Projeto Pedagógico Educacional

PROJETO PEDAGÓGICO EDUCACIONAL

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO DE TEOLOGIA

 

O Curso de Teologia do SETEAD - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE - ,é um curso LIVRE, semelhante ao bacharelado, com o objetivo de promover o estudo investigativo das Sagradas Escrituras, história e doutrinas do cristianismo em diálogo com as demais áreas do conhecimento humano. Tendo como fundamento os valores clássicos da fé cristã em sua perspectiva evangélica e um direcionamento missionário, o curso está estruturado em um projeto pedagógico que contempla três momentos da formação teológica: desconstrução do conhecimento, construção do conhecimento teológico e aprofundamento do conhecimento das sagradas escrituras. A desconstrução do conhecimento se constitui na etapa inicial do curso, na qual o aluno recebe os instrumentos teóricos e práticos necessários para sua vida acadêmica, incluindo os recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC). É nesta fase que o seminarista será preparado para a etapa seguinte. É o momento de mudança no pensamento teológico. Na construção do conhecimento o seminarista recebe orientações e desenvolve as competências e habilidades essenciais do conhecimento teológico. No aprofundamento do conhecimento das sagradas escrituras, o curso viabiliza a interação do aluno com as oportunidades e desafios missionários que surgem num mundo em constante transformação. Nesta fase as competências e habilidades são aprimoradas, despertando a consciência crítica do teólogo. tem como princípio básico uma adequada formação substancial naTeologia Evangélica Pentecostal, para capacitar o seminarista a compreender os problemas teológicos e metafísicos que geram conflitos e ansiedades na sociedade hodierna, como também a preocupação com a realidade social e análise crítica e reflexiva da sociedade em que está inserido tanto a nível local, regional e abrangendo o território nacional e se possível, o internacional através de missões transculturais. O Campo da Teologia é visto em uma perspectiva evangélica e pentecostal no SETEAD, aberto um diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento humano. O projeto pedagógico institucional é baseado na pesquisa metódica, na separação entre a igreja e o Estado, no respeito aos princípios de liberdade religiosa e na compreensão dos diversos segmentos evangélicos na visão do SETEAD . Entendendo que a nossa comunidade de fé, serviço e adoração é a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, tem como norteadores a promoção espiritual, moral e social do Povo de Deus de qualquer confissão evangélica. Existe a possibilidade de instalação de outros cursos de nível Avançado no SETEAD, que no momento próprio serão autorizados a funcionar, com a mesma qualidade do curso teológico.

 

VISÃO DE FUTURO O SETEAD

 

Pretende ser reconhecido como uma instituição que prima pela excelência e qualidade no ensino a distância, utilizando-se ambientes virtuais de aprendizagem de última geração e com um corpo docente e administrativo altamente qualificado.

 

VOCAÇÃO A propensão do Curso de Avançado em Teologia do SETEAD na formação do teólogo evangélico ortodoxo, pentecostal, exegeta e apologético é propiciar um ambiente onde o Espírito Santo possa alcançar o coração do perdido através do testemunho, da leitura, do ensinamento e da pregação da Palavra de Deus. A aptidão para a criação de uma identidade teológica no seio da comunidade evangélica.

 

POLÍTICA E PRINCÍPIOS

 

Refletindo a concepção de que o conhecimento teológico deve ser construído através do questionamento sistemático e crítico das questões religiosas e sociais e, ainda, dentro de um contexto, associado à intervenção inovadora da realidade, busca, em consonância com a LDB, com o Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.172/2001) que regula.

 

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

 

• Ênfase no ensino da Palavra de Deus e Diaconia Social, utilizando-se de Técnicas e Metodologias próprias.

• Preocupação com a valorização da cultura local, procurando conviver, auxiliar, compreender e a desenvolver valores étnicos.

• Levar a consciência crítica da realidade e a solução dos problemas, usando, prioritariamente, os conhecimentos específicos da comunidade no qual o teólogo/missionário está inserido sem, contudo, interferir nos costumes, valores, tradições e religião.

• Tornar o teólogo num cidadão crítico e consciente de sua responsabilidade na comunidade a qual pertence ou venha pertencer.

• Despertar o espírito missionário, de acordo com o IDE de Jesus.

• Utilizar recursos das tecnologias de informação e comunicação para melhoria do processo de ensino e aprendizagem,visando à educação teológica e disseminação do Evangelho.

• Formar docente para os ensinos básico, médio, superior e Escola Bíblica.

 

Plano de Desenvolvimento Institucional

 

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

 

A formação em Nível Eclesiásticas na área de Teologia SETEAD - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE NECAT/EAD- NUCLEO DE EXTENSÃO DO CURSO EM TEOLOGIA ,tem por objetivo diminuir a carência destes profissionais no meio evangélico, aplicando recursos e condições de melhoria de formação acadêmica Os cursos oferecidos pelo SETEAD- pretendem qualificar pessoal para atuar nas igrejas. É a formação especializada de pessoal para ocupar os mais diversos cargos ministeriais e vocacionais. O curso é requerido para aqueles que desejam ocupar o quadro de obreiros do Senhor Jesus Cristo nos diversos ministérios eclesiásticos de o pastor até o auxiliar de trabalho. Uma nova legislação está sendo preparada nos bastidores do Congresso Nacional para exigir dos líderes eclesiásticos uma formação mínima de Bacharel em Teologia para exercer a liderança secular nas igrejas. Pensando neste futuro que poderá ser bem próximo,  se preocupou com os obreiros do Ministério Vencedor preparando um curso que visa suprir as carências nesta área. Dentro de bem pouco tempo será exigido para os obreiros em geral, no mínimo, o curso médio em Teologia que capacitará para esta função ministerial. Para os outros departamentos da igreja existem cursos que capacitam pessoas para exercer determinada vocação, por isso temos cursos de capacitação de: Professor de Escola Bíblica Dominical (EBD), curso que poderão ser criados para uma melhor qualificação do povo de Deus. Para aqueles que desejam um aprofundamento nas Escrituras Sagradas,  oferece cursos LIVRES , e ainda, Os dirigentes de igrejas e congregações que possuem alunos nos cursos do SETEAD podem contar com recursos de pessoal que está sendo altamente qualificado, portanto devem contribuir com o aperfeiçoamento, proporcionando oportunidades para que possam auxiliar na superintendência da EBD, atuarem como professores auxiliares, ou ainda,professores titulares e demais cargos vocacionados. Buscando uma maior excelência e qualidade na sua formação,  está firmando convênio com faculdades, universidade, colégio técnico, etc para qualificação recursos profissionais e valorização do quadro de funcionários. MISSÃO Preparar todas as pessoas que desejarem para o ministério cristão, de acordo com a ordenança de Jesus: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.