Curso de Formação de Professor em Psicanalise Clinica

 

 

 

 

 

 

 

 

CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

Diante de um novo cenário educacional, cercado pelo excesso de informações e alunos conectados, a formação acadêmica tradicional fica cada vez mais distante da realidade da sala de aula. Para responder a esses desafios, instituições brasileiras de ensino superior começam a investir em novas metodologias e repensam a matriz curricular da formação inicial e continuada de professores.

 

Considerando que a educação está em constante transformação, a trabalhar com disciplinas de planejamento pessoal, financeiro e profissional, tendências educacionais, criatividade e neurociência aplicada à educação.

 

O Programa do  O Curso de Formação de Professor em Psicanálise Clínica visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Psicanalise, bem como a formação de professores  e de assessores profissionais  Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros  superiores para o exercício do ministério docente , seminários, institutos , faculdades e outras instituições de ensino . 

 
 
Formação de Professor em Didática e Gestão Educacional
 

 

Formar profissionais na área de educação, conciliando saberes técnicos com uma didática que permita a real aprendizagem dos alunos do ensino  é o principal foco do curso de Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional. Neste sentido, a inserção dos candidatos no curso se dará a pautar-se na identificação de um real interesse e comprometimento do mesmo com a educação, muito mais do que a mera busca de perspectiva em um mercado de trabalho.

 

O Curso de Formação de Professores em Psicanálise Clínica é direcionado aos interessados em adquirir conhecimentos mais profundos na área da PROFESSOR EM PSICANÁLISE CLÍNICA , que buscam aprender a dinâmica das problemáticas emocionais e afetivas em conformidade com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam utilizar a Psicanálise como Terapeutas e clinicar. Todavia, não se restringindo, pois, sua grade curricular apresenta uma gama de conhecimentos que se ajustam às necessidades particulares de indivíduos e de grupos, visando uma ampla cognição e discernimento, fatores fundamentais para futuros profissionais e acadêmicos das áreas da Psicanálise. Será necessário que você se identifique com alguma corrente psicanalítica (freudiana, lacaniana, kleiniana, etc.)

 

 

- Instrumentalizar o aprendizado técnico e didático para a formação e qualificação da docência , conferindo ao profissional a plenitude em seu exercício profissional;

- Profissionalizar o docente para o trabalho em suas dimensões e competências;

- Formar o profissional a partir dos seguintes eixos norteadores da educação contemporânea: valores humanos, afetividade e reflexão-crítica;

- (Re) Qualificar docentes ou futuros docentes para o exercício de atividades do magistério, como também da Gestão Educacional em suas dimensões didáticas.

 

Objetivos são:
 

A) Tornar destro o candidato no uso do método psicanalítico;
 

B) Contribuir na aquisição da capacidade na lida com pacientes, fundamentado no discernimento do material analítico.

 

PUBLICO ALVO :

 

Este curso é direcionado aos profissionais de diversas áreas do conhecimento e estudantes, entre eles educadores e pedagogos que desejam atualizarem-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado .

 

 

A Formação de Professores em Psicanálise Clinica , habilita ao exercício do ofício de Professor psicanalista. Baseado na teoria e no pensamento dos mais renomados  mestres da Psicanálise, o curso objetiva possibilitar ao aluno a apropriação do saber psicanalítico, de maneira a capacitá-lo para o exercício profissional da Psicanálise, no consultório particular, em clínicas e hospitais em conformidade com as leis vigentes em nosso país, e nos demais segmentos que cuidam da saúde mental e psicossocial da comunidade. Ao termino do curso o participante terá fundamentos teóricos para escutar, identificar, distinguir e intervir nos sintomas psíquicos observados na clínica psicanalítica.

 

O curso de Formação de Professor em Psicanálise Clínica , tem como objetivo a formação de Professores psicanalistas através da transmissão da psicanálise em sua especificidade, com base nos três elementos fundamentais da formação: análise pessoal, supervisão e estudo crítico da teoria psicanalítica.

 

O Curso de Formação de Professor em Psicanálise Clínica ,  visa a formar psicanalistas capazes de identificar no paciente, uma necessidade de intervenção psicológica com base na psicanálise, proporcionando a melhora desse sujeito em seu quadro clínico;  desenvolver a prática da psicanálise com crianças, adolescentes, famílias, instituições e comunidades;  fornecer elementos teórico-práticos que possam ampliar as competências para atuações profissionais em outros campos de relevância social.

 

O Curso de Formação de Professor em Psicanálise Clínica ,   permite uma  maior inserção no mercado de trabalho, tanto para aqueles que pretendem ingresso quanto para profissionais de qualquer área que pretendem desenvolvimento através de sólida formação psicanalítica, aprofundamento profissional, melhor qualificação, formação diversificada e inter-relações de saberes; Informar-se sobre os conceitos fundamentais da psicanálise a partir das concepções de Freud, Escola Inglesa, Escola Americana, Escola Francesa e Escola Argentina.


 

 

Os cursos do primeiro item, objetivam a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação inicial ou continuada para o trabalho. Não necessitam de regulação e não apresentam carga horária mínima. Podem ser ofertados livremente. 

 

 

 


 

O termo “Livre” significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e, diploma anterior. 
 

                     
 

AMPARO LEGAL :

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .


 

De acordo com a resposta dada pela Central de Atendimento do MEC exposta acima (em negrito), fica claro que os cursos oferecidos pela Escola de Psicanálise SETEAD, são cursos profissionalizantes livres, que não necessitam de autorização do MEC para serem oferecidos.

 

 

CONSIDERANDO:

 

1. Que a Constituição Federal diz no Título II, Capítulo I, ítem XIII:  É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

 

2. O Decreto n.º 2.208 de 17/04/97 que Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996  (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), expõe os parâmetros da Educação Profissional, definindo em seu Art 1º que:  

 

A educação profissional tem por objetivos: 
 

I. promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. 
 

II. proporcionar a formação de profissionais, aptos a exercerem atividades específicas no trabalho, com escolaridade correspondente aos níveis médio, superior e de pós-graduação;  
 

III. especializar, aperfeiçoar e atualizar o trabalhador em seus conhecimento tecnológicos; 


IV. qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores, com qualquer nível de escolaridade, visando a sua inserção e melhor desempenho no exercício do trabalho.

 

3. O Decreto n.º 5154 de 23 de julho de 2004, que diz em seu Art. 1º: A educação profissional, prevista no art. 39 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, 

 


 

1. Todos os cursos promovidos pelo SETEAD possuem amparo legal para serem oferecidos, além de seguirem rígidos padrões de qualidade, afim de que sejam capazes de proporcionar a melhor formação para o aprendiz, garantindo a excelência dos profissionais que forma e lança no Mercado.

 

2. Os Certificados emitidos pela SETEAD possuem validade e reconhecimento em todo território nacional.

 
 
 

Publico:

 

O Curso de Formação de Professor em Psicanálise Clínica é direcionado aos profissionais de diversas áreas de conhecimentos que desejem obter maiores aprendizados na área da Psicanálise, tais como: Psicólogos, Psiquiatra, Médicos, Psicopedagogo, Assistente Social, Filósofo, Profissionais do campo Jurídico, Teólogos, Educadores, Missionários, Líderes, Profissionais do Serviço de Saúde, e outros. Servindo igualmente para discentes que buscam novos desafios nesta brilhante carreira.

 

Justificação: Existe uma demanda enorme de pessoas que necessitam de Professores Psicanalista para orientá-las e mostrar perspectivas de solução de seus problemas emocionais e afetivos, dentre eles: a ansiedade, o amor e o ódio, do desejo e da lei, dos sofrimentos e do prazer, de nossos atos de fala, nossos sonhos e nossas fantasias, fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulso auto e heteroagressivos, angústias e crises diversas. Este profissional ajudará a sociedade para uma convivência mais humana, harmônica e feliz, objetivando uma melhor qualidade de vida!

 

 

Avaliar e Tratar Comportamentos Individuais, Grupal e Institucional. Selecionar casos, entrevistar pessoas, levantar dados relativos, examinar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente. Investigar pessoas, situações e problemas, escolher o objeto avaliativo, aplicar instrumento de avaliação, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, pareceres, laudos e perícias, responder a requisitos técnicos judiciais, devolver resultados (devolutiva). Proporcionar espaço para acolhimento de vivencias emocionais (setting), dar suporte emocional, tratar o consciente e inconsciente, harmonizar os vínculos paciente-terapeuta, interpretar e resolver conflitos e desentendimentos familiares e institucionais; promover a integração psíquica e o desenvolvimento das relações interpessoais, e da percepção interna; praticar a docência.

 

Orientação Individual, Grupal e Institucional - Sugerir propostas para desfecho de situações difíceis, transmitir conhecimentos da progressão do psiquismo humano, aconselhamento individual, grupal e familiar, orientar grupos profissionais ou específicos (pais,filhos, etc), assessoramento de instituições.

 

Acompanhamento Individual, Grupal e Institucional - Acompanhamento impactos de intervenções, do desenvolvimento e a evolução do caso; resultados de planejamentos, participação em audiências.

 

Educação Individual, Grupal e Institucional - Analisar caso em grupo, exibir estudos de caso, ministrar aulas, supervisionar profissionais de diversas áreas, realizar tarefas objetivando o progresso na competência e habilidades profissionais, formar psicanalistas, promover Cursos específicos de acordo com o público alvo, fazer manual educativo, favorecer mecanismos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, acompanhamento de resultados de recuperação da saúde psíquica e mental, treinamentos teórico, clínico e prático.

 

Desenvolver Indagações Experimentais, Teóricos e Clínicas  - Investigar o psiquismo humano, estudar o comportamento individual, e grupal e institucional, definir os problemas, objetivos e soluções, pesquisar bibliografias, determinar metodologia de ação, fixar modelos padrões de pesquisa, elaborar aparelhos de pesquisa, coletar, organizar, compilar e ler informações pertinentes; associar produtos no exame de casos.

 

Coordenar Equipes de Atividades de Áreas Similares e Afins – Projetar as atividades da equipe, programar atividades gerais, distribuir tarefas e trabalhar a dinâmica da equipe, monitorar atividades, preparar e coordenar reuniões, dirigir grupos de estudos, organizar eventos, dar juízo de valor em propostas e projetos, analisar e desenvolver ações

 

Participar de Trabalhos Visando Consenso e Promoção Profissional - Após conclusão do CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM PSICANÁLISE CLÍNICA , o formado pode participar de eventos como: seminários, simpósios, congressos, palestras, debates, entrevistas, reuniões científicas, etc..Publicar artigos, compêndios, ensaios de livros científicos, participar de comissões técnicas, conselhos de todas as esferas políticas e sociais, participar de evento junto aos veículos de comunicação, difundir práticas do psicanalista, propiciar subsídios às estratégias organizacionais, fornecer elementos à formação de políticas organizacionais, buscar reunir indivíduos de interesse comum.

 

Realizar Deveres Administrativos - Formalizar e redigir: pareceres, relatórios, agendamentos e todos os documentos oficiais; recepcionar pessoas, organizar prontuários, compor reuniões técnicas, levantar dados estatísticos, aquisição de material técnico e prestação de contas.

 

Demostrar Competências e Valores Profissionais - Praticar a Ética Profissional exigida pela profissão, excelência e competência, manter sigilo, tomar ciência sobre a legislação pertinente, usar de bom senso, acatar os limites de atuação, ter o papel de iniciação e de acesso à PROFESSOR PSICANALISTA CLÍNICO (é imprescindível ser psicoanalisado ou psicoterapeutizado), demonstrar continência (Acolhedor), mostrar interesse pelo ser humano, ser um ouvidor ativo (saber ouvir), manter-se atualizado, saber negociar situações adversas, respeitar valores étnicos, religiosos e espirituais dos clientes, demonstrar capacidade de observação e questionamento, defender a verdade, manter o setting, exibir autonomia de pensamento e espírito crítico, respeitar os limites do cliente e saber decidir diante de contexto crítico. Buscar melhoria contínua constantemente.

 

A duração do Curso de Professor em Psicanálise Clínica 

 

Em virtude da flexibilidade do tempo, o aluno estuda no seu ritmo e no momento em que lhe for mais apropriado, de acordo com sua velocidade de aprendizagem e de sua dedicação, compromisso e empenho pessoal Geralmente, nossos discentes concluem nossos cursos em média 12 (doze) meses.

 

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA , HISTORICO E CREDENCIAL DE PROFESSOR PSICANALISTA CLINICO , NA SUA RESIDENÇIA EM CARTA REGISTRADA PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE

 

 

 

PARCELADO NO BOLETO BANCARIO : 05X250,00 ( ENVIAREMOS OS BOLETOS VIA EMAIL )

 

OBS : O PARCELAMENTO PELO SITE EM PAGSEGURO SOMENTE CARTÃO

 

 

MATERIAL ENVIADO TUDO POR EMAIL , MATERIAL EM PDF , VIDEOS E SLIDES E MATERIAL DE APOIO.

 

 

FORMULÁRIO DO CANDIDATO DE PSICANALISE.doc (119,5 kB)

 

 

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM PSICANALISE CLINICA

MATERIAS : 80

CARGA HORÁRIA : 4000

VALOR : 900,00

 

 

1º MATÉRIA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

2º MATÉRIA A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

3º MATÉRIA A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS  1º  PARTE

4º MATÉRIA A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS 2º PARTE

5º MATÉRIA A PSIQUIATRIA

6º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA

7º MATÉRIA A TERAPIA FREUDIANA 1º PARTE

8º MATÉRIA A TERAPIA FREUDIANA 2º PARTE

9º MATÉRIA ACONSELHAMENTO DE DEPENDENTES

10º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA

11º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

12º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

13º MATÉRIA ANÁLISE LINGÜÍSTICA MORFOLOGIA

14º MATÉRIA AS SETE ESCOLAS DA PSICANALISE

15º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS

16º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

17º MATÉRIA DIDÁTICA

18º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

19º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

20º MATÉRIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

21º MATÉRIA EDUCAÇAO INCLUSIVA

22º MATÉRIA EDUCAÇÃO INFANTIL

23º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA

24º MATÉRIA ÉTICA PROFISSIONAL

25º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

26º MATERIA FUNDAMENTOS GERAIS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL

27º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

28º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

29º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

30º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR

31º MATÉRIA GESTAO ESCOLAR INTEGRADA

32º MATÉRIA HIPERATIVIDADE

33º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

34º MATÉRIA HISTORIA DO MOVIMENTO PSICANALITICO

35º MATÉRIA HISTORIA DO PSICODIAGNOSTICO

36º MATÉRIA INTRODUÇÃO A  PSICANALISE

37º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

38º MATÉRIA METAPSICOLOGIA FREUDIANA

39º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

40º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS

41º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

42º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

43º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

44º MATÉRIA NEUROSES E PSICOSES CONFLITOS

45º MATÉRIA O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE

46º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

47º MATÉRIA PEDAGOGIA

48º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

49º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUPERVISÃO ESCOLAR

50º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

51º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

52º MATÉRIA PSICANÁLISE  SOCIAL

53º MATÉRIA PSICANALISE EXISTENCIAL

54º MATÉRIA PSICANALISE FREUDIANA

55º MATÉRIA PSICANÁLISE INTUITIVA

56º MATÉRIA PSICANÁLISE QUÂNTICA

57º MATÉRIA PSICOLOGIA CLINICA

58º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APREENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO

59º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

60º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

61º MATERIA PSICOLOGIA GERAL

62º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

63º MATERIA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E AS DIFICULDADES APRENDIZAGEM

64º MATERIA PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA CRISTÃ

65º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

66º MATÉRIA SEXOLOGIA FORENCE

67º MATÉRIA SÍNDROME DOWN

68º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

69º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

70º MATÉRIA TEORIA DA PERSONALIDADE

71º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

72º MATÉRIA TEORIA DO ACONSELHAMENTO

73º MATÉRIA TEORIA E CLINICA PSICANALITICA DE SIGMUND FREUD

74º MATÉRIA TEORIA PSICANALITICA DE MELAINE KLEIN

75º MATÉRIA TEORIA PSICANALÍTICA FREUDIANA

76º MATERIA TEORIA PSICANALÍTICA

77º MATÉRIA TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

78º MATÉRIA TEOTERAPIA

79º MATÉRIA TERAPIA JUNGUIANA

80º MATÉRIA TERAPIA LACANIANA

 

 

 

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