Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

O curso objetiva formar profissionais de Psicopedagogia que possuam um olhar humanista na prática psicopedagógica, propiciando o desenvolvimento da consciência da pessoa no processo de ensino e de aprendizagem e, a partir desse desenvolvimento, permitir uma prática psicopedagógica coerente com o crescimento e a complexidade da sociedade.

 

O curso de Psicopedagogia pretende qualificar profissionais para atuarem sob uma perspectiva bioecológica no processo de criação de condições favoráveis ao desenvolvimento humano. Pretende-se formar psicopedagogos com uma ampla compreensão do processo de aprendizagem e desenvolvimento, compreendendo o papel ativo e criativo da pessoa que aprende e de suas inter-relações com seu contexto, profissional da área de Educação, uma complementação à sua formação. Psicopedagogia atua no espaço escolar, por meio de trabalho clínico, terapêutico ou institucional preventivo, antes que se instalem entraves no processo de ensino-aprendizagem ou mesmo terapêutico. Faça já. Você sai pronto para vencer e se destacar em sua carreira profissional. O curso tem duração de aproximadamente

 

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação em Saúde e Educação, enquanto prática clínica, assim como tem-se transformado em um campo de estudos para pesquisadores interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção.

 

Com este curso  a Psicopedagogia, o aluno aprenderá:

 

  • Qual o objeto de estudo desta área do conhecimento;
  • Embasamentos teóricos;
  • O campo de atuação do psicopedagogo;
  • Ética profissional;

 

Público-alvo


Ter boa capacidade para ouvir e assimilar fatos. Essas são duas das principais características que devem ser adotadas pelos psicopedagogos. Descrição, imparcialidade, ética e equilíbrio emocional também são importantes no exercício da profissão.

O Profissional

O curso de Psicopedagogia habilitará o profissional para compreender o seu cliente enquanto pessoa em sua plenitude, ou seja, suas capacidades e limitações e, diante da compreensão de tal sujeito, ele desenvolverá meios de facilitação do acesso à informação. Com a contextualização dos conteúdos à vida dos estudantes, os sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem estarão mais próximos dos temas a serem apreendidos e, desse modo, poderão utilizá-los em situações semelhantes às de sua vida cotidiana, com segurança, desenvoltura e prazer. Além disso, podem romper com uma longa tradição de impedimentos geracionais com conteúdos acadêmicos, que possivelmente vêm passando de pais para filhos, tanto nas famílias dos alunos como nas de professores.

 

 

O que você pode fazer

 

Área clínica Prestar atendimento psicopedagógico em clínicas e consultórios, a fim de solucionar dificuldades de aprendizado.

Educação continuada Auxiliar indivíduos que, por qualquer problema, estão afastados da escola.

Orientação pedagógica Em escolas, resolver questões ligadas a currículo, métodos de ensino e abordagens pessoais. Criar um plano de trabalho que facilite o aprendizado dos alunos.

Recursos humanos Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs nos processos de aprendizagem dos funcionários.

 

Diante de um novo cenário educacional, cercado pelo excesso de informações e alunos conectados, a formação acadêmica tradicional fica cada vez mais distante da realidade da sala de aula. Para responder a esses desafios, instituições brasileiras de ensino superior começam a investir em novas metodologias e repensam a matriz curricular da formação inicial e continuada de professores.

 

Considerando que a educação está em constante transformação, a trabalhar com disciplinas de planejamento pessoal, financeiro e profissional, tendências educacionais, criatividade e neurociência aplicada à educação.

 

Mercado de Trabalho

 

O Senado aprovou em 2014 a regulamentação da profissão de psicopedagogo, mas até agosto de 2017 a lei ainda aguardava sanção da Presidência da República. Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

 

A maior demanda para esse bacharel é na área clínica. Ele pode atuar como autônomo, em consultório próprio, ou em instituições de ensino, interessadas em aperfeiçoar os processos de aprendizagem. Os principais empregadores são escolas, hospitais e clínicas de psicologia. A regulamentação da profissão daria a possibilidade também de incluir esse tipo de tratamento em planos de saúde.

 

Há vagas também em empresas, no treinamento de funcionários. Como a legislação brasileira determina que 5% dos postos de trabalho em grandes corporações sejam preenchidos por deficientes, o profissional é procurado para orientar e auxiliar na contratação e adaptação dessas pessoas.

 

Ele pode, ainda, participar de equipes multidisciplinares nas varas de família e de infância. A aprovação da Lei Menino Bernardo, a Lei da Palmada, abriu espaço para o profissional em instituições jurídicas, na identificação dos possíveis problemas que uma criança esteja sofrendo no âmbito familiar. Há oportunidades também em centros comunitários, centros socioeducativos e ONGs.

 

As regiões Sul e Sudeste são as maiores empregadoras. Em São Paulo, lei municipal exige a oferta de serviços de psicopedagogia nas escolas da rede pública. No estado, também existe a previsão de um psicopedagogo para alunos nas escolas da rede. Mas há vagas em todo o país.

 

O termo “Livre” significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e, diploma anterior.


 

                     
 

 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA , HISTORICO E CREDENCIAL DE PSICOPEDAGOGO , NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE

 

 

 

 

OBS : O PARCELAMENTO PELO SITE EM PAGSEGURO SOMENTE CARTÃO

 

 

MATERIAL ENVIADO TUDO POR EMAIL , MATERIAL EM PDF , VIDEOS E SLIDES E MATERIAL DE APOIO.

 

 

 

 

CURSO DE PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL

MATERIAS : 60

CARGA HORÁRIA : 3000

VALOR : 600,00

 

 

 

1º MATÉRIA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

2º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA

3º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA

4º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

5º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

MATÉRIA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS

MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

MATÉRIA DIDÁTICA

10º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

11º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

12º MATÉRIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

13º MATÉRIA EDUCAÇAO INCLUSIVA

14º MATÉRIA EDUCAÇÃO INFANTIL

15º MATÉRIA ÉTICA PROFISSIONAL

16º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

17º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

18º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

19º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

20º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

21º MATERIA FUNDAMENTOS GERAIS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL

22º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

23º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

24º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

25º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR

26º MATÉRIA GESTAO ESCOLAR INTEGRADA

27º MATÉRIA HISTORIA DO PSICODIAGNOSTICO

28º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

29º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

30º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

31º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

32º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

33º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

34º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

35º MATÉRIA PEDAGOGIA

36º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

37º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUPERVISÃO ESCOLAR

38º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

39º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

40º MATÉRIA PSICANÁLISE  SOCIAL

41º MATÉRIA PSICOLOGIA CLINICA

42º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APREENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO

43º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

44º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

45º MATERIA PSICOLOGIA GERAL

46º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

47º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE

48º MATÉRIA PSICOPATOLOGIA

49º MATERIA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E AS DIFICULDADES APRENDIZAGEM

50º MATERIA PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA CRISTÃ

51º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

52º MATÉRIA SÍNDROME DOWN

53º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

54º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

55º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

56º MATERIA TEORIA DO CONHECIMENTO

57º MATERIA TEORIA PSICANALÍTICA

58º MATÉRIA TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

59º MATÉRIA TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

60º MATÉRIA TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

 

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.