Curso Apostilado de Bacharelado em Teologia

 

 

O Programa do  O CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros  superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos.  

 

A Quem se Destina: 

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

                        

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
 

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
 

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
 

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
 

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

                                                       

TEOLOGIA

O curso pretende através do ensino, da pesquisa e da extensão promover situações, para que o discente construa competências a fim de aprender a identificar conhecimentos dos campos teológico e religioso, bem como encontrar conhecimentos pertinentes à realidade eclesial e social. Assim, pretende-se que o teólogo formado pelo curso, seja capaz de posicionar-se criticamente, tomar decisões, mobilizar recursos e produzir novos conhecimentos em contextos de diversidade e complexidade sócio-cultural.

 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.

 

 

PERFIL DO EGRESSO:

 

O egresso do Curso de Teologia deve ser capaz de:

 

1: Elaborar projetos de ação que conjuguem observação, pesquisa e prática, visando à promoção do ser humano.

2: Produzir ou vir a incentivar a produção de recursos pedagógicos, litúrgicos e comunicacionais, tendo em vista a evangelização, ensino, divulgação das propostas fundamentais de vida e missão da igreja.

3: Conjugar ao compromisso com a sociedade e com a qualidade de vida das pessoas, ação ministerial em comunidades eclesiais; 

4: Dialogar com grupos religiosos de diversas origens, saber diferenciar suas estruturas doutrinárias, práticas e formas de atuação, bem como ter condições de reconhecer os traços marcantes e característicos do conjunto das Igrejas Cristãs no cenário religioso contemporâneo. 

5: Exercer liderança de grupos e comunidades a partir dos princípios do respeito à diferença e da busca de soluções participativas;

6: Utilizar, crítica e exegeticamente, o texto  bíblico como fonte básica de doutrina e fé, para a pregação, ensino, produção de textos, proclamação evangelizadora e diálogo ecumênico;

7: Colaborar na integração, motivação e animação dos diversos carismas (como capacidades pessoais) e ministérios (como formas de atuação) nas comunidades locais, igrejas, grupos, organismos da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer as práticas de missão.

8: Exercer a pregação, a celebração de cultos e a ministração de sacramentos e demais atos litúrgicos no contexto da fé cristã.

9: Exercer aconselhamentos em momento de dor e no cotidiano das comunidades.

10: Colaborar na criação de comunidades eclesiais onde haja viabilidade para tal, bem como, nas já existentes, ensinar, edificar, equipar, aperfeiçoar, capacitando-as para o cumprimento da missão e o acolhimento de pessoas que, nelas, solicitem o seu ingresso;

11 : Desenvolver disciplina pessoal de leitura, estudo, reflexão, atualização de conhecimentos e aprendizado constante. 

12: Dialogar com grupos da sociedade  civil que militem nas causas da cidadania e da promoção humana.

13: Utilizar, de forma crítica, o instrumental teológico adquirido, aplicando de forma interdisciplinar o uso de dados e conceitos na construção do saber que fundamenta a práxis.

14: Conduzir-se dentro dos princípios da Ética e revelar conduta condizente com  as funções que estiver a exercer, seja em instituição, na sociedade e nos relacionamentos interpessoais. 

      

São portanto competências a serem desenvolvidas no curso:

 

1: Capacidade de reflexão lógica, crítica e analítica, e produção científica.

2: Conhecimento dos contextos e dos conteúdos das escrituras cristãs.

3: Capacidade para interpretar e expor as escrituras cristãs.

4: Compreensão da história do cristianismo e do desenvolvimento do pensamento cristão.

5: Capacidade para dialogar construtivamente, com outras perspectivas religiosas, filosóficas e teológicas.

6: Habilidade para aplicar o conhecimento teológico, em favor do bem estar integral do ser humano.

7: Qualificação para formar lideranças eclesiásticas, assessorar grupos religiosos e grupos de promoção humana.

8: Capacidade para discutir políticas públicas da educação religiosa.

9: Qualificação para a docência na teologia.

10: Habilidade na utilização da tecnologia inerente ao estudo teológico.

 

ESTRUTURA CURRICULAR:

 

Seleção de Conteúdos

 

1: Os conteúdos do curso de teologia à distância seguem as orientações e diretrizes educacionais do Ministério de Educação em sua proporcionalidade nas áreas do saber teológico, bem como, nas disciplinas auxiliares.

2: A organização curricular foi constituída para atingir os objetivos do curso que visam uma qualificação geradora de competências específicas retratadas também no perfil do egresso. Para tanto, as disciplinas foram organizadas por semestres, sendo estas oferecidas, cursadas (no formato de módulos - uma a cada vez) e avaliadas no final de cada módulo.

3: As disciplinas também visam promover o conhecimento e a reflexão através dos conteúdos de séculos de história e de pesquisas teológicas. As disciplinas foram selecionadas e distribuídas por áreas do conhecimento teológico, a saber: Área Bíblica, Área Histórico-teológica, Área Prática e Área Auxiliar.

4: Ficam assim, orientadas o oferecimento das disciplinas:


OBS: O CURSO DE TEOLOGIA E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR ALUNO VIA RESIDENCIA.

 



 


Faça um curso de teologia em classificação livre e depois basta convalidar o seu curso de teologia em nivel superior basta ver  a lei  de autorização do mec.

 

 

Programa de integralização de créditos (pic) - convalidação


Conforme parecer cne/ces 063/2004

 

Se você concluiu um curso livre em teologia com mais de 1.600 horas no território nacional e na modalidade presencial, você é um  canditato potencial para participar do nosso programa de integralização de créditos (convalidação) obter um diploma de graduação em teologia reconhecido pelo mec.

 

 

Convalidação

 

Convalidar significa “tornar válido”. Deste modo, o curso de convalidação de teologia é a forma que as pessoas que realizaram cursos livres de teologia possuem para reconhecerem seus cursos e, com isso, obterem um diploma válido para o exercício profissional.o ministério da educação-mec trata a questão com a denominação: “programa de aproveitamento dos estudos feitos em cursos livres de teologia”, legalizada pelo parecer cne/ces 0063/2004.

 

Quem pode fazer a convalidação

 

O “programa de aproveitamento dos estudos feitos em cursos livres de teologia”, conhecido como convalidação de teologia, pode ser cursado por todos aqueles que realizaram o curso de teologia como curso livre. Para cursá-lo, o candidato deve:

 

PARECER N.º CNECES 00632004 19-02-2004.pdf (149351)

 

AVISO MUITO IMPORTANTE : 

ESTE E ÚLTIMO ANO PARA CONVALIDAR O SEU DIPLOMA DE CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

CNE impede convalidação nas diretrizes curriculares para teologia

A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, no dia 12 de Março de 2014, pelo voto unânime dos conselheiros presentes à sessão, o parecer que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação de Teologia, bacharelado. 

O texto foi construído paulatinamente, desde 2010, pela relatoria do Conselheiro Gilberto Garcia, e contou com a assessoria da Comissão de Especialistas para subsidiar a formulação das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Teologia que foi instituída pela Portaria MEC/SESu nº 595 de 24 de maio de 2010. 

O texto do Relator foi aprovado em quase toda sua integralidade, com exceção da novidade da obrigatoriedade do estágio curricular supervisionado. O documento seguirá para fase de revisão técnica no CNE e depois de assinado pelo Relator e Presidente da CES/CNE será publicado no Diário Oficial da União e seguirá imediatamente para a homologação ministerial. Após a publicação da Resolução que estabelece as Diretrizes, ficam revogados os efeitos do Parecer CNE/CES 63/2004, que dispõem sobre a regulamentação e reconhecimento civil de cursos teológicos livres realizados antes do Parecer CNE/CES 241/1999, não sendo mais permitido o aproveitamento de estudos e convalidação de títulos de cursos livres de Teologia, após esta data

 


 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA COM REGISTRO EM CARTÓRIO EM FIRMA RECONHECIDA PELA SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 


 

CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

MATERIAS : 40

CREDITOS : 120

CARGA HORÁRIA : 2.400

VALOR : 50,00 + DESPESA DE ENVIO POR MATERIA ALUNO

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PASTORAL

2º MATÉRIA ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

3º MATÉRIA ANTIGO TESTAMENTO

4º MATÉRIA ANTROPOLOGIA

5º MATÉRIA APOLOGÉTICA CRISTÃ

6º MATÉRIA ATOS DOS APOSTOLOS

7º MATÉRIA BIBLIOLOGIA CRISTA

8º MATÉRIA CRISTOLOGIA – A DOUTRINA DE CRISTO

9º MATÉRIA DIDÁTICA

10º MATÉRIA DOUTRINA DE DEUS

11º MATÉRIA DOUTRINAS BÍBLICAS

12º MATÉRIA ECLESIOLOGIA BÍBLICA

13º MATÉRIA EPISTOLAS PAULINA

14º MATÉRIA ESCATOLOGIA BIBLICA

15º MATÉRIA ÉTICA CRISTà MINISTERIAL

16º MATÉRIA EVANGELHOS

17º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA

18º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

19º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

20º MATÉRIA GREGO KOINE

21º MATÉRIA HEBRAICO BIBLICO

22º MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA

23º MATERIA HISTÓRIA DA IGREJA

24º MATÉRIA HOMILÉTICA

25º MATÉRIA LIDERANÇA CRISTÃ

26º MATÉRIA LITÚRGIA  BÍBLICA

27º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS

28º MATÉRIA LIVROS POÉTICOS

29º MATÉRIA MISSIOLOGIA

30º MATÉRIA NOVO TESTAMENTO

31º MATÉRIA PENTATEUCO

32º MATERIA PNEUMATOLOGIA

33º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

34º MATÉRIA PROFETAS MAIORES

35º MATÉRIA PROFETAS MENORES

36º MATERIA PSICOLOGIA DA RELIGIAO

37º MATÉRIA SEITAS E HERESIAS

38º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

39º MATÉRIA SOTERIOLOGIA

40º MATÉRIA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.