Curso de Educador Cristão

 
 
 

 

Professores são como eucaliptos

O educador não deve ser considerado um simples professor, na acepção daquele que apenas ensina uma ciência, técnica ou disciplina. Educadores e professores possuem função e natureza distintas. Eles não são forjados no mesmo forno. E se de fato não são de mesma natureza, de onde vem o educador? Qual a sua procedência? Tem ele o direito de existir? Como pode ser constituído? “Não se trata de formar o educador, como se ele não existisse”, diz o professor Rubens Alves. “Como se houvesse escolas capazes de gerá-lo ou programas que pudessem trazê-lo à luz. Eucaliptos não se transformarão em jequitibás, a menos que em cada eucalipto haja um jequitibá adormecido: os eucaliptos são árvores majestosas, bonitas, porém absolutamente idênticas umas às outras, que podem ser substituídas com rapidez sem problemas. Ficam todas enfileiradas em permanente posição de sentido, preparadas para o corte e o lucro”.

 

 

O Programa do  CURSO DE EDUCADOR CRISTÃO visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros  superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos.  

 

O Curso de  Educador  Cristão é um curso livre, sem exigência de escolaridade especí­fica, , com objetivo de prover formação básica em conhecimento bí­blico e educação cristã para lí­deres .

 

Justificativa:   

 

O educador  cristão precisa ter em mente que seu trabalho antes de tudo é um ministério ,ou seja  é servir o corpo de Cristo por meio de ensino , em  uma definição simples " a educação cristã" , é ministério de levar o crente á maturidade cristã ,  é essencial para qualificação de um professor  é interesse pelo  aluno   e o desejo de servi-lo e ajuda-lo , buscando seu bem-estar ,o  educador cristão deve ser motivado  pelo amor  tendo em seu coração um desejo crescente de ver as pessoas crescendo na fé .

 

Jesus o Mestre por excelência é nosso grande exemplo ele  amou á todos se interessou pelos problemas  humanos  e sempre buscou fazer alguma coisa para solucionar e repetidamente dizia  que tinha vindo para servir e não para ser servido , assim sendo educar no ponto de vista cristão é um compromisso não apenas com a qualidade  do conteúdo , a eficácia do método educacional , e a quantidade de recursos  didáticos , mas sim no desenvolvimento e progresso do aluno ajudando desenvolver seu potencial e talentos concedidos por Deus , prepara-lo para interagir no meio á qual vive e com situações cotidianas com criatividade e compromisso com a palavra de Deus. Para nos tornarmos verdadeiramente educadores cristãos é preciso compreender o valor e a responsabilidade do ministério do ensino, e uma disposição continua para autoavaliação e busca de aperfeiçoamento .

 

Objetivo geral: 

 

Compreender o propósito da educação cristã.

 

Objetivos específicos:

 

1º Valorizar e compreender que a educação cristã é um ministério educacional, para servir o corpo Cristo por meio do ensino.

 Analisar e identificar os requisitos básicos para um educador cristão.

 Identificar, aplicar  os métodos e objetivos pedagógicos  usados por  Jesus em seu ministério .

 

OBJETIVOS: • 

 

Preparar os aprendentes para atuarem como mestres de formação humanística, técnica e científica compatível com a realidade eclesiástica brasileira e global em seus aspectos religiosos, sociais e culturais. 

 

Fortalecer o sentido da existência humana sensibilizando os envolvidos para a dimensão da cristandade presente no contexto da prática didático-pedagógica. 

 

Possibilitar a formação e capacitação teórico-prática para o contínuo desenvolvimento profissional através da tomada de decisões, administração, liderança e empreendedorismo com expressiva competência, além de atuar interdisciplinarmente no exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religioso. 

 

PÚBLICO ALVO: 

 

Líderes eclesiásticos, pastores, pastoras, missionários, missionárias, diáconos, diaconisas, professores e professoras de Escolas Bíblicas, membros de igrejas cristãs, estudantes e profissionais de Educação, Teologia, Psicologia, Antropologia, História, Filosofia, entre outras ciências; além dos que pretendem liderar, ministrar em convenções, conferências, palestras, seminários e institutos teológicos, lecionar, bem como escrever livros e artigos científicos e acadêmicos. 
 

 

A Quem se Destina: 

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

                        

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
 

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
 

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
 

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
 

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

                                                       

 

OBS: O CURSO DE TEOLOGIA E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA COM REGISTRO EM CARTÓRIO EM FIRMA RECONHECIDA PELA SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 

 

 

CURSO DE  EDUCADOR CRISTÃO

MATERIAS : 60

CREDITOS : 180

CARGA HORÁRIA : 3.600

VALOR : 300,00

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA  DISCIPULADO

2º MATÉRIA  EDUCAÇÃO CRISTÃ

3º MATÉRIA ANÁLISE LINGÜÍSTICA MORFOLOGIA

4º MATÉRIA ANTROPOLOGIA GERAL

5º MATÉRIA ARQUEOLOGIA BÍBLICA

6º MATERIA AS TRADUÇÕES DA BÍBLIA  OS ORIGINAIS EM HEBRAICO

7º MATÉRIA BIBLIOLOGIA AVANÇADA

8º MATÉRIA CANON ANTIGO TESTAMENTO

9º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

10º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

11º MATÉRIA DIDÁTICA GERAL

12º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

13º MATÉRIA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

14º MATÉRIA ESCRITOS APOSTÓLOS

15º MATÉRIA ÉTICA CRISTÃ MINISTERIAL

16º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA

17º MATÉRIA FILOSOFIA CRISTÃ

18º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

19º MATERIA FILOSOFIA DA LINGUAGEM

20º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

21º MATERIA FILOSOFIA MEDIEVAL

22º MATERIA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORANEA

23º MATÉRIA FUNDAMENTO DA FILOSOFIA

24º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃS

25º MATERIA FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA PRÁTICA

26º MATERIA FUNDAMENTOS SOCIO ANTROPOLOGICOS

27º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

28º MATÉRIA GREGO INSTRUMENTAL

29º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

30º MATERIA HISTÓRIA DA ESCRITA

31º MATERIA HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO BIBLICA

32º MATERIA HISTÓRIA DA LÍNGUA GREGA

33º MATÉRIA HISTÓRIA DA LINGUA HEBRAICA

34º MATÉRIA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO CONTEMPORÂNEO

35º MATERIA HISTÓRIA LINGUISTICA DO ARAMAICO

36º MATÉRIA HOMILÉTICA

37º MATÉRIA LIDERANÇAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

38º MATÉRIA LÓGICA FILOSOFICA

39º MATERIA MANUSCRITO DE QUMRAN

40º MATERIA MATERIALISMO DIALÉTICO

41º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

42º MATÉRIA METODOS CRIATIVOS DE ESTUDO DA BÍBLIA

43º MATERIA METÓDOS DE INTERPRETAÇÃO DA BIBLIA

44º MATÉRIA PANORAMA BÍBLICO

45º MATÉRIA PEDAGOGIA

46º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

47º MATÉRIA PRINCIPIOS DE INTERPRETAÇÃO BIBLICA

48º MATERIA PROFESSORES DA EBD – ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

49º MATÉRIA PSICOLOGIA CRISTÃ

50º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

51º MATÉRIA PSICOLOGIA GERAL

52º MATÉRIA PSICOLOGIA PASTORAL

53º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

54º MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS

55º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

56º MATÉRIA SOCIOLOGIA GERAL

57º MATÉRIA TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

58º MATÉRIA TEOLOGIA MORAL

59º MATÉRIA TEOLOGIA PASTORAL

60º MATÉRIA TEOLOGIA PAULINA

 

 

 

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10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

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