 10%.

2.      Cabe ao tutor estipular a taxa de tutoria, que deve ser cobrada mensalmente de cada aluno em favor do tutor. Recomendamos que não seja uma taxa agressiva, afim de possibilitar que pessoas de menor renda possam ter acesso ao curso de Teologia e assim possam servir melhor ao Senhor, porém deixamos o tutor livre para cobrar o valor que considerar válido pela sua prestação de serviços.

3.      As turmas devem possuir no mínimo 05 (Cinco) alunos e no máximo 30 (trinta) alunos, para cada curso. Após a abertura da turma, caso mais alguma aluno deseje ingressar no curso, somente será possível com a abertura de uma nova turma. Não serão aceitas exceções e no momento da certificação, somente serão expedidos os diplomas e certificados, com base na lista inicial de alunos inscritos em cada turma.

OBS: Os valores cobrados individualmente a cada aluno para o curso presencial são diferentes aqueles que tradicionalmente são cobrados pelo SETEAD para os cursos ministrados à distância, via internet; não cabendo comparação entre os mesmos, visto que se trata de modalidades de ministração diferentes.

 


 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10 : Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.

 

PERFIL DO EGRESSO:

 

O egresso do Curso de Teologia deve ser capaz de:

 

1: Elaborar projetos de ação que conjuguem observação, pesquisa e prática, visando à promoção do ser humano.

2: Produzir ou vir a incentivar a produção de recursos pedagógicos, litúrgicos e comunicacionais, tendo em vista a evangelização, ensino, divulgação das propostas fundamentais de vida e missão da igreja.

3: Conjugar ao compromisso com a sociedade e com a qualidade de vida das pessoas, ação ministerial em comunidades eclesiais; 

4: Dialogar com grupos religiosos de diversas origens, saber diferenciar suas estruturas doutrinárias, práticas e formas de atuação, bem como ter condições de reconhecer os traços marcantes e característicos do conjunto das Igrejas Cristãs no cenário religioso contemporâneo. 

5: Exercer liderança de grupos e comunidades a partir dos princípios do respeito à diferença e da busca de soluções participativas;

6: Utilizar, crítica e exegeticamente, o texto  bíblico como fonte básica de doutrina e fé, para a pregação, ensino, produção de textos, proclamação evangelizadora e diálogo ecumênico;

7: Colaborar na integração, motivação e animação dos diversos carismas (como capacidades pessoais) e ministérios (como formas de atuação) nas comunidades locais, igrejas, grupos, organismos da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer as práticas de missão.

8: Exercer a pregação, a celebração de cultos e a ministração de sacramentos e demais atos litúrgicos no contexto da fé cristã.

9: Exercer aconselhamentos em momento de dor e no cotidiano das comunidades.

10: Colaborar na criação de comunidades eclesiais onde haja viabilidade para tal, bem como, nas já existentes, ensinar, edificar, equipar, aperfeiçoar, capacitando-as para o cumprimento da missão e o acolhimento de pessoas que, nelas, solicitem o seu ingresso;

11 : Desenvolver disciplina pessoal de leitura, estudo, reflexão, atualização de conhecimentos e aprendizado constante. 

12: Dialogar com grupos da sociedade  civil que militem nas causas da cidadania e da promoção humana.

13: Utilizar, de forma crítica, o instrumental teológico adquirido, aplicando de forma interdisciplinar o uso de dados e conceitos na construção do saber que fundamenta a práxis.

14: Conduzir-se dentro dos princípios da Ética e revelar conduta condizente com  as funções que estiver a exercer, seja em instituição, na sociedade e nos relacionamentos interpessoais. 

      

São portanto competências a serem desenvolvidas no curso:

 

1: Capacidade de reflexão lógica, crítica e analítica, e produção científica.

2: Conhecimento dos contextos e dos conteúdos das escrituras cristãs.

3: Capacidade para interpretar e expor as escrituras cristãs.

4: Compreensão da história do cristianismo e do desenvolvimento do pensamento cristão.

5: Capacidade para dialogar construtivamente, com outras perspectivas religiosas, filosóficas e teológicas.

6: Habilidade para aplicar o conhecimento teológico, em favor do bem estar integral do ser humano.

7: Qualificação para formar lideranças eclesiásticas, assessorar grupos religiosos e grupos de promoção humana.

8: Capacidade para discutir políticas públicas da educação religiosa.

9: Qualificação para a docência na teologia.

10: Habilidade na utilização da tecnologia inerente ao estudo teológico.

 

ESTRUTURA CURRICULAR:

 

Seleção de Conteúdos

 

1: Os conteúdos do curso de teologia à distância seguem as orientações e diretrizes educacionais do Ministério de Educação em sua proporcionalidade nas áreas do saber teológico, bem como, nas disciplinas auxiliares.

2: A organização curricular foi constituída para atingir os objetivos do curso que visam uma qualificação geradora de competências específicas retratadas também no perfil do egresso. Para tanto, as disciplinas foram organizadas por semestres, sendo estas oferecidas, cursadas (no formato de módulos - uma a cada vez) e avaliadas no final de cada módulo.

3: As disciplinas também visam promover o conhecimento e a reflexão através dos conteúdos de séculos de história e de pesquisas teológicas. As disciplinas foram selecionadas e distribuídas por áreas do conhecimento teológico, a saber: Área Bíblica, Área Histórico-teológica, Área Prática e Área Auxiliar.

4: Ficam assim, orientadas o oferecimento das disciplinas:

 

 

 

 

APOSTILA IMPRESSA ENCARDENADA COM CAPA DURA , QUE SERA ENVIADA PARA O SEU ENDEREÇO EM CARTA REGISTRADA EM NOME DO COORDENADOR.  

 


CONTRATO DE ABERTURA DO NUCLEO DE TEOLOGIA.doc (136192)

FORMULÁRIO DO ALUNO.doc (122880)

FORMULÁRIO NÚCLEO.doc (122880)

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

MATERIAS : 40

CREDITOS : 120

CARGA HORÁRIA : 2.400

VALOR : 50,00 + DESPESA DE ENVIO POR MATERIA ALUNO

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PASTORAL

2º MATÉRIA ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

3º MATÉRIA ANTIGO TESTAMENTO

4º MATÉRIA ANTROPOLOGIA

5º MATÉRIA APOLOGÉTICA CRISTÃ

6º MATÉRIA ATOS DOS APOSTOLOS

7º MATÉRIA BIBLIOLOGIA CRISTA

8º MATÉRIA CRISTOLOGIA – A DOUTRINA DE CRISTO

9º MATÉRIA DIDÁTICA

10º MATÉRIA DOUTRINA DE DEUS

11º MATÉRIA DOUTRINAS BÍBLICAS

12º MATÉRIA ECLESIOLOGIA BÍBLICA

13º MATÉRIA EPISTOLAS PAULINA

14º MATÉRIA ESCATOLOGIA BIBLICA

15º MATÉRIA ÉTICA CRISTà MINISTERIAL

16º MATÉRIA EVANGELHOS

17º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA

18º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

19º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

20º MATÉRIA GREGO KOINE

21º MATÉRIA HEBRAICO BIBLICO

22º MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA

23º MATERIA HISTÓRIA DA IGREJA

24º MATÉRIA HOMILÉTICA

25º MATÉRIA LIDERANÇA CRISTÃ

26º MATÉRIA LITÚRGIA  BÍBLICA

27º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS

28º MATÉRIA LIVROS POÉTICOS

29º MATÉRIA MISSIOLOGIA

30º MATÉRIA NOVO TESTAMENTO

31º MATÉRIA PENTATEUCO

32º MATERIA PNEUMATOLOGIA

33º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

34º MATÉRIA PROFETAS MAIORES

35º MATÉRIA PROFETAS MENORES

36º MATERIA PSICOLOGIA DA RELIGIAO

37º MATÉRIA SEITAS E HERESIAS

38º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

39º MATÉRIA SOTERIOLOGIA

40º MATÉRIA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.