Curso de Doutorado em Capelania Hospitalar

 

O que é Capelania?

É uma assistência religiosa prestada por pessoa formada e preparada para o ministério de assistência religiosa garantida por lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. » (CF art. 5º, VII).

Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

 

Ementa:

O curso procura atender a necessidade de qualificar pessoas a ajudarem na visitação hospitalar, proporcionando uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença.

 

- Qualificar pessoas para o exercício da capelania hospitalar;

- Proporcionar acesso aos saberes teórico-práticos relativos à visitação hospitalar;

- Orientar sobre posturas que o capelão/visitador precisa ter no ambiente hospitalar;

- Preparar o capelão para o atendimento aos familiares e visitantes em situações de pacientes

terminais e luto;

- Demonstrar a estrutura e funcionamento dos hospitais.

Objetivo do curso :

O curso tem por objetivo qualificar pessoas para o exercício da capelania, proporcionando acesso aos saberes teórico-práticos que sejam capazes de promover uma atuação consoladora e revitalizadora de esperanças através da espiritualidade e do aconselhamento cristão no ambiente hospitalar, no presidio, nas escolas, na familia e em situação de luto, tanto de forma preventiva como curativa. Atender a deficiência e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministério pastoral de visitação na Capelania e proporcionar uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação e atendimento hospitalar à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença. Destina-se à cristãos que desejam se preparar melhor para esse ministério e desejam ser voluntários do trabalho de Capelania do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, por uma hora por semana.


 

Objetivo do Curso

     O curso tem por objetivo qualificar pessoas para o exercício da capelania hospitalar proporcionando acesso aos saberes teórico-práticos que sejam capazes de promover uma atuação consoladora e revitalizadora de esperanças através da espiritualidade e do aconselhamento cristão no ambiente hospitalar e em situação de luto, tanto de forma preventiva como curativa.

Atender a deficiência e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministério pastoral de visitação na Capelania e proporcionar uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação e atendimento hospitalar à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença.

 

METODO DO CURSO:


O curso terá aulas teóricas e práticas, sendo as aulas teóricas, com apostilha e discussão da matéria e relatório das visitas na aula pratica. As aulas práticas serão realizadas pelos alunos, com visita aos pacientes, trazendo relatórios para ser examinados nas aulas teóricas. A apostila será entregue todas as aulas com conteúdo da aula anterior, devendo o aluno ler durante a semana, fazendo suas observações. 

 

Quem Pode Participar

Destina-se a cristãos que desejam se preparar melhor para esse ministério e desejam ser voluntários do trabalho de Capelania do Hospital, Escolar, Carcerária, Militar e outras. Membros de igrejas evangélicas, profissionais da saúde, pastores e missionários.

 

Custo do Curso

 

O aluno não paga mensalidade, apenas uma “Única” taxa de matricula. Também, asseguramos que após a conclusão do curso, não cobramos taxa de emissão do certificado.

 
                                       

 

Público Alvo

Acadêmicos e profissionais da área de saúde; Acadêmicos da área teológico-ministerial; Pastores; Sacerdotes; Visitadores leigos das diversas confissões religiosas; Interessados/as no processo de humanização nos ambientes hospitalares.

 

Metodologia : 

O curso, na modalidade a distançia,  Os conteúdos serão oferecidos através de temas organizados  atendendo as especificações das cargas horárias estabelecidas na matriz curricular.

 

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

 

 

               
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 



                                        

 

I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião, História e Sociedade.

 

Esta área concentra seus estudos na busca sistematizada da religião, como fenômeno humano na história. A maneira como os historiadores registraram a religião, como parte da vida social, como ela influenciou e influencia os vários setores da cultura e do cotidiano, serão temas centrais de estudos. Entende-se a sociedade como locus de expressão da religião ao mesmo tempo em que sofre sua influência.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Estudos Interdisciplinares sobre o Campo Religioso Brasileiro.

 

Nesta Linha de Pesquisa estuda-se acerca da formação da sociedade brasileira, a partir da perceptiva da História Social, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Filosofia, tendo em vista a presença das diversas religiões, com seus ajustes e conflitos, como panorama para o estudo e compreensão da formação do campo religioso brasileiro na atualidade, tendo como referencial teórico as propostas entre outras, de Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu e Peter Berger. Dar-se-á relevância à busca dos traços da tradição cristã na formação da sociedade brasileira. Será relevante para esta linha de pesquisa o diálogo e as aplicações da tradição Cristã Reformada com os diversos aspectos culturais da sociedade brasileira.

 

II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião e Cultura.

 

Nesta área, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relação à estrutura dos elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Cultura e Sistemas Simbólicos.

 

Esta linha de pesquisa discute os conceitos básicos de antropologia como a noção de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vários sistemas simbólicos, objetos do fazer antropológico como parentesco, as relações econômicas, a arte, a ciência, está também a religião.

 

As Áreas de Concentração

 

são compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.

 

As Linhas de Pesquisa

 

são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.

 

Programa do Curso de  Doutorado em Capelania Hospitalar

 

VOCÊ RECEBERÁ TODOS AS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DAS PESQUISAS E DISSERTAÇÃO. 

 

PROÊMIO: 

 

Todas as normas devem ser rigorosamente obedecidas.

 

A Dissertação terá, no mínimo, 50 (Cinquenta) páginas de texto no formato Word, fonte Times New Roman e corpo 12. Obrigatoriamente, devem ser consultados e relacionados, no mínimo, 4 (Quatro) autores que abordam o mesmo assunto da sua Dissertação, além de outros documentos normais de consulta.

 

 

OBS: O CURSO DE DOUTORADO E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

 

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

MATERIAL SERA ENVIADO VIA EMAIL E CREDENCIAL E CERTIFICADO SERA ENVIADO VIA  RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA

 

 

Certificação

Os alunos que concluírem as disciplinas e demais atividades exigidas durante o curso, receberão o certificado emitido pelo SETEAD e a credencial de capelania.

 

 

CURSO DE  DOUTORADO EM CAPELANIA HOSPITALAR

MATERIAS : 30

CREDITOS : 90

CARGA HORÁRIA : 1.800

VALOR: 500,00

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA ACONSELHAMENTO DE DEPENDENTES

2º MATERIA ACONSELHAMENTO DE IDOSOS

3º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PASTORAL

4º MATÉRIA ANTROPOLOGIA GERAL

5º MATERIA CAPELANIA HOSPITALAR

6º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

7º MATÉRIA DISCIPULADO

8º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

9º MATÉRIA ÉTICA MINISTERIAL

10º MATÉRIA EVANGELISMO

11º MATÉRIA FUNDAMENTOS BÍBLICO DA CAPELANIA HOSPITALAR

12º MATÉRIA HISTORIA DO PSICODIAGNOSTICO

13º MATÉRIA LIDERANÇA CRISTÃ

14º MATÉRIA MANUAL DE CERIMÔNIAS

15º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

16º MATÉRIA NEUROSES E PSICOSES CONFLITOS

17º MATÉRIA ORATÓRIA

18º MATÉRIA PSICANÁLISE  SOCIAL

19º MATÉRIA PSICOGÊNESE DA RELIGIÃO

20º MATÉRIA PSICOLOGIA CRISTÃ

21º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

22º MATERIA PSICOLOGIA GERAL

23º MATÉRIA PSICOLOGIA PASTORAL

24º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

25º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

26º MATÉRIA TEOLOGIA DOGMÁTICA

27º MATÉRIA TEOLOGIA MORAL

28º MATÉRIA TEOLOGIA PASTORAL

29º MATÉRIA TEORIA DO ACONSELHAMENTO

30º MATÉRIA TOXICOLOGIA GERAL

 

 

 

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.