Curso de Bacharelado em Teologia

                          

 

O Programa do  O CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros  superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos.  

 

A Quem se Destina: 

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

                       

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
 

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
 

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
 

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
 

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

                                                       

TEOLOGIA

O curso pretende através do ensino, da pesquisa e da extensão promover situações, para que o discente construa competências a fim de aprender a identificar conhecimentos dos campos teológico e religioso, bem como encontrar conhecimentos pertinentes à realidade eclesial e social. Assim, pretende-se que o teólogo formado pelo curso, seja capaz de posicionar-se criticamente, tomar decisões, mobilizar recursos e produzir novos conhecimentos em contextos de diversidade e complexidade sócio-cultural.

 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.


 

OBS: O CURSO DE TEOLOGIA E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .



 


Faça um curso de teologia em classificação livre e depois basta convalidar o seu curso de teologia em nivel superior basta ver  a lei  de autorização do mec.

 

 

Programa de integralização de créditos (pic) - convalidação


Conforme parecer cne/ces 063/2004

 

Se você concluiu um curso livre em teologia com mais de 1.600 horas no território nacional e na modalidade presencial, você é um  canditato potencial para participar do nosso programa de integralização de créditos (convalidação) obter um diploma de graduação em teologia reconhecido pelo mec.

 

 

Convalidação

 

Convalidar significa “tornar válido”. Deste modo, o curso de convalidação de teologia é a forma que as pessoas que realizaram cursos livres de teologia possuem para reconhecerem seus cursos e, com isso, obterem um diploma válido para o exercício profissional.o ministério da educação-mec trata a questão com a denominação: “programa de aproveitamento dos estudos feitos em cursos livres de teologia”, legalizada pelo parecer cne/ces 0063/2004.

 

Quem pode fazer a convalidação

 

O “programa de aproveitamento dos estudos feitos em cursos livres de teologia”, conhecido como convalidação de teologia, pode ser cursado por todos aqueles que realizaram o curso de teologia como curso livre. Para cursá-lo, o candidato deve:

 

PARECER N.º CNECES 00632004 19-02-2004.pdf (149351)

 

AVISO MUITO IMPORTANTE : 

ESTE E ÚLTIMO ANO PARA CONVALIDAR O SEU DIPLOMA DE CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

CNE impede convalidação nas diretrizes curriculares para teologia

A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, no dia 12 de Março de 2014, pelo voto unânime dos conselheiros presentes à sessão, o parecer que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação de Teologia, bacharelado. 

O texto foi construído paulatinamente, desde 2010, pela relatoria do Conselheiro Gilberto Garcia, e contou com a assessoria da Comissão de Especialistas para subsidiar a formulação das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Teologia que foi instituída pela Portaria MEC/SESu nº 595 de 24 de maio de 2010. 

O texto do Relator foi aprovado em quase toda sua integralidade, com exceção da novidade da obrigatoriedade do estágio curricular supervisionado. O documento seguirá para fase de revisão técnica no CNE e depois de assinado pelo Relator e Presidente da CES/CNE será publicado no Diário Oficial da União e seguirá imediatamente para a homologação ministerial. Após a publicação da Resolução que estabelece as Diretrizes, ficam revogados os efeitos do Parecer CNE/CES 63/2004, que dispõem sobre a regulamentação e reconhecimento civil de cursos teológicos livres realizados antes do Parecer CNE/CES 241/1999, não sendo mais permitido o aproveitamento de estudos e convalidação de títulos de cursos livres de Teologia, após esta data

 


 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA COM REGISTRO EM CARTÓRIO EM FIRMA RECONHECIDA PELA SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 

CURSO BACHARELADO  EM TEOLOGIA 

MATÉRIAS : 60

VALOR: 300,00 

CREDITOS : 240

CARGA HORÁRIA : 3.600

 

 

 

GRADE CURRICULAR :

 
 

1: MATÉRIA ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

2: MATÉRIA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

3: MATÉRIA BIBLIOLOGIA BÍBLICA

4: MATÉRIA CRISTOLOGIA

5: MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

6: MATÉRIA DIREITO ECLESIÁSTICO

7: MATÉRIA DOUTRINAS BÍBLICAS

8: MATÉRIA ECLESIOLOGIA BÍBLICA

9: MATÉRIA EDUCAÇÃO CRISTÃ

10: MATÉRIA EPISTOLAS GERAIS

11: MATÉRIA EPISTOLAS PAULINAS

12: MATÉRIA ESCATOLOGIA BIBLICA

13: MATÉRIA ESCRITOS APOSTÓLOS

14: MATÉRIA ÉTICA MINISTERIAL

15: MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA

16: MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

17: MATÉRIA FILOSOFIA REFORMADA

18: MATÉRIA FILOSOFIA

19: MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

20: MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

21: MATÉRIA GREGO

22: MATÉRIA HEBRAICO

23: MATÉRIA HERESIOLOGIA

24: MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA

25: MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

26: MATERIA HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ

27: MATÉRIA HISTÓRIA DA TEOLOGIA

28: MATÉRIA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO MODERNO CONTEMPORÂNEO

29: MATÉRIA HISTÓRIA DO PROTESTANTISMO

30: MATÉRIA HISTÓRIA DOS AVIVAMENTOS

31: MATÉRIA HOMILÉTICA

32: MATÉRIA PSICOLOGIA CRISTÃ

33: MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS

34: MATÉRIA LIVROS POÉTICOS

35: MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

36: MATÉRIA MISSIOLOGIA

37: MATÉRIA NOVO TESTAMENTO

38: MATÉRIA OS EVANGELHOS

39: MATÉRIA PANORAMA BÍBLICO

40: MATÉRIA PEDAGOGIA

41: MATÉRIA PENTATEUCO

42: MATÉRIA PNEUMATOLOGIA

43: MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

44: MATÉRIA PROFETAS MAIORES

45: MATÉRIA PROFETAS MENORES

46: MATÉRIA PSICOLOGIA PASTORAL

47: MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS

48: MATÉRIA RELIGIÕES E SEITAS

49: MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

50: MATÉRIA SOCIOLOGIA

51: MATÉRIA TEISMO A DOUTRINA DE DEUS

52: MATÉRIA TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

53: MATÉRIA TEOLOGIA CRISTÃ

54: MATÉRIA TEOLOGIA DOGMÁTICA

55: MATÉRIA TEOLOGIA MORAL

56: MATÉRIA TEOLOGIA PASTORAL

57: MATÉRIA TEOLOGIA PATRÍSTICA

58: MATÉRIA TEOLOGIA REFORMADA

59: MATÉRIA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

60: MATÉRIA VELHO TESTAMENTO

 

 

 

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.