Curso de Doutorado em Ciência da Educação Cristã

 

 

 

             

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.


 

 

Modalidades:

 

EAD,  On-line Via PDF; Não regulamentado pelo MEC


 

 

 

O Programa do  CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros  superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos. 

 

Curso de Doutorado em Ciência da Educação Cristã visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e poder criativo no campo pedagógico, teológico, filosófico e social, assim como a formação de docentes, com a capacidade para a compreensão dos grandes temas e problemas teológicos-filosóficos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional.

 

 

O Curso de Doutorado em Ciência da Educação Cristã  é um curso livre, sem exigência de escolaridade especí­fica, , com objetivo de prover formação básica em conhecimento bí­blico e educação cristã para lí­deres .

 

Justificativa:   

 

O educador  cristão precisa ter em mente que seu trabalho antes de tudo é um ministério ,ou seja  é servir o corpo de Cristo por meio de ensino , em  uma definição simples " a educação cristã" , é ministério de levar o crente á maturidade cristã ,  é essencial para qualificação de um professor  é interesse pelo  aluno   e o desejo de servi-lo e ajuda-lo , buscando seu bem-estar ,o  educador cristão deve ser motivado  pelo amor  tendo em seu coração um desejo crescente de ver as pessoas crescendo na fé .

 

Jesus o Mestre por excelência é nosso grande exemplo ele  amou á todos se interessou pelos problemas  humanos  e sempre buscou fazer alguma coisa para solucionar e repetidamente dizia  que tinha vindo para servir e não para ser servido , assim sendo educar no ponto de vista cristão é um compromisso não apenas com a qualidade  do conteúdo , a eficácia do método educacional , e a quantidade de recursos  didáticos , mas sim no desenvolvimento e progresso do aluno ajudando desenvolver seu potencial e talentos concedidos por Deus , prepara-lo para interagir no meio á qual vive e com situações cotidianas com criatividade e compromisso com a palavra de Deus. Para nos tornarmos verdadeiramente educadores cristãos é preciso compreender o valor e a responsabilidade do ministério do ensino, e uma disposição continua para autoavaliação e busca de aperfeiçoamento .

 

Ciência da educação Cristã desde o fim do século XIX em seguida, determinam o estado atual dessa área de estudo, tanto no que diz respeito ao ensino universitá-rio- de ciências da educação, quanto às instituições de pesquisa em educação. Como com-ple-mento, Plaisance e Vergnaud se per-guntam quais são as diferentes con-cepções do procedimento científico em educação e quais são suas bases epistemológicas. O conteúdo de certos trabalhos, mas também seus fundamentos teóricos, são examinados quanto à filosofia, à psicologia e à história. A problemá-tica das desigualdades diante da esco-la e na escola é objeto de uma apresentação mais pormenorizada sob o ângulo dos fatos coletados e, ao mesmo tempo, sob o de suas interpretações. As pesquisas em ciências sociais são, enfim, apresentadas em sua renovação: observações e objetos novos, orientações teóricas em discussão entre os pesquisadores. Sem pretender chegar à exaus-tão, tais referências proporcio-nam ao leitor a possibilidade de se situar no âmago de certos debates cien-tíficos essenciais sobre a educação e a formação. A intenção desta obra é apresentar as peças essenciais do debate sobre a pesquisa em educação, privilegiando as abord

 

Objetivo geral: 

 

Compreender o propósito da educação cristã.

 

Objetivos específicos:

 

1º Valorizar e compreender que a educação cristã é um ministério educacional, para servir o corpo Cristo por meio do ensino.

 Analisar e identificar os requisitos básicos para um educador cristão.

 Identificar, aplicar  os métodos e objetivos pedagógicos  usados por  Jesus em seu ministério .

 

OBJETIVOS: • 

 

Preparar os aprendentes para atuarem como mestres de formação humanística, técnica e científica compatível com a realidade eclesiástica brasileira e global em seus aspectos religiosos, sociais e culturais. 

 

Fortalecer o sentido da existência humana sensibilizando os envolvidos para a dimensão da cristandade presente no contexto da prática didático-pedagógica. 

 

Possibilitar a formação e capacitação teórico-prática para o contínuo desenvolvimento profissional através da tomada de decisões, administração, liderança e empreendedorismo com expressiva competência, além de atuar interdisciplinarmente no exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religioso. 

 

PÚBLICO ALVO: 

 

Líderes eclesiásticos, pastores, pastoras, missionários, missionárias, diáconos, diaconisas, professores e professoras de Escolas Bíblicas, membros de igrejas cristãs, estudantes e profissionais de Educação, Teologia, Psicologia, Antropologia, História, Filosofia, entre outras ciências; além dos que pretendem liderar, ministrar em convenções, conferências, palestras, seminários e institutos teológicos, lecionar, bem como escrever livros e artigos científicos e acadêmicos. 
 

 

A Quem se Destina: 

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

                        

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
 

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
 

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
 

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
 

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

                               

I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião, História e Sociedade.

 

Esta área concentra seus estudos na busca sistematizada da religião, como fenômeno humano na história. A maneira como os historiadores registraram a religião, como parte da vida social, como ela influenciou e influencia os vários setores da cultura e do cotidiano, serão temas centrais de estudos. Entende-se a sociedade como locus de expressão da religião ao mesmo tempo em que sofre sua influência.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Estudos Interdisciplinares sobre o Campo Religioso Brasileiro.

 

Nesta Linha de Pesquisa estuda-se acerca da formação da sociedade brasileira, a partir da perceptiva da História Social, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Filosofia, tendo em vista a presença das diversas religiões, com seus ajustes e conflitos, como panorama para o estudo e compreensão da formação do campo religioso brasileiro na atualidade, tendo como referencial teórico as propostas entre outras, de Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu e Peter Berger. Dar-se-á relevância à busca dos traços da tradição cristã na formação da sociedade brasileira. Será relevante para esta linha de pesquisa o diálogo e as aplicações da tradição Cristã Reformada com os diversos aspectos culturais da sociedade brasileira.

 

II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião e Cultura.

 

Nesta área, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relação à estrutura dos elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Cultura e Sistemas Simbólicos.

 

Esta linha de pesquisa discute os conceitos básicos de antropologia como a noção de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vários sistemas simbólicos, objetos do fazer antropológico como parentesco, as relações econômicas, a arte, a ciência, está também a religião.

 

As Áreas de Concentração

 

são compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.

 

As Linhas de Pesquisa

 

são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.

 

 

VOCÊ RECEBERÁ TODOS AS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DAS PESQUISAS E DISSERTAÇÃO. 

 

 

 


                       

 

 

OBS: O CURSO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTà E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE

 

 

CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIA DA EDUCACAO CRISTA

MATERIAS : 30

CREDITOS : 90

CARGA HORÁRIA : 2.400

VALOR : 600,00

 

1º MATERIA ANTROPOLOGIA CULTURAL

2º MATERIA AS TRADUÇÕES DA BÍBLIA  OS ORIGINAIS EM HEBRAICO

3º MATÉRIA CANON ANTIGO TESTAMENTO

4º MATERIA CIÊNCIA E RELIGIÃO

5º MATERIA CÓDIGO  DE DIREITO CANONICO

6º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

7º MATÉRIA DIDÁTICA GERAL

8º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

9º MATÉRIA EDUCAÇÃO CRISTÃ

10º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

11º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA

12º MATÉRIA FILOSOFIA CRISTÃ

13º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

14º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

15º MATERIA FILOSOFIA MEDIEVAL

16º MATERIA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO

17º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

18º MATÉRIA GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA

19º MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA

20º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

21º MATERIA HISTÓRIA DA ESCRITA

22º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

23º MATÉRIA PEDAGOGIA

24º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

25º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

26º MATÉRIA PSICOLOGIA CRISTÃ

27º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

28º MATÉRIA PSICOLOGIA PASTORAL

29º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

30º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

 

 

 

 

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