Curso Apostilado de Pregador Cristão

 

MATERIAL IMPRESSO APOSTILA ENCARDENADA COM CAPA DURA E DVD DE AULAS EM VIDEO

 

MATERIAL IMPRESSO :

 

1º MATÉRIA DE HOMILÉTICA CRISTÃ

2º MATÉRIA DE EXEGESE BÍBLICA

3º MATÉRIA HERMENEUTICA BIBLICA

 

 

Finalidade do curso

Formar obreiros cristãos no conhecimento para o CURSO DE PREGADOR CRISTÃO , homilética, que é a arte de pregar. Ensinando a ética, regras, métodos e conselhos para o pregador estar mais preparado para pregar a palavra de Deus, sem nunca deixar de lado a divina inspiração do Espírito Santo.

O que é Homilética? HOMILÉTICA [a arte de preparar e pregar sermões] O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar. O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar". A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.Fórmula da Reconquista
O que é Homilética? HOMILÉTICA [a arte de preparar e pregar sermões] O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar. O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar". A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.Fórmula da Reconquista

 

EMENTA: Apresentar a relevância do CURSO DE PREGADOR CRISTÃO Homilética Cristã e sua aplicabilidade nas áreas afins: elaboração de sermão, ferramentas para prédica, compreensão de seu público alvo, postura estética e ética, transferência de experiência, etc.

 

O que é Homilética? HOMILÉTICA [a arte de preparar e pregar sermões] O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar. O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar". A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica.

 

OBJETIVO:

 

- Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:
- Conhecer a origem, conceito e importância da Homilética cristã;
- Estar apto para elaborar um bom sermão;
- Estar mais bem preparado para uma prédica;
- Ter habilidade de identificar seu público alvo;

 

MISSÃO :

 

1 Fortalecer o tripé que sustenta o Ministério de Pregação: conhecimento doutrinal, unção e boa técnica, especificamente tratando da pregação ungida.
2 Contribuir para que o pregador se abra para a unção espiritual e se deixe conduzir pelo Espírito Santo.
3 Motivar pregações proféticas nos grupos de oração, eventos, formações e ensinos, que abram o coração dos ouvintes para o poder da Palavra de Deus e renovação de Pentecostes na vida pessoal e comunitária.

Veja o que você irá aprender:

» TUDO SOBRE ORATÓRIA!
 
  • Curso de oratória
  • Comunicação interpessoal
 
» TUDO EM HOMILÉTICA! (Tudo!)
 

A ELOQUÊNCIA DA PREGAÇÃO! 

  • "A ciência da pregação",
  • "Arte de fala religiosa"
  • Do grego: "Homileo" (conversa, fala, eloquência )
  • A arte do preparo e pregação de sermões
  • A arte da organização das idéias que serão apresentadas.
  • A arte do uso do idioma.
  • A arte da apresentação do sermão. 
 
» TUDO EM  SERMÕES!
 
  • Sermão evangelístico.
  • O sermão doutrinário.
  • O sermão devocional
  • O sermão de consagração
  • O sermão ético ou moral
  • O sermão de alento (ou pastoral)
  • Sermão textual
  • Sermão expositivo
  • Sermões Tópicos ou Temáticos

METODOLOGIA:

 

- O curso Pregação e Ensino Inspirados será realizado a distância, em nosso ambiente virtual de aprendizagem;
- O conteúdo de cada aula será disponibilizado, semanalmente, em vídeo, áudio, textos, exercícios e fóruns;
- As turmas são acompanhadas por tutores (off-line) para ajudar a responder às dúvidas e orientar quanto ao uso dos recursos didático-pedagógicos; monitores presenciais estarão disponíveis para atendimento por e-mail ou telefone (em horário comercial)
.

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.

 

A Quem se Destina:
 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.


Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

12 regras para um bom sermão:

  • Prepare bem o seu sermão, decida fazer o melhor. 
  • Tente achar uma boa introdução: adequada, criativa, interessante.
  • Formule para você mesmo o objetivo do sermão: tenha certeza da direção que precisa apontar aos ouvintes.
  • Afaste tudo que poderia desviar os pensamentos dos seus ouvintes para uma trilha secundária.
  • Organize sua mensagem: tome todas as precauções para não ficar repetitivo, inseguro, perdido em meio às idéias.
  • Use uma linguagem viva e simples.
  • Use ilustrações e exemplos práticos em quantidade suficiente.
  • Cative a atenção da platéia nos primeiros dois ou três minutos da sua exposição.
  • Seja você mesmo.  Não queira imitar outros pregadores.
  • Mostre humildade e apreço pelos ouvintes.
  • Fale ao coração dos seus ouvintes.
  • Sempre dê aos ouvintes algo que eles possam colocar em prática.

                        

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .


 

INDICE DAS MATERIAS :

MATÉRIA HOMILÉTICA CRISTÃ

 

HOMILÉTICA FUNDAMENTAL

1.1.            ABREVIATURAS

1.2.            ORIGEM, SIGNIFICADO E TAREFA DA HOMILÉTICA

1.3.            A RELAÇÃO ENTRE A HOMILÉTICA E AS OUTRAS DISCIPLINAS

1.4.            O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA

1.5.            OS PROBLEMAS DA HOMILÉTICA

1.6.            AS CARACTERÍSTICAS DA HOMILÉTICA

1.7.            O CONTEÚDO DA HOMILÉTICA

1.8.            A IMPORTÂNCIA DA HOMILÉTICA

1.9.            A NATUREZA DA HOMILÉTICA

1.10.          O ALVO DA HOMILÉTICA

2 -      A HOMILÉTICA MATERIAL

2.1.            BÍBLIA – MATERIAL BÁSICO DO SERMÃO

2.2.            A EXEGESE DO TEXTO DO SERMÃO

2.3.            INSTRUÇÕES PRÁTICAS PARA A EXEGESE

2.4.            A EXEGESE LINGÜÍSTICO-GRAMATICAL

2.5.            A EXEGESE HISTÓRICO-CULTURAL .

2.6.            A EXEGESE TEOLÓGICO-PNEUMATOLÓGICA

2.7.            A EXEGESE AUXILIAR

2.8.            FORMAS ESPECÍFICAS DE EXEGESE

2.9.            A EXEGESE DO ANTIGO TESTAMENTO

2.10.          A EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO

2.11.          OBJETIVOS DAS PARÁBOLAS

2.12.          OUTRAS FIGURAS DE LINGUAGEM

2.13.          A EXEGESE DE PASSAGENS DIFÍCEIS

3 -      A MEDITAÇÃO SOBRE O TEXTO DO SERMÃO

3.1.            A APLICAÇÃO DO TEXTO DO SERMÃO

4 -      A HOMILÉTICA FORMAL

4.1.            A ESTRUTURA DO SERMÃO

4.2.            AS TRÊS FORMAS PRINCIPAIS DO SERMÃO

4.3.            A APRESENTAÇÃO DO SERMÃO

4.4.            A MEMORIZAÇÃO DO SERMÃO

4.5.            A APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO SERMÃO

4.6.            A AVALIAÇÃO DO SERMÃO

4.7.            CÍRCULO HOMILÉTICO

5 -      FORMAS ALTERNATIVAS DE PREGAÇÃO

5.1.            O ESTUDO BÍBLICO

5.2.            CULTOS EVANGELÍSTICOS

5.3.            CULTOS SOLENES

 

MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA

INTRODUÇÃO

CINCO REGRAS CONCISAS

CAPÍTULO I A ESCRITURA

CAPÍTULO II O LADO ESPIRITUAL DA ESCRITURA SAGRADA

CAPÍTULO III OS LIVROS APÓCRIFOS E O CÂNON BÍBLICO CHAMADO DE PROTESTANTE

CAPÍTULO IV O PERSONAGEM CENTRAL DO LIVRO: JESUS CRISTO-VERDADE OU MITO?

CAPÍTULO V O CONHECIMENTO DE JESUS CRISTO ESTUDOS DE INTERPRETAÇÃO DO TEMA

CAPÍTULO VI LINHAS TEOLÓGICAS ORIGINADAS DA BÍBLIA.

A INFALIBILIDADE DA ESCRITURA

A AUTORIDADE DA ESCRITURA

OS LIVROS APÓCRIFOS E O CÂNON BÍBLICO PROTESTANTE

LIVROS APÓCRIFOS \ LIVROS DEUTEROCANÔNICOS

 

 

MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA

 

Introdução

I - Hermenêutica – Generalidades

II - História da Interpretação Bíblica

III - Princípios de Interpretação Bíblica

IV - Partes Básicas da Hermenêutica Bíblica

4.1 – Noemática

4.2 -  Heurística

4.3 – Proforística

V - Desafios da Hermenêutica Para os Nossos Dias

 

 

DVD DE AULAS EM VIDEO

 

CURSO DE PREGADOR CRISTÃO

CREDITOS : 15

CARGA HORÁRIA : 90

VALOR: 190,00 + DESPESA DE ENVIO


 

 

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.