Curso de Especialização em Psicanálise Clinica

Curso de Especialização em Psicanálise Clinica

 

                            

 

SOBRE O CURSO LIVRE DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICANÁLISE CLINICA

 

O Curso Livre de Especialização em Psicanálise Clinica visa a formação de mestres capazes de exercer uma prática profissional e acadêmica de alto nível, com qualificação para desenvolver atividades de pesquisa que contribuam para a produção de conhecimentos expressivos em Psicanálise. 

O Curso Livre de Especialização em Psicanálise Clinica prepara você para abrir o seu consultório, a sua clinica de psicanálise, e até fundar a sua ong, além de capacitar você para trabalhar com dependentes quimicos, adolescentes, jovens, casais, etc. 

O Curso Livre de Especialização em Psicanálise Clinica faz de você um Psicanalista profissional preparado para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais. 

Matrícule-se agora mesmo e torne-se um Psicanalista Profissional e você estará preparado para ajudar as pessoas a desenvolver uma autoestima e autoconfiança positiva e estável e uma personalidade robusta e por isto mais capaz de enfrentar e dissolver suas hesitações, ansiedades, depressões e demais dificuldades emocionais. 

O Curso Livre de Especialização em Psicanálise Clinica visa também a prática profissional da Psicanálise com crianças, adolescentes, famílias, instituições e comunidades, fornecendo elementos teórico-práticos que possam ampliar as competências para atuações profissionais em outros campos de relevância social. 

O Curso Livre de Especialização em Psicanálise Clinica permite uma maior inserção no mercado de trabalho, tanto para aqueles que pretendem ingresso quanto para profissionais de qualquer área que pretendem desenvolvimento através de sólida formação psicanalítica, aprofundamento profissional, melhor qualificação, formação diversificada e inter-relações de saberes. 

O Curso de Especialização em Psicanálise Clínica é direcionado aos interessados em adquirir conhecimentos mais profundos na área da PSICANÁLISE CLÍNICA , que buscam aprender a dinâmica das problemáticas emocionais e afetivas em conformidade com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam utilizar a Psicanálise como Terapeutas e clinicar. Todavia, não se restringindo, pois, sua grade curricular apresenta uma gama de conhecimentos que se ajustam às necessidades particulares de indivíduos e de grupos, visando uma ampla cognição e discernimento, fatores fundamentais para futuros profissionais e acadêmicos das áreas da Psicanálise. Será necessário que você se identifique com alguma corrente psicanalítica (freudiana, lacaniana, kleiniana, etc.)

 

OBJETIVOS:


O programa de Especialização em Psicanálise Clinica  visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e poder criativo no campo psicanalítico, assim como a formação de docentes, com a capacidade para a compreensão dos grandes temas e problemas psicanalíticos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional.

 

EGRESSOS:


Desenvolver atividades práticas pertinentes ao campo psicanalítico e tarefas teóricas da pesquisa científica ligadas à Psicanálise; Praticar a docência do ensino psicanalítico, tanto para o nível público como para o privado; Praticar a crítica psicanalítica de conformidade com a rigorosa técnica da Psicanálise Ortodoxa; Cooperar com a os órgãos públicos na tarefa de prestação de cidadania e de bem estar para as comunidades.

 

COMO SE FORMA O PSICANALISTA?

 

A formação profissional em Psicanálise é dividida em três (3) etapas básicas:
 

I - Teoria
II - Análise pessoal
III - Supervisão

 

Veja abaixo a descrição de cada uma das etapas do curso.

I - TEORIA

 

O objetivo desta parte do curso é proporcionar conhecimentos que lhe permita lidar praticamente com os casos clínicos. Além do estudo dos livros de Sigmund Freud o alunos deverá estudar também obras de outros autores tais como: Alfred Adler, Carl Jung, Lacan, Melanie Klein, J. B.Pontalis, Wilfred Bion, Donald Winnicott, Jean Laplanche dentre outros.

 

II - ANÁLISE PESSOAL

 

As sessões de análise pessoal visam propiciar experiência básica de contato com o inconsciente e com processo de lidar com as angústias impedidoras do desenvolvimento emocional. E devem ser conduzidas de modo a permitir a retomada do desenvolvimento emocional estacionado em alguma área ou áreas da mente. A finalidade essencial de tal análise pessoal é atingir alto grau de estabilidade de caráter e de maturidade emocional e ainda lhe capacitará a acessar o seu próprio incosciente utilizando as técnicas e as ferramentas da própria psicanálise.

 

III - SUPERVISÃO

 

Os objetivos da supervisão são: adestrar o candidato no uso do método psicanalítico; ajudá-lo na aquisição da capacidade de lidar com pacientes com base no entendimento do material analítico; observar o trabalho do candidato e avaliar em que medida a análise pessoal atingiu ou esta atingindo seus objetivos e apreciar sua maturidade e estabilidade para o trabalho analítico durante um período prolongado de tempo. Esse procedimento é feito assim: depois que você terminar de fazer a leitura e o estudo da parte teórica, e as sessões de análise pessoal, você irá começar a atender as primeiras pessoas para tratamento com a psicanálise, e esse atendimento será feito sob supervisão de um profissional que nós lhe indicaremos.

 

PÚBLICO - ALVO

 

O Curso Livre de Especialização em Psicanálise  Clinica a Distância é altamente indicado para pessoas que atuam na área de ciências humanas (medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc) e áreas afins; capelães, conferencistas, pastores, líderes; profissionais interessados no trabalho clínico em Psicanálise: psicólogos e psiquiatras, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros que trabalham nos diversos serviços de Saúde: ONGS, hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.

 

CONSIDERANDO:

 

1. Que a Constituição Federal diz no Título II, Capítulo I, ítem XIII:  É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

 

2. O Decreto n.º 2.208 de 17/04/97 que Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996  (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), expõe os parâmetros da Educação Profissional, definindo em seu Art 1º que:  

 

A educação profissional tem por objetivos: 
 

I. promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. 
 

II. proporcionar a formação de profissionais, aptos a exercerem atividades específicas no trabalho, com escolaridade correspondente aos níveis médio, superior e de pós-graduação;  
 

III. especializar, aperfeiçoar e atualizar o trabalhador em seus conhecimento tecnológicos; 


IV. qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores, com qualquer nível de escolaridade, visando a sua inserção e melhor desempenho no exercício do trabalho.

 

3. O Decreto n.º 5154 de 23 de julho de 2004, que diz em seu Art. 1º: A educação profissional, prevista no art. 39 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, 

 

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?

 

 

COMO É O MATERIAL DIDÁTICO

 

O material didático do Curso Livre de Especialização em Psicanálise Clinica é composto por apostilas digitais elaboradas por professores altamente qualificados. os links para fazer o download (baixar) das apostilas do curso,  Caso deseje, você poderá salvar o material didático num pendriver ou CD e até imprimir.

 

Cursos Livres

 


O termo “Livre” significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e, diploma anterior. 
 

 

                     
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO

 

Os psicanalistas formados no nosso Curso Livre de Especilização em Psicanálise Clinica têm sua profissão e atividade profissional amparada e classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional. O Psicanalista é um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até em hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.

 

Programa do Curso de Especialização em Psicanalise Clinica

 

VOCÊ RECEBERÁ TODOS AS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DAS PESQUISAS E DISSERTAÇÃO. 

 

PROÊMIO: 

 

Todas as normas devem ser rigorosamente obedecidas.

 

A Dissertação terá, no mínimo, 100 (Cem) páginas de texto no formato Word, fonte Times New Roman e corpo 12. Obrigatoriamente, devem ser consultados e relacionados, no mínimo, 4 (Quatro) autores que abordam o mesmo assunto da sua Dissertação, além de outros documentos normais de consulta.

 

Dicas importantes: esta dissertação pode ser aproveitada para fazer o Curso de Especialização em Psicanalise Clinica com o mesmo assunto, bastando um estudo mais aprofundado e incluir + 50 paginas sobre o mesmo assunto, totalizando 150 paginas, lembre-se que você esta se especializando em uma determinada área e o estudo esta em progressão.

 

Registro da Profissão

 

PSICANALISTA

 

A conclusão do curso dá ao aluno o direito de registrar-se como PSICANALISTA, solicitando sua filiação à Ordem Nacional dos Psicanalistas. De acordo com o Ministério do Trabalho, Portaria Mtb 1.334/94 e Decreto Lei n.º 76.900/75 – Psicanalista – CBO Cód. 2515-50 – Profissional de Nível Superior ou Equivalente.

 
ORDEM NACIONAL DOS PSICANÁLISTAS
 
 

RECEBERA O SEU DIPLOMA E CREDENCIAL DE PSICANALISTA , NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA COM REGISTRO EM CARTÓRIO EM FIRMA RECONHECIDA PELA SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 
 

BRINDE : VOCE IRA RECEBER NA SUA CASA DVD DE AULAS DE PSICANALISE

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO  EM  PSICANÁLISE CLINICA

MATERIAS : 25

CREDITOS : 100

CARGA HORÁRIA : 1.500

VALOR : 600,00

 

GRADE CURRICULAR :

 

MATÉRIA A PSIQUIATRIA

MATÉRIA A TERAPIA FREUDIANA 1º PARTE

MATÉRIA A TERAPIA FREUDIANA 2º PARTE

MATÉRIA AS SETE ESCOLAS DA PSICANALISE

MATÉRIA FREUD E A FILOSOFIA

MATÉRIA FUNDAMENTOS DA PSICANALISE DE FREUD A LACAN

MATÉRIA HISTERIA

MATÉRIA HISTORIA DO MOVIMENTO PSICANALITICO

MATÉRIA HISTORIA DO PSICODIAGNOSTICO

10º MATÉRIA METAPSICOLOGIA FREUDIANA

11º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

12º MATÉRIA NEUROSES  & PSICOSES

13º MATERIA PSICANÁLISE À INTEGRAÇÃO DE FREUD LACAN E JUNG

14º MATÉRIA PSICANALISE FREUDIANA

15º MATÉRIA PSICANÁLISE INTUITIVA

16º MATÉRIA PSICANÁLISE QUÂNTICA

17º MATÉRIA PSICOPATOLOGIA

18º MATÉRIA TEORIA E CLINICA PSICANALITICA DE SIGMUND FREUD

19º MATÉRIA TEORIA PSICANALITICA DE MELAINE KLEIN

20º MATÉRIA TEORIA PSICANALÍTICA FREUDIANA

21º MATERIA TEORIA PSICANALÍTICA

22º MATÉRIA TEOTERAPIA

23º MATÉRIA TERAPIA JUNGUIANA

24º MATÉRIA TERAPIA LACANIANA

25º MATÉRIA TOXICOLOGIA GERAL

 
 
 

 

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.