Curso de Pós Doutorado em Arqueologia Biblica

O Programa do CURSO DE PÓS DOUTORADO EM ARQUEOLOGIA BÍBLICA , visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, É um curso completo com carga horária exaustiva e excelente ferramenta de conhecimento bíblico arqueológico. Ideal para quem precisa daquelas horas de atividade complementar no curso teológicobem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.

 

A arqueologia bíblica é um ramo da arqueologia especializado em estudos dos restos materiais relacionados direta ou indiretamente com os relatos bíblicos e com a história das religiões judaico-cristãs. Em nosso curso, além de tratarmos da Arqueologia Bíblica, também apresentaremos outros tipos de arqueologia, neste Nível 1. Entre vários assuntos estudaremos: Introdução; Arqueologia Bíblica; A historicidade e autenticidade dos registros bíblicos; A Alta Critica; Baixa Critica (Crítica Textual); História Critica Textual; Etapas da Crítica Textual; Arqueologia Bíblica como Disciplina; Espaço e Tempo; História da Arqueologia Bíblica; Algumas Descobertas Relevantes; Tipos de Arqueologia; Como é Feito uma Escavação Arqueológica; Como os arqueólogos trabalham para investigar os segredos do passado; Sítio Arqueológico; Ferramentas dos Arqueólogos; entre outros assuntos.

O arqueólogo explora e analisa materiais encontrados embaixo da terra para estudar a sociedade e as características que ajudaram a constituir as sociedades que conhecemos hoje. O desenvolvimento da arqueologia bíblica tem sido marcado por diferentes períodos da história da humanidade, e nesse curso estudaremos essas diferenças. Estudaremos: Introdução; Objetos de procedência conhecida, mas não provêm de escavações; Objetos de procedência desconhecida, discutida ou reprovada na Arqueologia Bíblica; Disciplinas Relacionadas com a Arqueologia Bíblica; Papirologia; Fragmentos de Cerâmica e Pergaminhos; Papiro; Confecção do papiro; O Túnel de Ezequias; Construção e História do Túnel de Ezequias; Função e Origem do Túnel de Ezequias; Estela de Tel Dan; Descobrimento Estela de Tel Dan; Datação segundo pesquisadores - Estela de Tel Dan; Texto da estela transliterado do aramaico para o alfabeto hebraico - Estela de Tel Dan; Opiniões minoritárias - Estela de Tel Dan; Opiniões de arqueólogos, egiptólogos e epígrafos - Estela de Tel Dan; Possível combinação dos três fragmentos

 

Conhecimentos gerais

Objetivo

A avaliação de conhecimentos gerais na área de Teologia do Antigo Testamento tem por objetivo verificar a capacidade do aluno em tratar com os principais temas da área, bem como verificar o conhecimento fundamental das questões mais relevantes que dizem respeito ao estudo do Novo Testamento. A avaliação será por meio de questões dissertativas sem consulta a nenhum material.

 

OBJETIVO:

 

Constituem os objetivos específicos do curso:

 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.

OBJETIVO DO CURSO: Visa a pesquisa científica com a finalidade de formar professores com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: Fazendo o distância .

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus.

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

DURAÇÃO DO CURSO:

 

Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em média de 03 (Três) a 12 (doze) meses.

 

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

               
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

                                        

I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião, História e Sociedade.

 

Esta área concentra seus estudos na busca sistematizada da religião, como fenômeno humano na história. A maneira como os historiadores registraram a religião, como parte da vida social, como ela influenciou e influencia os vários setores da cultura e do cotidiano, serão temas centrais de estudos. Entende-se a sociedade como locus de expressão da religião ao mesmo tempo em que sofre sua influência.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Estudos Interdisciplinares sobre o Campo Religioso Brasileiro.

 

Nesta Linha de Pesquisa estuda-se acerca da formação da sociedade brasileira, a partir da perceptiva da História Social, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Filosofia, tendo em vista a presença das diversas religiões, com seus ajustes e conflitos, como panorama para o estudo e compreensão da formação do campo religioso brasileiro na atualidade, tendo como referencial teórico as propostas entre outras, de Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu e Peter Berger. Dar-se-á relevância à busca dos traços da tradição cristã na formação da sociedade brasileira. Será relevante para esta linha de pesquisa o diálogo e as aplicações da tradição Cristã Reformada com os diversos aspectos culturais da sociedade brasileira.

 

II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

 

Religião e Cultura.

 

Nesta área, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relação à estrutura dos elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas.

 

LINHA DE PESQUISA: 

 

Cultura e Sistemas Simbólicos.

 

Esta linha de pesquisa discute os conceitos básicos de antropologia como a noção de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vários sistemas simbólicos, objetos do fazer antropológico como parentesco, as relações econômicas, a arte, a ciência, está também a religião.

 

As Áreas de Concentração

 

Mestrado são compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.

 

As Linhas de Pesquisa

 

são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.

 

Programa do Curso de Pós Doutorado em Arqueologia Bíblica

 

VOCÊ RECEBERÁ TODOS AS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DAS PESQUISAS E DISSERTAÇÃO. 

 

PROÊMIO: 

 

Todas as normas devem ser rigorosamente obedecidas.

 

A Dissertação terá, no mínimo, 100 (Cem) páginas de texto no formato Word, fonte Times New Roman e corpo 12. Obrigatoriamente, devem ser consultados e relacionados, no mínimo, 4 (Quatro) autores que abordam o mesmo assunto da sua Dissertação, além de outros documentos normais de consulta.

 

 

OBS: O CURSO DE TEOLOGIA E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

 

CURSO DE PÓS DOUTORADO EM ARQUEOLOGIA BÍBLICA

MATERIAS : 30

CREDITOS : 90

CARGA HORÁRIA : 2.400

VALOR : 500,00

 

1º MATÉRIA A HIDROGRAFIA DA PALESTINA

2º MATÉRIA A SOCIEDADE DE ISRAEL

3º MATÉRIA ADENDO CULTURAL GEOGRAFICO

4º MATÉRIA ANTROPOLOGIA

5º MATÉRIA ARQUEOLOGIA BÍBLICA

6º MATERIA AS TRADUÇÕES DA BÍBLIA  OS ORIGINAIS EM HEBRAICO

7º MATÉRIA BIBLIOLOGIA AVANÇADA

8º MATÉRIA CANON ANTIGO TESTAMENTO

9º MATÉRIA CARTOGRAFIA DA FÉ

10º MATÉRIA COSMOVISÃO CRISTÃ

11º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

12º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

13º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA

14º MATERIA HISTÓRIA DA ESCRITA

15º MATÉRIA HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO

16º MATÉRIA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO CONTEMPORÂNEO

17º MATÉRIA HISTÓRIA JUDAICA

18º MATERIA HISTÓRIA LINGUISTICA DO ARAMAICO

19º MATÉRIA LINGUA HEBRAICA PERIODO HISTORICOS

20º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS

21º MATÉRIA LIVROS POÉTICOS

22º MATERIA MANUSCRITO DE QUMRAN

23º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

24º MATÉRIA MITOLOGIA DOS POVOS ANTIGOS

25º MATÉRIA O MUNDO DO ANTIGO TESTAMENTO

26º MATÉRIA OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO

27º MATÉRIA PENTATEUCO

28º MATERIA PERÍODO INTERBÍBLICO INTERTESTAMENTÁRIO

29º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

30º MATÉRIA TEMPOS BÍBLICOS

 

 

 

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