Curso de Bacharelado em Linguas Bíblicas

 




 

 

O curso tem o objetivo de aprofundar o conhecimento linguístico e gramatical das línguas bíblicas, hebraico e grego, aprofundando o discente nas traduções de perícopes bíblicas ou auxiliando a uma melhor interpretação dos textos bíblicos, preparando também o discente para o curso de mestrado como também para docência das disciplinas de hebraico e grego.

 

LINGUA HEBRAICA

 

A língua Hebraica  desejam se aprofundar no conhecimento da tradição judaica, que é baseada na Bíblia, esta escrita em grande parte em hebraico”, foi criado pelo linguista israelense Aharon Rozen. Atualmente, cerca de 15 milhões de pessoas falam o hebraico no mundo. “No mapa das famílias linguísticas do mundo aparece uma grande mancha compacta, abrangendo todo o Norte Africano, parte do Mediterrâneo e Oriente Médio, representando a presença das línguas "camito-semíticas", onde estão o árabe, aramaico, haussá, egípcio antigo, geez, maltês e o cananeu, adotada mais tarde pelos hebreus”, acrescenta Albagli.

 

LINGUA GREGA

 

O curso se propõe a introduzir os acadêmicos no universo lingüístico e cultural da língua grega, para a redação dos livros do Novo Testamento. Nesta perspectiva, serão apresentados o alfabeto da língua grega, as noções de morfologia e sintaxe, a formação e a divisão silábica, a acentuação dos caracteres, os  sinais  de pontuação, os  verbos  e os tempos verbais, os substantivos, os adjetivos, as preposições e os pronomes. O curso também se propõe a iniciar os acadêmicos no exercício da leitura e da tradução de textos bíblicos neotestamentários escolhidos.

 

APRESENTAÇÃO

 

O Programa do  O CURSO DE BACHARELADO EM LINGUAS BÍBLICAS  visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros  superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos.  

 

 

PÚBLICO ALVO

  

Teólogos; estudantes de Teologia; Líderes e Pessoas que exercem funções Eclesiásticas em Geral; Pessoas Formadas em qualquer Área do Conhecimento; Estudantes e Amantes da Bíblia; Pregadores(as). Enfim, todos que desejam aprender a Língua do Antigo Testamento.


 

OBJETIVOS

 

Desenvolver  o conhecimento , o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua hebraica originais e à cultura bíblica. Promover a aquisição do conhecimento do alfabeto hebraico, de noções de gramática, e de vocabulário básico, a introdução do desenvolvimento de leitura, pronúncia e escrita, e uma visão panorâmica da cultura e tradições do povo da bíblia (israelita).

 

I. OBJETIVO GERAL:

 

Curso voltado para o âmbito acadêmico explorando todas as áreas do saber, sendo aplicável a pastores, estudantes de Teologia, obreiros e todas as pessoas que sentem o desejo de conhecer a língua de Israel e dos originais do Antigo Testamento.

 

II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

Esta disciplina tem como objetivo específico colocar o aluno em contato com a área de  estudo da História e Introdução ao hebraico bíblico e moderno, focalizando os elementos básicos de sua morfologia, sintaxe e vocabulário, com exercícios de leitura e tradução de textos e passagens do Antigo Testamento, com ênfase em questões de crítica textual, linguagem e gramática, seus marcos históricos, para a evolução da Língua, salientando  algumas manifestações mais relevantes em vários contextos históricos e ao final do curso o aluno será capaz de dominar o alfabeto hebraico, ler e escrever corretamente em nível  básico, reconhecer e utilizar noções gramaticais específicas do nível elementar e construir frases curtas oralmente e por escrito.

 

JUSTIFICATIVA

 

A proposta se justifica pelo crescimento dos cristãos e pela escassa oferta de cursos de língua originais. O Curso de Línguas originais  é um espaço que permite o desenvolvimento do ensino e da pesquisa das línguas bíblicas. A oferta do Curso de Línguas originais visa atender a demanda que se manifestou nesse contexto, conjugando o estudo das línguas com o crescimento da igreja evangélica no Brasil. Também aos alunos que gostam em conhecer a sua bíblia na língua na qual foi escrita originalmente, que se interessam na leitura, na escrita, nas expressões idiomáticas e um grande repertório de palavras, conjugando os verbos mais complexos inseridos em situações importantes da sua fé.

 

OBJETIVOS    
 
Tem por objetivo o preparo cristão, visando o treinamento missionário com a ampliação dos conhecimentos bíblicos, teológicos, científicos e missiológicos, o aperfeiçoamento dos dons e talentos através da educação ministerial para atuação na igreja local, comunidade ou cidade nos mais diferentes lugares.Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade. Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião. Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

 

EGRESSOS:


Desenvolver atividades práticas pertinentes ao campo teológico e tarefas teóricas da pesquisa científica teológica, social e do fato religioso; Praticar a docência do ensino religioso, tanto para o nível público como para o privado; Praticar a crítica teológica de conformidade com a rigorosa técnica da exegese e da hermenêutica;Cooperar com a os órgãos públicos na tarefa de prestação de cidadania e de bem estar para as comunidades.



Assim, o aluno deverá ser capaz de:

 

 

1: Analisar o seu campo de atuação religioso e seus desafios contemporâneos;

2: Analisar o contexto em que atua espiritualmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre seus agentes sociais e religiosos;

3: Identificar e analisar necessidades de natureza teológica, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e metodológicos;

4: Atuar inter e multicultural;

5: Saber buscar e usar o conhecimento teológico e o conhecimento científico necessário à atuação pastoral, assim como gerar conhecimento a partir da prática pastoral;

6: Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais.

 

 

Na mesma proporção em que valorizamos o evangelho, sejamos zelosos em segurar as línguas [bíblicas]. Pois não foi sem propósito que Deus fez com que Suas Escrituras fossem estabelecidas nessas duas línguas somente – o Antigo Testamento em Hebraico, o Novo em Grego. Agora, se Deus não desprezou-as mas escolheu-as sobre todas outras línguas deste mundo, então nós também deveríamos honrá-las sobre todas as outras. S. Paulo declarou era uma glória peculiar e distinta do hebraico, o fato de que a Palavra de Deus foi dada nesta língua, quando ele disse em Romanos 3, “Que vantagem ou lucro têm os que são circuncidados? Muitos em muitas coisas. Primeiramente porque a Palavra de Deus foi confiada a eles.” O Rei Davi também gloria-se no Salmo 147, “Ele declara sua Palavra a Jacó, seus estatutos e ordenanças a Israel. Não fez assim com nenhuma outra nação ou revelou a elas suas ordenanças”. Desta forma, também, A língua hebraica é chamada sagrada. E S. Paulo, em Romanos 1, chama-a “as santas escrituras”, certamente levando em conta a santa palavra de Deus a qual é aqui compreendida. Similarmente, a língua Grega também pode ser chamada sagrada, porque ela foi escolhida sobre todas as outras como a língua na qual o Novo Testamento foi escrito, e porque por isso outras línguas também tem sido santificadas como se o Grego estendesse sua santidade a elas como uma fonte em meio a tradução. (Martinho Lutero. The Importance das Línguas Bíblicas. Tirado de: To the Councilment of All Cities in Germany That They Estabilish and Maintain Christian Schools” (1524)).

 

A Quem se Destina: 

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

              

        

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
 

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
 

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
 

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
 

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

 

 

                                                       

NOSSA METODOLOGIA

 

“OpenUniversty” trata-se de um revolucionário método utilizado pelas melhores universidades abertas européias e americanas. Através do Ensino a Distância todos os interessados poderão ter acesso ao ensino, para isso basta solicitar as matérias, estudar e pesquisar em sua própria casa, fazer as provas e trabalhos e enviar para .é um dos pioneiros no Brasil a adotar o modelo europeu de Ensino à Distância

 

"Open University" Essa metodologia trouxe grandes benefícios tanto para as entidades como para os alunos, dentre elas: o baixo custo, maior comodidade e tempo livre, material didático farto, prático, ajuda on line 24 horas, o aluno recebe acompanhamento de tutor on line, e muito mais. Faculdades Públicas e Privadas, Colégios de Ensino Técnico e outras aderiram a essa nova modalidade de ensino.A Faculdade Teológica Virtual tem primeiramente compromisso com Deus e respeito à você e assegura ao aluno receber o benefício do aprendizado com qualidade, segurança e rapidez. Sempre levando a Palavra de Deus a sério, no temor e na oração.Se você quer investir no seu futuro ministerial com qualidade e baixo custo, com pessoas comprometidas com a Palavra de Deus, sinta-se à vontade para fazer sua matrícula.

 

OBS: O CURSO DE LINGUAS BIBLICAS E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA  PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

VOCE RECEBERA AS MATERIAS EM PDF E DVD DE AULAS DE HEBRAICO E GREGO NA SUA RESIDENCIA

 

 

VEJA O CONTEÚDO:

 

DVD DE AULAS EM HEBRAICO

 

1: História da Língua Hebraica;

2: Alfabeto Hebraico e suas Peculiaridades;

3: História dos Massoretas;

4: Vocais Massoréticas e suas Peculiaridades;

5: Conceito e Regra Oficial de Transliteração;

6: Daguêsh; Shvá; Formação e Divisão Silábicas;

7: Artigos – Gramática; Conjunções – Gramática;

8: Preposição – Gramática;

9: Substantivos e suas Peculiaridades;

10: Adjetivos e suas Peculiaridades;

11: Pronome e suas Peculiaridades;

12: Introdução ao Estudo dos Verbos;

13: Orações e Cânticos em Hebraico;

14: Exegese Avançada do Antigo Testamento.

 

 

CONTEUDO DO HEBRAICO :



1: ORTOGRAFIA

2: VERBOS

3: ANÁLISE DAS ORAÇÕES

4: SUBSTANTIVOS

5: ARTIGOS DEFINIDOS FEMININOS
6: SUBSTANTIVOS FEMININOS TERMINADOS EM "a"
7:ARTIGOS DEFINIDOS FEMININOS PARA SUBSTANTIVOS QUE SEGUEM "hemera" E "doxa"
8: VERBOS NO TEMPO FUTURO DO PRESENTE
9: ARTIGO DEFINIDO MASCULINO
10: DECLINAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS MASCULINOS
11: PREPOSIÇÕES
12: CONJUNÇÕES
13: ADVÉRBIOS
14: SUBSTANTIVOS MASCULINOS TERMINADOS EM "os"
15: SUBSTANTIVO NEUTRO
16: ARTIGO DEFINIDO NEUTRO
17: VERBO SER E ESTAR - MODO INDICATIVO

 

Duração do Curso: O aluno é quem faz a duração do curso, dependendo do tempo disponível.

 

 

CONTEUDO DO GREGO

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

AULAS EM VIDEO :

 

1. A língua grega

2. Alfabeto

3. Sílaba, acentuação e sinais de pontuação

4. Verbos I – Introdução

5. Verbos II – Presente do indicativo ativo, médio e passivo

6. Verbos III – Presente do subjuntivo ativo, médio e passivo

7. Verbos IV – Futuro do indicativo ativo e médio

8. Substantivos I – Introdução

9. Substantivos II – Segunda declinação (temas em -?)

10. Substantivos III – Primeira declinação (temas em -?)

11. Adjetivos I – Introdução

12. Adjetivos II – Adjetivos da primeira e segunda declinações

13. Preposições

14. Verbos V – Imperfeito do indicativo ativo, médio e passivo

Verbos defectivos

15. Verbos VI –  Tempo aoristo – introdução

Segundo aoristo do indicativo e subjuntivo ativo e médio

16. Verbos VII – Primeiro aoristo do indicativo e subjuntivo ativo e médio

17. Verbos VIII – Primeiro aoristo do indicativo e subjuntivo passivo

Futuro do indicativo passivo

18. Pronomes I – Pessoais

19. Pronomes II – Demonstrativos

20. Substantivos IV – Terceira declinação (I)

 

 

 

CURSO  DE  BACHARELADO  EM  LINGUAS  BÍBLICA

MATERIAS : 70

CREDITOS : 210

CARGA HORÁRIA : 4.200

VALOR : 400,00

 

 

1º MATÉRIA  ANTIGO TESTAMENTO

2º MATÉRIA A SOCIEDADE DE ISRAEL

3º MATÉRIA ADENDO CULTURAL GEOGRAFICO

4º MATÉRIA ALFABETO GREGO

5º MATÉRIA ANÁLISE LINGÜÍSTICA MORFOLOGIA

6º MATERIA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

7º MATÉRIA APOLOGÉTICA AO ANTIGO TESTAMENTO

8º MATÉRIA APOLOGÉTICA AO NOVO TESTAMENTO

9º MATÉRIA ARQUEOLOGIA BÍBLICA

10º MATERIA AS TRADUÇÕES DA BÍBLIA  OS ORIGINAIS EM HEBRAICO

11º MATÉRIA ATOS DOS APOSTOLOS

12º MATÉRIA BIBLIOLOGIA AVANÇADA

13º MATÉRIA CANON ANTIGO TESTAMENTO

14º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

15º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

16º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

17º MATÉRIA EPISTOLAS GERAIS

18º MATÉRIA EPISTOLAS PAULINAS

19º MATÉRIA ESCRITOS APOSTÓLICOS

20º MATÉRIA EVANGELHOS  SINÓTICOS

21º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO

22º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO

23º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

24º MATÉRIA FILOSOFIA CRISTÃ

25º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

26º MATÉRIA FUNDAMENTOS  DO ANTIGO TESTAMENTO

27º MATÉRIA FUNDAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO

28º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

29º MATERIA GRAMÁTICA DE GREGO KOINÊ

30º MATERIA GRAMÁTICA HEBRAICA

31º MATÉRIA GREGO INSTRUMENTAL

32º MATÉRIA GREGO KOINÊ

33º MATERIA HEBRAICO BIBLICO

34º MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA

35º MATERIA HISTÓRIA DA ESCRITA

36º MATERIA HISTÓRIA DA FILOSOFIA GREGA

37º MATERIA HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO BIBLICA

38º MATERIA HISTÓRIA DA LÍNGUA GREGA

39º MATÉRIA HISTÓRIA DA LINGUA HEBRAICA

40º MATÉRIA HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO

41º MATÉRIA HISTÓRIA DO ALFABETO HEBRAICO

42º MATÉRIA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO MODERNO CONTEMPORÂNEO

43º MATÉRIA HISTÓRIA DOS HEBREUS

44º MATÉRIA HISTÓRIA DOS JUDEUS NO BRASIL

45º MATÉRIA HISTÓRIA JUDAICA

46º MATERIA HISTÓRIA LINGUISTICA DO ARAMAICO

47º MATÉRIA LINGUA HEBRAICA PERIODO HISTORICOS

48º MATÉRIA LITURGIA JUDAICA

49º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS

50º MATÉRIA LIVROS POÉTICOS

51º MATERIA MANUSCRITO DE QUMRAN

52º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

53º MATERIA METÓDOS DE INTERPRETAÇÃO DA BIBLIA

54º MATÉRIA MITOLOGIA DOS POVOS ANTIGOS

55º MATÉRIA NOVO TESTAMENTO

56º MATÉRIA O MUNDO DO ANTIGO TESTAMENTO

57º MATÉRIA PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO

58º MATÉRIA PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO

59º MATÉRIA PENTATEUCO

60º MATERIA PERÍODO INTERBÍBLICO INTERTESTAMENTÁRIO

61º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

62º MATÉRIA PRINCIPIOS DE INTERPRETAÇÃO BIBLICA

63º MATÉRIA PROFETAS MAIORES

64º MATÉRIA PROFETAS MENORES

65º MATÉRIA PSICOGÊNESE DA RELIGIÃO

66º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

67º MATERIA SUPREMACISMO JUDAICO

68º MATÉRIA TEMPOS BÍBLICOS

69º MATÉRIA TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

70º MATÉRIA TEOLOGIA DOGMÁTICA

 

 

 

 

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.