Curso de Formação de Professor de Ciências da Religião

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

                                                 

 

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos ensinos infantil e fundamental é aprovada

 

 

Debate sobre o ensino médio não foi concluído. Escolas públicas e particulares devem adotar novas referências para seus currículos até início do ano letivo de 2020

 

Destaques e próximos passos

 

  • Ensino religioso ganha diretrizes sobre o que deve ser ensinado do 1º ao 9º ano
  • Alfabetização deve ser concluída até o segundo ano
  • Orientações sobre identidade de gênero devem ser discutidas por comissão do CNE
  • Redes municipais, estaduais e federal precisam reelaborar seus currículos segundo a BNCC
  • Material didático terá que ser produzido segundo as novas diretrizes
  • Implementação deve estar completa até início do ano letivo de 2020

 

 

 

 

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

 

O Programa do  CURSO DE  FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros  superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos. 

 

Curso de Metodologia do Ensino Religioso -

O que é?

 

O ensino religioso é de grande importância na vida escolar, pois permite aos alunos conhecer a diversidade cultural das religiões, incentivando-os a compreender e ser mais tolerantes com as diferenças. As aulas nessa área também concedem ao professor a oportunidade de refletir com os estudantes sobre temas atuais, como o meio ambiente, a cultura da paz, o bullying, a solidariedade e a importância do diálogo.

 

De acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse conteúdo é parte integrante da formação básica de qualquer cidadão e pode compor a grade curricular aplicada em horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, tendo matrícula facultativa. Já os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Religioso apontam que a disciplina precisa cultivar a reverência e ressaltar que todos são irmãos, no intuito de conscientizar a sociedade de que seus objetivos serão atingidos se houver um entendimento mútuo.

 

Os especificamente os que são voltados ao ensino religioso, favorecem o aprendizado de conteúdos na área das ciências da religião, abordando tópicos relevantes como motivos para ensinar religião, conflitos, diversidade cultural, primórdios do ensino religioso e metodologias de ensino. Esses programas visam também levar os alunos a refletir sobre a importância e a função da educação para a religiosidade.

 

Perfil do Professor :

 

Algumas características e habilidades são fundamentais para o profissional do ensino religioso. O professor deve ter capacidade de compreender o fenômeno religioso e contextualizá-lo ao espaço e tempo em que estiver atuando e ao perfil de seus alunos, configurar o ensino religioso por meio das ciências que o estudam, ter conhecimento sobre a sistematização das tradições religiosas e suas teologias, analisar o papel das tradições em diferentes culturas e saber lidar com a diversidade religiosa em sala de aula, respeitando as crenças de cada um e propondo a boa convivência entre os diversos dogmas.

 

 

 

O Curso de Formação de Professor de Ciências da Religião

 

Descrição

 

O Ensino Religioso constata a relevância de estudos e pesquisas que culminaram, após muitos debates, na legislação que regulamenta o Ensino Religioso nas escolas.

O Portal Educação em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da EaD (Educação a Distância).Também visa disponibilizar aos participantes, acesso ao ensino de qualidade com eficácia no aprendizado, fornecendo   recursos tecnológicos inovadores, como conteúdo on-line, animações, videoconferência, exercícios de fixação e objetos de aprendizagem, que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.



Objetivos específicos
 

Analisar a situação atual do Ensino Religioso, conotando diferenças entre o proposto pela Igreja, pela legislação vigente e pelas Instituições de Ensino;

Desvelar, sem ambicionar extenuar o assunto, analogias e contestações sobre o tema, investigando a distância entre a prática real e a ideal, abordando cientificamente resultados alcançados, por meio de análise comparativa de metodologias utilizadas pelas escolas, considerando o que é proposto nas dimensões: legal, laica, escolar e confessional. Sem o domínio destes conhecimentos, o saber institucional que esta área pressupõe tornar-se-á obsoleto.

 

 

OBJETIVO:


Formar profissionais especialistas na docência de ensino religioso para atuar nas escolas de educação básica e demais espaços educativos, por meio de embasamento teórico-metodológico e práticas pedagógicas, bem como a produção de conhecimentos sobre a humanidade e bases epistemológicas para o aprofundamento dos estudos sobre o fenômeno religioso.


EMENTA:


O curso tem como objeto de estudo a ciência da religião e suas intercessões com a educação. Aborda os aspectos legais, éticos, histórico filosóficos e didáticos do ensino da religião, a diversidade cultural e religiosa do Brasil, os Símbolos Sagrados e suas funções, bem como a construção da identidade do professor de ensino religioso, perpassando pelos objetivos e orientações pedagógicas do Ensino Religioso nas escolas de educação básica.

 

PÚBLICO ALVO:


O curso destina-se é direcionado aos profissionais de diversas áreas do conhecimento e estudantes, entre eles educadores e pedagogos que desejam atualizarem-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre o Ensino Religioso.interessados no aprofundamento dos estudos sobre o fenômeno religioso, além de padres, pastores e líderes religiosos .

 


 

O Curso de Formação de Professor de Ciências da Religião (Sistema EaD), disponibilizadas em apostilas, o conteúdo programático do curso, segue rigorosamente a uma grade de disciplinas, elaboradas por Doutores, Mestres e Professores, Psicopedagogos  e Teólogos, com reconhecimentos no meio CIENTÍFICO e acadêmico.

 

Ementa: 

 

A  interação entre os conhecimentos bíblicos e as recentes contribuições das ciências humanas, objetivam debater algumas proposições relativas a teologia, destacando sua dimensão teórica, bem como discutir questões advindas com as pressões da vida moderna, e suas implicações nos relacionamentos. Pensando nisso a Faculdade Teológica, disponibilizou este O Curso de Formação de Professor de Ciências da Religião cujo objetivo é proporcionar capacitação àqueles profissionais que visam prestar uma teologia espiritual com fundamentação.

 

Público: 

 

O Curso de Formação de Professor de Ciências da Religião  é indicado para Líderes, Pastores, Presbiteros, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais Psicanalise , Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Linguístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

Objetivo: 

 

O Curso de Formação de Professor de Ciências da Religião  visa Possibilitar a capacitação do discente para que através dos conhecimentos adquiridos,  possa prestar uma teologia espiritual , a partir de um referencial  teológico,  com a finalidade de formar pessoas com concepções holísticas e perspectivas analíticas para atuarem de forma ética entre a psicologia , teologia pastoral e religião.

 

Campo: 

 

Ao concluir O Curso de Formação de Professor de Ciências da Religião , você estará capacitado para  a tarefa de ajudar as pessoas nos segmentos: individual, familiar, conjugal, grupal, infantil, puberal e institucional. Bem como, estará habilitado para fazer o , e ainda estará preparado para atuar nas seguintes áreas:

 

Mercado de Trabalho :

 

Embora o mercado atual para o ensino religioso seja bastante estável, por não haver obrigatoriedade dessa disciplina nas instituições de ensino, existem boas oportunidades de emprego para o profissional do ramo. Ele pode atuar não só em escolas privadas e públicas de ensino fundamental e médio, como também em faculdades, fundações de pesquisa e editoras de publicações religiosas. Isso porque ele é capacitado para trabalhar como redator e realizar estudos sobre a religião como manifestação cultural, a relação entre religião e sociedade e as mudanças dogmáticas nas religiões


 Duração do curso:  

 

O aluno estuda no seu ritmo e no momento em que lhe for mais apropriado, de acordo com sua velocidade de aprendizagem e de  sua dedicação, compromisso e empenho pessoal. Devido a flexibilidade do tempo, normalmente nossos discentes concluem nossos cursos em média de  03 (Três) a 12 (doze) meses.


Com o diploma Livre/Superior você poder se filiar em conselhos e associações teológicas, e outros.

 

 


O Curso de Formação de Professor de Ciências da Religião   é um curso livre, sem exigência de escolaridade especí­fica, , com objetivo de prover formação básica em conhecimento bí­blico e educação cristã para lí­deres .

 


 

A Quem se Destina: 

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

                        

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .



 

Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

 

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
 

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
 

Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
 

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
 

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

                                                       

 

 

 

OBS: O CURSO DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E A DISTANÇIA E O MATERIAL E ENVIADO POR EMAIL COM TODAS AS MATERIAS PARA O SEU EMAIL E O SISTEMA MAIS BARATO E ACESSIVEL AO ALUNO.

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA COM REGISTRO PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 

 

 

O material é disponibilizado EXCLUSIVAMENTE via internet, onde após o acolhimento do pedido de matrícula, enviamos ao aluno um e-mail com o link das matérias, TODAS DE UMA SÓ VEZ, onde poderá fazer o download de cada uma delas, de forma que ficará a seu critério imprimir ou não.

 

 

RECEBA GRATUITAMENTE O SEU DIPLOMA DE CONCLUSÃO E HISTORICO ESCOLAR COM AS NOTAS E CARGA HORARIA NA SUA RESIDENCIA , A CREDENCIAL DE PROFESSOR.

 

 

CURSO DE  FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

MATERIAS : 70

CARGA HORÁRIA : 4.000

VALOR : 600,00

 

GRADE CURRICULAR :

 

1º MATÉRIA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

2º MATÉRIA A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

3º MATÉRIA A RELIGIÃO PÓS-MODERNA

4º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA

5º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

6º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

7º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES

8º MATÉRIA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

9º MATERIA CIÊNCIA E RELIGIÃO

10º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS

11º MATÉRIA CRIACIONISMO E EVOLUVIONISMO

12º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA

13º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

14º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

15º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

16º MATÉRIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

17º MATÉRIA EDUCAÇAO INCLUSIVA

18º MATÉRIA EDUCAÇÃO INFANTIL

19º MATÉRIA EDUCAÇÃO RELIGIOSA

20º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

21º MATÉRIA ÉTICA PROFISSIONAL

22º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

23º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

24º MATERIA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO

25º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

26º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

27º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

28º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE

29º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

30º MATERIA FUNDAMENTOS GERAIS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL

31º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

32º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

33º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

34º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR

35º MATÉRIA HISTÓRIA GERAL DAS RELIGIÕES

36º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

37º MATÉRIA MARKETING DAS RELIGIÕES

38º MATERIA METAFÍSICA CONTEMPORANEA

39º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

40º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

41º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

42º MATÉRIA MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS

43º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

44º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

45º MATÉRIA O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE

46º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

47º MATERIA PANORAMA DO FENÔMENO RELIGIOSO BRASILEIRO

48º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUPERVISÃO ESCOLAR

49º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

50º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

51º MATÉRIA PSICOGÊNESE DA RELIGIÃO

52º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APREENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO

53º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

54º MATÉRIA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

55º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

56º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE

57º MATERIA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E AS DIFICULDADES APRENDIZAGEM

58º MATERIA PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA CRISTÃ

59º MATÉRIA RELIGIÃO E CIÊNCIA NO RENASCIMENTO

60º MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS

61º MATÉRIA RELIGIOSIDADE POPULAR

62º MATÉRIA SINCRETISMO RELIGIOSO

63º MATÉRIA SÍNDROME DOWN

64º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

65º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

66º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

67º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

68º MATÉRIA TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

69º MATÉRIA TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

70º MATÉRIA TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

 

 

Contate-nos

Notícias

Nossa Filosofia

10-02-2014 19:29
Curso de Teologia a Distância : O Curso de Teologia do SETEAD – Seminário de Educação Teológica...

Itens: 1 - 1 de 2

1 | 2 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.