Curso de Bacharelado em Psicopedagogia

 

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

 

A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar de conhecimento que se insere no campo da Saúde e da Educação e lida com as dificuldades e transtornos que impossibilitam pessoas, em todas as fases da vida, ao processo de aprendizagem. Em outras palavras, a Psicopedagogia é o campo de estudo que busca decifrar como acontece o processo de construção de conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a identificar os pontos que possam travar o conhecimento e trabalha de maneira preventiva para evitá-los.

 

 

Este bacharel também está apto a atuar com pacientes em hospitais, em ONGs ou em centros comunitários. Pode, ainda, manter consultório, orientando estudantes e seus familiares no processo de aprendizagem.

 

O curso objetiva formar profissionais de Bacharelado em Psicopedagogia que possuam um olhar humanista na prática psicopedagógica, propiciando o desenvolvimento da consciência da pessoa no processo de ensino e de aprendizagem e, a partir desse desenvolvimento, permitir uma prática psicopedagógica coerente com o crescimento e a complexidade da sociedade.

 

O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.

 

O curso de Bacharelado em Psicopedagogia , pretende qualificar profissionais para atuarem sob uma perspectiva bioecológica no processo de criação de condições favoráveis ao desenvolvimento humano. Pretende-se formar psicopedagogos com uma ampla compreensão do processo de aprendizagem e desenvolvimento, compreendendo o papel ativo e criativo da pessoa que aprende e de suas inter-relações com seu contexto, profissional da área de Educação, uma complementação à sua formação. Psicopedagogia atua no espaço escolar, por meio de trabalho clínico, terapêutico ou institucional preventivo, antes que se instalem entraves no processo de ensino-aprendizagem ou mesmo terapêutico. Faça já. Você sai pronto para vencer e se destacar em sua carreira profissional. O curso tem duração de aproximadamente

 

Curso :

 

O curso de Bacharelado em Psicopedagogia (em que o profissional atua em consultório sozinho ou em clínicas com equipes multidisciplinares) e psicopedagogia institucional (em que o psicopedagogo trabalha com outros profissionais em escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários). É um curso marcadamente interdisciplinar, composto de disciplinas teóricas, como bioética, psicologia social e psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem, e práticas, como diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica e institucional.

 

O objetivo é formar um profissional com olhar dirigido à aprendizagem humana em diferentes contextos. ao atendimento de crianças e adolescentes com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.

 

O estágio supervisionado,  assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso, são obrigatórios.

 

 

O curso de Bacharelado em Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação em Saúde e Educação, enquanto prática clínica, assim como tem-se transformado em um campo de estudos para pesquisadores interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção.

 

Com este O curso de Bacharelado em Psicopedagogia, o aluno aprenderá:

 

  • Qual o objeto de estudo desta área do conhecimento;
  • Embasamentos teóricos;
  • O campo de atuação do psicopedagogo;
  • Ética profissional;

 

Público-alvo


Ter boa capacidade para ouvir e assimilar fatos. Essas são duas das principais características que devem ser adotadas pelos psicopedagogos. Descrição, imparcialidade, ética e equilíbrio emocional também são importantes no exercício da profissão.

O Profissional

O curso de Bacharelado em Psicopedagogia habilitará o profissional para compreender o seu cliente enquanto pessoa em sua plenitude, ou seja, suas capacidades e limitações e, diante da compreensão de tal sujeito, ele desenvolverá meios de facilitação do acesso à informação. Com a contextualização dos conteúdos à vida dos estudantes, os sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem estarão mais próximos dos temas a serem apreendidos e, desse modo, poderão utilizá-los em situações semelhantes às de sua vida cotidiana, com segurança, desenvoltura e prazer. Além disso, podem romper com uma longa tradição de impedimentos geracionais com conteúdos acadêmicos, que possivelmente vêm passando de pais para filhos, tanto nas famílias dos alunos como nas de professores.

 

 

O que você pode fazer

 

 

Área clínica Prestar atendimento psicopedagógico em clínicas e consultórios, a fim de solucionar dificuldades de aprendizado.

Educação continuada Auxiliar indivíduos que, por qualquer problema, estão afastados da escola.

Orientação pedagógica Em escolas, resolver questões ligadas a currículo, métodos de ensino e abordagens pessoais. Criar um plano de trabalho que facilite o aprendizado dos alunos.

Recursos humanos Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs nos processos de aprendizagem dos funcionários.

 

Diante de um novo cenário educacional, cercado pelo excesso de informações e alunos conectados, a formação acadêmica tradicional fica cada vez mais distante da realidade da sala de aula. Para responder a esses desafios, instituições brasileiras de ensino superior começam a investir em novas metodologias e repensam a matriz curricular da formação inicial e continuada de professores.

 

Considerando que a educação está em constante transformação, a trabalhar com disciplinas de planejamento pessoal, financeiro e profissional, tendências educacionais, criatividade e neurociência aplicada à educação.

 

Mercado de Trabalho

 

O Senado aprovou em 2014 a regulamentação da profissão de psicopedagogo, mas até agosto de 2017 a lei ainda aguardava sanção da Presidência da República. Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

 

A maior demanda para esse bacharel é na área clínica. Ele pode atuar como autônomo, em consultório próprio, ou em instituições de ensino, interessadas em aperfeiçoar os processos de aprendizagem. Os principais empregadores são escolas, hospitais e clínicas de psicologia. A regulamentação da profissão daria a possibilidade também de incluir esse tipo de tratamento em planos de saúde.

 

Há vagas também em empresas, no treinamento de funcionários. Como a legislação brasileira determina que 5% dos postos de trabalho em grandes corporações sejam preenchidos por deficientes, o profissional é procurado para orientar e auxiliar na contratação e adaptação dessas pessoas.

 

Ele pode, ainda, participar de equipes multidisciplinares nas varas de família e de infância. A aprovação da Lei Menino Bernardo, a Lei da Palmada, abriu espaço para o profissional em instituições jurídicas, na identificação dos possíveis problemas que uma criança esteja sofrendo no âmbito familiar. Há oportunidades também em centros comunitários, centros socioeducativos e ONGs.

 

As regiões Sul e Sudeste são as maiores empregadoras. Em São Paulo, lei municipal exige a oferta de serviços de psicopedagogia nas escolas da rede pública. No estado, também existe a previsão de um psicopedagogo para alunos nas escolas da rede. Mas há vagas em todo o país.

 

O termo “Livre” significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e, diploma anterior.


 

                     
 

 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA , HISTORICO E CREDENCIAL DE BACHARELADO PSICOPEDAGOGO , NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE

 

 

 

 

OBS : O PARCELAMENTO PELO SITE EM PAGSEGURO SOMENTE CARTÃO

 

 

MATERIAL ENVIADO TUDO POR EMAIL , MATERIAL EM PDF , VIDEOS E SLIDES E MATERIAL DE APOIO.

 

 

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOPEDAGOGIA

MATERIAS : 60

CARGA HORÁRIA : 3000

VALOR : 800,00

 

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

2º MATÉRIA A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

3º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA

4º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

5º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

6º MATERIA ANTROPOLOGIA CULTURAL

7º MATÉRIA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

8º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS

9º MATÉRIA DIAGNOSTICO PSICOPEDAGOGICO E INTERVENCAO NA CLINICA

10º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

11º MATÉRIA DIDÁTICA

12º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

13º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

14º MATÉRIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

15º MATÉRIA EDUCAÇAO INCLUSIVA

16º MATÉRIA EDUCAÇÃO INFANTIL

17º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

18º MATÉRIA ÉTICA PROFISSIONAL

19º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

20º MATÉRIA FUNDAMENTOS  DA PRÁTICA PSICOPEDAGOGICA

21º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

22º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

23º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

24º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE

25º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

26º MATERIA FUNDAMENTOS GERAIS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL

27º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

28º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

29º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR

30º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

31º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

32º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

33º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

34º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

35º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

36º MATÉRIA O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE

37º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

38º MATÉRIA PEDAGOGIA

39º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

40º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUPERVISÃO ESCOLAR

41º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

42º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

43º MATÉRIA PSICOLOGIA CLINICA

44º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APREENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO

45º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

46º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

47º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

48º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE

49º MATÉRIA PSICOPATOLOGIA

50º MATERIA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E AS DIFICULDADES APRENDIZAGEM

51º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

52º MATERIA PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA CRISTÃ

53º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

54º MATÉRIA SÍNDROME DOWN

55º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

56º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

57º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

58º MATÉRIA TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

59º  MATÉRIA TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

60º MATÉRIA TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.