Curso de Fenomenologia da Religião

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

Modalidades:

 

EAD,  On-line Via PDF; Não regulamentado pelo MEC

 

 

                           

                          

 

Fenomenologia da Religião


O termo “fenômeno” vem do grego fainomenon, que significa literalmente “aquilo que aparece”, “que se mostra”. Logo, fenomenologia é, literalmente, “o estudo do que aparece”. Mas, obviamente, como método científico, o termo vai muito além do seu significado literal. A fenomenologia é uma tentativa de compreender a essência da experiência humana, seja ela psicológica, social, cultural ou religiosa, a partir da análise das suas manifestações, que chamamos de fenômenos. É uma tentativa de compreensão não do ponto de vista do observador, mas do ponto de vista da própria pessoa que teve a experiência. No meio lingüístico e antropológico, isso seria chamado de ponto de vista êmico.

 

APRESENTACÃO

 

O Curso de  Fenomenologia da Religião : lhe levará a:- Aperfeiçoar a prática dos profissionais em Teologia; - Desenvolver métodos e técnicas que possibilitem a realização de diagnósticos, intervenções e avaliações na área; e - Apresentar elementos que permitam o acesso e a produção de conhecimento científico. O curso oferecerá um conjunto de ferramentas de comunicação e de motivação, que permitam criar um espírito de aprendizagem contínua, melhoria de resultados da equipe e estimular o desenvolvimento de aspectos críticos de liderança. De modo geral, a preocupação do curso é com a aplicação e a extensão de conhecimentos às finalidades profissionais, visando aumentar suas competências para as atividades atuais, ou que vislumbrem a abertura de sua própria empresa a curto ou médio prazo.

 

O Curso de Fenomenologia de ReligiãoComo um complemento ao estudo da Teologia, abordando de maneira sistemática a Fenomenologia associada à religião e sua importância histórica e humanaassumir um novo papel de liderança com impacto imediato; estabelecer e liderar mudanças; converter erros em sucesso; mobilizar seu pessoal para que todos atuem na mesma direção e perturbar o equilíbrio organizacional para fazer as coisas acontecerem, ou seja, ser um verdadeiro líder .

 

A fenomenologia da Religião :  se firmou como corrente filosófica e método científico somente no século 20, ao se distanciar do estudo comparado das religiões. O termo “fenomenologia” surgiu em 1764, com o matemático e filósofo suíço-alemão Johann Heinrich Lambert (1728-1777). Entretanto, o alemão, de ascendência judaica, Edmund Husserl (1859-1938) que é considerado o “pai da fenomenologia”. Com sua obra “Investigações Lógicas” (1900-1901) ele desenvolveu o método fenomenológico de tal forma que o mesmo passou a constituir o centro de gravidade de grande parcela do pensamento filosófico do século 20 e sua influência estendeu-se a todas as ciências humanas. Como método científico, a fenomenologia pode ser utilizada pelas mais diferentes áreas de conhecimento, ciências e meios de expressão que o homem possa desenvolver.

 

OBJETIVO :

 

O Curso de Fenomenologia da Religião da Religião  é um grau profissional avançado, elaborado com o propósito de fortalecer as áreas de competência do profissional, habilitá-lo a desempenhar melhor as tarefas essenciais na área de gestão estratégica e desenvolver uma atitude proativa cuja visão apele aos corações e mentes.

 

O Curso de Fenomenologia da Religião :   é oferecido para pessoas que estejam envolvidos em áreas de liderança, direção executiva e gestão, e pressupõe que o candidato tenha uma formação sólida, preferencialmente . Distintivamente diferente dos graus acadêmicos tais como Ph.D., a ênfase primária do é a excelência no exercício da liderança e direção e da gestão de resultados, ou, seja, o objetivo do curso é desenvolver suas habilidades latentes e fazer de você um líder verdadeiramente eficaz.

 

FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO Tem por objetivo proporcionar a todas as pessoas interessadas um contexto ade­qua­do para uma investiga­ção filosó­fi­ca acerca do fenômeno religioso, em geral, e da natureza das nossas asser­ções relativas à crença religiosa, em particular. Trata-se de potenciar o debate sobre questões como as seguintes: Que espécie de fatores compõem a consti­tuição discursiva dos argumentos que ao mesmo tempo pretendem ser racionais e religiosos? De que modo afetam os avanços no domínio das ciências naturais as visões religiosas acerca do mundo e da vida? Quais as dimensões constituintes do fenômeno religioso? Que relação mantém a experiência religiosa com outras dimensões (tais como a cultural, psicológica, social, política e econômica) deter­minantes da experiência humana? Como interpretar e avaliar as diferentes tradições? O que se deve entender por facto religioso? Como equacionar a relação entre Filosofia e Fenomenologia e Teologia? Numa palavra, este programa visa ajudar todos os participantes a articular de forma inovadora e compro­me­ti­da, ainda que num clima de total liberdade e respeito, a experiência (e a expressividade) religiosa do ser humano, particularmente na sua vertente judaico-cristã, à luz da pergunta univer­sal pelo sentido. Como tal, o programa de estudos  em Fenomenologia da Reli­gião será um espaço de excelência para refletir sobre a experiência religiosa e a dimensão metafísica do ser humano.estudam o  religioso nos seus múltiplos contextos histórico, social e cultural. Partindo da contribuição dos diversos instrumentais teóricos, oriundos das ciências humanas, procura, de forma interdisciplinar, analisar as diferentes manifestações, nas suas múltiplas contextualidades, que as religiões assumem na sua relação com a cultura e a sociedade.

 

 

O curso visa estudar, a partir dos períodos da Fenomenologia da Religião, A disciplina pretende, usando métodos filosóficos, alcançar o objetivo filosófico de esclarecer a possibilidade e a essência formal da religião na existência humana, isto é, analisar o absoluto (Deus) enquanto atingível pela inteligência. os argumentos ontológicos, a experiência e a manifestação do fenômeno religioso.  busca proporcionar um contexto adequado para uma investigação filosófica acerca do fenômeno religioso, em geral, e da natureza das asserções relativas à crença religiosa. Oferecemos um curso de alto nível, totalmente realizado pela modalidade EAD tem por objetivo proporcionar a todas as pessoas interessadas um contexto ade­qua­do para uma investiga­ção filosó­fi­ca acerca do fenômeno religioso, em geral, e da natureza das nossas asser­ções relativas à crença religiosa, em particular. Trata-se de potenciar o debate sobre questões como as seguintes: Que espécie de fatores compõem a consti­tuição discursiva dos argumentos que ao mesmo tempo pretendem ser racionais e religiosos? De que modo afetam os avanços no domínio das ciências naturais as visões religiosas acerca do mundo e da vida? Quais as dimensões constituintes do fenômeno religioso? Que relação mantém a experiência religiosa com outras dimensões (tais como a cultural, psicológica, social, política e econômica) deter­minantes da experiência humana? Como interpretar e avaliar as diferentes tradições? O que se deve entender por facto religioso? Como equacionar a relação entre Filosofia e Fenomenologia e Teologia? Numa palavra, este programa visa ajudar todos os participantes a articular de forma inovadora e compro­me­ti­da, ainda que num clima de total liberdade e respeito, a experiência (e a expressividade) religiosa do ser humano, particularmente na sua vertente judaico-cristã, à luz da pergunta univer­sal pelo sentido.

 

Objetivo geral
 

Fornecer elementos teóricos para análises interpretativas críticas do fenômeno religioso e dos grupos, instituições e movimentos religiosos a partir da filosofia em suas múltiplas correntes, privilegiando a filosofia contemporânea. Abordar temas de religião.

 

O Curso tem como foco a noção de sagrado. Percorrerá uma linhagem de autores que se dedicaram a abordá-la tomando como ponto de partida a  e seus colaboradores lhe atribuíram. Nesse trajeto, um tema recorrente será o do sacrifício, que serviu várias vezes de apoio para elaborações sobre o sagrado. À medida que avançamos, perceberemos certos deslocamentos que conferem ao conceito uma ênfase sobre o que está associado ao encoberto, ao contagioso, ao transgressivo, ao violento, forçando a tomar o sagrado como uma força essencialmente ambivalente e com implicações sociais muito difusas.

 

A Criação do Programa de  Fenomenologia da Religião

 

O Programa do SETEAD à distância , visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, bem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.

 

PUBLICO ALVO:

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se aprofundar expressivamente no conhecimento, Teológico, Linguístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

No final do Curso de  Fenomenologia da Religião você estará pronto para fazer o nosso Curso de Doutorado e atuar como:

 

Professor de Filosofia da Religião;
Professor de Fenômeno Religioso;
Professor de Epistemologia do Fenômeno Religioso;
Professor de Cosmovisão das Religiões e dos Movimentos Religiosos;
Professor de Tradições Religiosas;
Professor de Metodologia do Ensino Religioso;
Professor de Diálogo Inter-Religioso;
Orientador geral de trabalhos de conclusão de cursos de Filosofia da Religião;
Escritor de livros, ensaios, crônicas, artigos, revistas da escola dominical, apostilas de cursos e seminários, estudos bíblicos;
Conferencista em convenções, igrejas, empresas, associações, seminários, e eventos afins em geral;
Orador motivacional;
Palestrante;
Consultor Organizacional;
Consultor acadêmico de faculdades e seminário teológicos;
Consultor na área de Filosofia da Religião;
Consultor de organismos culturais para o campo religioso;
Consultor de orgãos de comunicação para temas vinculados ao campo religioso.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa a pesquisa científica com a finalidade de formar professores com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

OBJETIVO DO CURSO: 

 

Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

Fenomenologia da Religião visa habilitar profissionais capazes de ver o mundo de maneira reflexiva e crítica, atuando na docência e visando a pesquisa e a produção de novos conhecimentos. Capacitar o profissional a ter uma opinião crítica sobre as diferentes correntes religiosas, sem no entanto, ater-se a determinado caminho religioso. O aluno será capaz de repassar esse conhecimento como docente ou trabalhando em locais próprios que requeiram este profissional. O perfil histórico do curso também permite ao aluno, atuar em assessorias de preservação histórica, bibliotecas ou museus.O curso contribui para a formação no âmbito profissional e também pessoal. A formação objetiva oferecer a compreensão da estrutura e diversidade dos fenômenos religiosos, primando pela capacitação profissional voltada para a formação de indivíduos que compreendam a si mesmo e o mundo ao seu redor.

 

EGRESSOS:

Desenvolver atividades práticas pertinentes ao campo teológico-filosófico e tarefas teóricas da pesquisa científica teológica-filosófica, social e do fato religioso; Praticar a docência do ensino religioso, tanto para o nível público como para o privado; Praticar a crítica teológica-filosófica de conformidade com a rigorosa técnica da exegese e da hermenêutica; Cooperar com a os órgãos públicos na tarefa de prestação de cidadania e de bem estar para as comunidades.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: Fazendo o distância .

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus.

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

DURAÇÃO DO CURSO:

 

Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em média de 03 (Três) a 12 (doze) meses.

 

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

               
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

                                        

 

 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.


 

OBS: O CURSO DE FENOMENOLOGIA DA RELIGIAO E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

BRINDE  :

03 DVD DE AULAS DE APOIO

 

 

 

CURSO DE  FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

MATERIAS : 60

CREDITOS : 180

CARGA HORÁRIA : 3.600

VALOR: 400,00

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA A RELIGIÃO PÓS-MODERNA

2º MATÉRIA ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA

3º MATÉRIA AGONIA DAS RELIGIÕES

4º MATÉRIA ANTICRISTO

5º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES

6º MATÉRIA APOLOGÉTICA

7º MATÉRIA AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

8º MATÉRIA AS SOCIEDADES SECRETAS

9º MATÉRIA BATALHA ESPIRITUAL

10º MATÉRIA BUDISMO

11º MATÉRIA CATOLICISMO

12º MATERIA CIÊNCIA E RELIGIÃO

13º MATÉRIA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

14º MATERIA COSMOLOGIA GREGA

15º MATÉRIA CRIACIONISMO E EVOLUVIONISMO

16º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

17º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

18º MATÉRIA ECUMENISMO

19º MATÉRIA EDUCAÇÃO RELIGIOSA

20º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

21º MATÉRIA ESOTERISMO

22º MATÉRIA ESPIRITISMO

23º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

24º MATERIA FENOMENOLOGIA DO ESPIRITO

25º MATERIA FILOSOFIA CONTEMPORANEA

26º MATÉRIA FILOSOFIA CRISTÃ

27º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

28º MATERIA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO

29º MATERIA GEOMETRIA SAGRADA

30º MATÉRIA HERESIOLOGIA

31º MATÉRIA HISTÓRIA GERAL DAS RELIGIÕES

32º MATÉRIA ISLAMISMO

33º MATÉRIA KARDECISMO

34º MATÉRIA MAÇONARIA

35º MATÉRIA MARKETING DAS RELIGIÕES

36º MATERIA METAFÍSICA CONTEMPORANEA

37º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

38º MATÉRIA MILENIO

39º MATÉRIA MITOLOGIA GERAL

40º MATÉRIA MORMONISMO

41º MATÉRIA MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS

42º MATÉRIA NOVA ERA

43º MATÉRIA OS FINAIS DOS TEMPOS

44º MATERIA PANORAMA DO FENÔMENO RELIGIOSO BRASILEIRO

45º MATÉRIA PSICOGÊNESE DA RELIGIÃO

46º MATÉRIA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

47º MATÉRIA RACIONALISMO CRISTÃO

48º MATÉRIA RELIGIÃO E CIÊNCIA NO RENASCIMENTO

49º MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS

50º MATÉRIA RELIGIÕES E SEITAS

51º MATÉRIA RELIGIÕES MUNDIAIS

52º MATÉRIA RELIGIOSIDADE POPULAR

53º MATÉRIA SEITAS BRASILEIRAS

54º MATÉRIA SEITAS E HERESIAS

55º MATÉRIA SEITAS ORIENTAIS

56º MATÉRIA SIMBOLOS DO OCULTO

57º MATÉRIA SINCRETISMO RELIGIOSO

58º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

59º MATÉRIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

60º MATÉRIA UNICISMO

 

 

 

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.